O que é uma pergunta indutiva?

Perguntado por: icrespo5 . Última atualização: 16 de maio de 2023
4.6 / 5 10 votos

Perguntas indutivas são terminantemente proibidas em audiência, simplesmente, porque elas induzem a resposta. A pessoa que faz uma pergunta indutiva, na verdade, não está perguntando! Ela está afirmando e querendo apenas uma confirmação.

O que é uma questão objetiva? É considerada como questão objetiva aquela que oferece alternativas de respostas. Geralmente, o candidato deve escolher uma das opções, conforme o que for solicitado pelo enunciado da pergunta.

As perguntas abertas são aquelas que permitem qualquer tipo de resposta.

Não fazer perguntas abertas, pois pode prejudicar seu cliente. Saber ao certo o que você precisa saber com o depoimento daquela testemunha, para corroborar sua tese defensiva. Elaborar também perguntas objetivas, não dar margem para subjetividade. A depender da situação não fazer perguntas.

Já no Tribunal do Júri, embora a ordem de perguntas seja a mesma (1º o juiz; 2º a acusação; 3º a defesa), as perguntas da acusação e da defesa são direcionadas ao próprio réu.

“Fazer afirmação falsa, ou negar ou calar a verdade como testemunha, perito, contador, tradutor ou intérprete em processo judicial, ou administrativo, inquérito policial, ou em juízo arbitral”. Percebe-se que o elemento subjetivo do tipo é a intenção de prejudicar, causar dano à administração da justiça.

A regra, então, é a seguinte: quando um indivíduo for ouvido como testemunha em um processo penal, as partes (acusação e defesa), de forma direta, devem realizar as perguntas que entenderem pertinentes ao caso. Se as perguntas forem repetitivas, indutivas ou não tiverem relação com os fatos, o juiz as pode indeferir.

Em uma audiência, se a intenção é se referir ao magistrado de maneira solene, é correto tratá-lo por “Excelência” ou por “Meritíssimo juiz”.

Geralmente, o processo trabalhista é dividido em duas audiências: a inicial, usada para a tentativa de acordo; e a de instrução, quando são ouvidas as partes envolvidas e as testemunhas.

Selecionamos 7 tipos de perguntas para questionário, sendo elas divididas em 3 categorias:

  • Perguntas fechadas.
  • Perguntas abertas.
  • Perguntas tipo NPS.

Em outras palavras, trata-se de uma declaração que tem a forma de uma pergunta. Por exemplo, em "Você acha que eu nasci ontem?", não se pretende saber se o interlocutor acha que "sim" ou "não", mas enfatizar que o falante não é ingênuo (isto é, não "nasceu ontem").

Uma pergunta retórica é qualquer pergunta cujo intento do autor não seja obter informação. Geralmente, o autor sabe a resposta da pergunta e a utiliza para afirmar ou negar o que está sendo perguntado. Quando a pessoa que lançou a pergunta retórica a responde em seguida, chamamos a figura de estilo de hipófora.

Uma questão objetiva é aquela que fornece diferentes opções de resposta. Essas questões são comumente encontradas em avaliações, onde o candidato deve escolher uma das alternativas de acordo com as instruções apresentadas no enunciado da pergunta.

Como é a prova objetiva de um modo geral? Como já mencionamos, é comum que a prova objetiva seja a primeira etapa da maioria dos concursos públicos. Nela, os candidatos deverão responder questões formuladas pelas bancas organizadoras, que podem ficar entre 45 a 120 itens.

Uma questão subjetiva é aquela em que a resposta depende de pessoa para pessoa, conforme suas crenças, conhecimentos e convicções. Enquanto, uma questão objetiva é aquela direta, que permite a mesma resposta para todas as pessoas.