O que é uma pessoa ambivalência?

Perguntado por: ualvim . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.3 / 5 8 votos

Ambivalência é um sentimento conflitante onde coexistem duas ideias de igual importância e intensidade a respeito de uma mesma coisa. É o sentimento de querer, e não querer, gostar e não gostar, ao mesmo tempo de alguma coisa.

A expressão refere- -se ao Estado em que a Democracia é associada e vinculada a direitos míni- mos, confeccionados pelo Poder Legislativo, realizados pelo Poder Executivo, sob análise contínua do Poder Judiciário, que se incumbe de dirimir conflitos de interesse das mais variadas matizes.

Embora ambiguidade e ambivalência sejam sentimentos presentes no mundo contemporâneo, primeiro eles são distintos, ambiguidade divide o ser em direções opostas, e ambivalência é a dualidade de valores, entre o bem e o mal, um maniqueísmo moderno.

Ambivalência é um sentimento conflitante onde coexistem duas ideias de igual importância e intensidade a respeito de uma mesma coisa. É o sentimento de querer, e não querer, gostar e não gostar, ao mesmo tempo de alguma coisa. Ela não é um traço de personalidade, ou o sintoma de alguma doença mental em especial.

1 ambiguidade, confusão, equívoco, dúvida, incerteza, hesitação, indecisão, indeterminação, irresolução, vacilação, insegurança, obscuridade, imprecisão.

A ambivalência é quando acontecem, ao mesmo tempo, dois sentimentos opostos, como, por exemplo: amor e ódio, felicidade e tristeza. Ao descobrir a gestação, independentemente, de ter sido planejada ou não, a mulher passará pela ambivalência.

Ambivalência afetiva: Sim, é possível sentir emoções opostas ao mesmo tempo. Raiva e felicidade, tristeza e alegria, medo e desejo…

Para ajudar pessoas com estilo de apego ambivalente a mudar suas reações, é importante praticar respostas consistentes, tranquilizando-as com sua presença, e ajudando-as a ficarem presentes no seu comportamento carinhoso com elas.

Na teorização psicanalítica em geral, esse termo indica a distorção dos elementos positivos que o ódio reprimido provoca num relacionamento. Na teorização winnicottiana, porém, o uso desse conceito diz respeito à ambivalência como uma "aquisição no desenvolvimento emocional" (Winnicott,1955c[1954]/2000, p. 356).

Existe a já mencionada "ambivalência dual" por ambas as partes que, às vezes, é fonte de conflitos que perturbam o crescimento físico e psicológico normal. O con- flito de gerações é uma realidade necessária para o desenvolvimento sadio, tanto dos filhos adolescentes como de seus pais.

Você já ouviu falar da palavra “ambivalência”? Ela não é muito conhecida, mas tem grande valor para a área da Psicanálise. Se formos olhar no dicionário, iremos descobrir que ela é usada para nomear a existência concomitante e conflitante de dois sentimentos com relação a uma pessoa ou coisa.

Sem precisão e sem certeza; em que há indecisão ou dúvida; incerto ou indefinido: sensação ambígua; gosto ambíguo. Desprovido de clareza em suas opiniões; sem firmeza ou convicção. Etimologia (origem da palavra ambíguo). A palavra do ambíguo deriva do latim "ambiguus,a,um", com dois sentidos.

Ambíguo é um adjetivo na língua portuguesa que define algo que tem ou pode ter mais do que um sentido. Alguma coisa que pode ter múltiplos significados. Na gramática da língua portuguesa, diz-se que uma palavra, vocábulo ou frase é ambígua quando apresenta um sentido que permite diferentes interpretações.

A ambiguidade existe quando acontece uma duplicidade de sentido nas frases ou palavras que compõem o texto. Se essa frase ou palavra for interpretada de maneira errada, pode causar confusão no entendimento final. Portanto, entende-se que a ambiguidade é o duplo sentido dentro da frase.

Uma pessoa altruísta é aquela que pensa nos outros antes de pensar em si. Para a pessoa altruísta, o próprio bem está condicionado ao bem do outro, age movida por um sentimento de responsabilidade e solidariedade com os problemas alheios.

Labilidade afetiva e incontinência afetiva
São formas de hiperestesia emocional, indicando exagero e inadequação da reatividade afetiva. Na labilidade afetiva, o indivíduo oscila de forma abrupta, rápida e inesperada de um estado afetivo para outro.

A ambivalência, estado existencial humano, imputa a total falta de conceitos preestabelecidos aos indivíduos, que seguem caminho inverso ao da categorização geral exercida pela razão, Vivenciamos uma sensação de cansaço, de exaustão, um sentimento de falta de sentido e finalidade da existência.

O contrário de emocional é: 1 duro, frio, seco, insensível, indiferente, desanimado, apático, desinteressado, inexpressivo, rígido, empedernido.

42 sinônimos de apaixonado para 6 sentidos da palavra apaixonado: 1 amorudo, amoriscado, amantético, gamado, louco, afeiçoado, atraído, fascinado, caído, enamorado, enfeitiçado. 2 entusiasmado, veemente, extasiado, impetuoso, ardoroso, impulsivo, arrebatado, excitado, exaltado, passional, inflamado, ardente.