O que é uma pergunta ambígua?

Perguntado por: uflores5 . Última atualização: 18 de janeiro de 2023
4.5 / 5 8 votos

Diz-se que uma resposta é ambígua quando apresenta um sentido incerto, duvidoso ou equivocado. A ambiguidade é o estado ou qualidade do que é ambíguo, que também pode expressar indecisão, incerteza e indeterminação.

A ambiguidade é a característica de uma palavra, expressão ou frase que tem duplo sentido ou que gera dúvida quanto ao seu significado.

Ocorre quando há a duplicidade de sentido em palavras ou expressões do texto. Muitas vezes, certas orações não são constituídas com clareza. Acontece isto quando alguns termos apresentam entendimento ambíguo ou duvidoso.

Os relacionamentos ambíguos ocorrem quando os dados representados por uma tabela ou dimensão podem ser visualizados em mais de um contexto ou função ou podem ser associados de mais de uma maneira.

Na percepção de cada individuo sobre o sentimento, se modifica de acordo com as suas vivencias, logo, penso eu, que um sentimento pode se ter diferentes sentidos. Vou usar como exemplo, o mais famoso dos sentimentos — o amor. Que diferentes facetas esse sentimento possui.

A ambiguidade existe quando acontece uma duplicidade de sentido nas frases ou palavras que compõem o texto. Se essa frase ou palavra for interpretada de maneira errada, pode causar confusão no entendimento final. Portanto, entende-se que a ambiguidade é o duplo sentido dentro da frase.

Figuras ambíguas são estímulos visuais que podem ser interpretados pelo cérebro de duas ou mais formas diferentes sem que haja qualquer intervenção na imagem inicial.

A relação de CNAEs AMBIGUOS são considerados como PERMITIDOS E IMPEDITIVOS, pois dentro do CNAE existem atividades que são impeditivas e atividades que são permitidas a opção pelo Simples Nacional. Assim, a responsabilidade pela opção passa a ser exclusivamente do contribuinte.

Duplo sentido será usado sempre que a possibilidade de mais de uma interpretação for proposital. Algo produzido por quem criou a sentença, o enunciado. Por outro lado, a ambiguidade será usada sempre que a possibilidade de mais de uma interpretação for resultado de alguma construção linguística não intencional.

15 sinônimos de ambiguidade para 2 sentidos da palavra ambiguidade: Caráter do que é ambíguo: 1 incerteza, obscuridade, ambivalência, confusão, dúvida, equívoco, hesitação, imprecisão, indecisão, indeterminação, insegurança, irresolução, vacilação.

A versão IMBIGO não existe nos dicionários da língua portuguesa, apenas UMBIGO. Ei, pessoal! É muito comum ouvirmos das pessoas, principalmente de quem vive no interior, a palavra IMBIGO em vez de UMBIGO, aquela cicatriz que temos na barriga resultante do corte do cordão umbilical.

Uma Gramática Livre de Contexto é dita ser Gramática Ambígua, se existe uma cadeia que possua duas ou mais derivações ou duas ou mais árvores de derivação.

A sequência em quanto, escrita de forma separada, interroga ou averigua, principalmente, a quantidade e o preço de alguma coisa:

  1. Em quanto tempo?
  2. Em quantos dias?
  3. Ficou em quanto?

A expressão refere- -se ao Estado em que a Democracia é associada e vinculada a direitos míni- mos, confeccionados pelo Poder Legislativo, realizados pelo Poder Executivo, sob análise contínua do Poder Judiciário, que se incumbe de dirimir conflitos de interesse das mais variadas matizes.

Na linguística, a ambiguidade ou anfibologia ocorre quando um trecho, uma sentença ou uma expressão linguística apresentam mais de um entendimento possível, gerando problemas de interpretação no enunciado e dificuldades de comunicação.

Há alguns tipos mais recorrentes de ambiguidade, como aqueles envolvendo o uso de pronomes possessivos, sintaxe inadequada, formas nominais de verbos ou a conjunção “que”. A ambiguidade pode ser tanto um recurso estilístico quanto um desvio de linguagem, dependendo da intenção que se tem.

A psicanálise caracteriza a personalidade ambígua como um tipo peculiar de identidade ou de organização do ego, onde existem múltiplos núcleos que não se integram e que podem, por isso mesmo, coexistir e se alternar sem que isso implique, para o sujeito, confusão ou contradição.

Dizemos que uma linguagem é inerentemente ambígua quando todas as gramáticas que geram essa linguagem são ambíguas, é o caso de algumas linguagens livre de contexto que só podem ser geradas por gramáticas ambíguas.

A percepção pode ser controlada por fatores externos, mas a realidade não pode ser controlada por ninguém ou nada. A percepção está diretamente relacionada às atitudes, crenças e conhecimentos do indivíduo, enquanto a realidade existe por si mesma. No entanto, deve-se notar que nem todas as percepções estão erradas.

Para evitar que frases desse tipo se tornem ambíguas é importante evitar o uso do pronome seu ou sua. O mais indicado é usar dele ou dela, confira abaixo: “Fernanda pediu a César que pegasse o casaco dele/dela na sala”.