O que é uma pergunta aberta e fechada?

Perguntado por: lcorte . Última atualização: 22 de maio de 2023
4.9 / 5 7 votos

Perguntas fechadas são aquelas que são respondidas com um simples sim ou não. Já as perguntas abertas são aquelas em que a resposta demanda uma opinião ou explicação, tornando-se mais reveladoras!

As perguntas fechadas são aquelas que restringem a resposta a poucas opções, como “Sim” ou “Não”. Logo, a construção de perguntas fechadas em geral envolvem um fato, uma suposição ou escolhas.

– As perguntas abertas exigem que a pessoa pare, pense e reflita. Não são respostas fáceis; – As respostas são sentimentos, opiniões ou ideias pessoais sobre um assunto, e não fatos; – O controle da conversa é da pessoa que deve responder à pergunta, que inicia uma troca com a pessoa que perguntou.

As perguntas fechadas pedem aos respondentes que escolham entre um conjunto predefinido de opções de resposta. Normalmente, são respostas de uma só palavra, como "sim/não", "verdadeiro/falso" ou múltipla escolha.

A entrevista aberta é sobre um assunto específico que tem um roteiro sem padrão mais livre e qualitativo, uma conversa mais fluida e profunda. A entrevista fechada é mais objetiva e quantitativa, uma forma mais simples e padronizado de obter respostas mais precisas.

6- Perguntas de resposta aberta
As perguntas de respostas abertas têm natureza exploratória, já que permitem que o respondente dê sua opinião sem ser induzido com opções preestabelecidas. Se o seu objetivo é saber qual é a resposta de forma imediata, tenha em mente que esse tipo de pergunta é mais complexa de analisar.

As perguntas abertas incentivam os entrevistados a explicar suas respostas com suas próprias palavras, sem restrições. Quer esteja coletando insights sobre a experiência do cliente, do funcionário ou do produto, reunimos exemplos comuns de perguntas abertas para usar em suas pesquisas.

Por exemplo, em vez de perguntar “Posso ajudá-lo?” (pergunta fechada que provavelmente levará à resposta “Não”), você pode utilizar-se de uma pergunta aberta: “Vejo que você está escolhendo uma solução para a sua empresa. Que características deve ter a solução que você procura?”.

Se você deseja evitar perguntas fechadas, não comece perguntas com: você é/não é, você foi/não foi, você vai/não vai. Não use: “Algo mais?”. Essa é uma pergunta fechada e pode resultar em um simples “não” como resposta.

O que são perguntas abertas
As chamadas perguntas abertas são aquelas que, dentro do seu questionário, exigem uma resposta em formato de uma frase ou texto elaborado com as próprias palavras do respondente.

Para utilizar o novo recurso do aplicativo de mensagens, é preciso primeiramente acessar uma conversa. Em seguida, clique na opção "anexo", onde aparecerá a opção "enquete". Nela, é possível fazer uma pergunta com até 12 alternativas de resposta.

Uma pergunta aberta pode levar a respostas superficiais. De fato, o entrevistado pode ser tentado a não ter tempo para refletir e responder com a primeira resposta que lhe vier à mente. A fim de ter uma alta taxa de resposta, recomenda-se não incluir muitas perguntas abertas em um questionário.

Perguntas abertas para vendas são questionamentos que buscam respostas qualitativas. É uma estratégia que serve para centralizar a conversa em torno do potencial cliente, suas dores e em como a solução que seu time está vendendo poderá (ou não) ajudá-lo.

Por consequência, o questionário semiaberto apresenta um misto de questões abertas e fechadas.

E quais são as perguntas mais comuns?

  1. Por que você quer fazer parte dessa empresa? ...
  2. Você pode falar um pouco sobre você? ...
  3. Por que você quer este trabalho? ...
  4. Por que devemos contratar você? ...
  5. Quais são os seus pontos fracos? ...
  6. Onde você se vê daqui a cinco anos? ...
  7. Qual é a sua maior conquista profissional?

Neste caso, a pergunta seria mista: uma parte fechada e a outra aberta, requerendo do respondente a explicação de sua escolha. Elaboradas as perguntas, tanto o iniciante na pesquisa quanto o pesquisador experiente devem refletir sobre a pertinência das questões.

A entrevista aberta é utilizada quando o pesquisador deseja obter o maior número possível de informações sobre determinado tema, segundo a visão do entrevistado, e também para obter um maior detalhamento do assunto em questão.

Além dos diversos tipos de entrevistas, também é possível escolher o modelo mais adequado para cada situação. Os 3 modelos de entrevista principais são: estruturados, não estruturados e semiestruturados.