O que é uma peça minimalista?

Perguntado por: acardoso . Última atualização: 30 de maio de 2023
4.2 / 5 8 votos

Na moda, o minimalismo tem uma pegada voltada para a simplicidade, e até para o genderless, tanto no desenho quanto na utilidade das peças. Por isso, as formas são mais retas e as cores mais neutras, facilitando o uso de uma única peça de roupa em várias composições.

3 Estrutura A estrutura “limpa”, ou seja, sem molduras, adereços ou itens decorativos, é uma das características mais marcantes do estilo minimalista. Espaços fluidos, simples, com revestimentos e superfícies lisas e cores neutras devem conter apenas o que for essencial e funcional.

Basicamente, um logo minimalista deve reunir os seguintes elementos: Ser simples o suficiente para ser reconhecido, memorizado e reproduzido com facilidade; Ser plano, sem formas ou efeitos 3D, além de gradientes de cor; Usar só uma cor de preferência (duas no máximo);

O minimalismo baseia-se na ideia de reduzir os níveis de consumo e adquirir apenas o necessário para uma vida mais prática e feliz, indo na contramão dos movimentos que estimulam o consumismo desenfreado.

As cores do minimalismo
No estilo minimalista, a aposta certa é nas cores neutras. Dê preferência para o cinza, preto, branco e marrom e claro, todos os tons que os permeiam. Mas, se você quiser quebrar um pouco a monotonia, apostar nas cores mais vibrantes pode ser uma boa ideia.

Em questões de design, o estilo minimalista na moda se refere às cores mais clássicas e básicas, como o branco, o preto, o cinza, o azul-marinho e o marrom. As estampas são sempre simplistas e sutis, dando espaço para as listras, para os poás e até para o xadrez.

Ser uma pessoa minimalista significa viver com intencionalidade, foco e simplicidade. É um estilo de vida que valoriza as experiências, as relações e o bem-estar em detrimento do acúmulo de bens materiais e das distrações desnecessárias.

As principais características norteadoras desse estilo são a praticidade e a leveza. Em outras palavras, são peças que transmitem pouca informação, mas de uma forma bastante contemporânea e até moderna.

Melhora a economia pessoal: possuir menos coisas significa ter menos despesas e economizar mais. Aumenta a qualidade de vida: oferece mais liberdade, mais ordem e mais tempo para si mesmo. Reduz o estresse e a ansiedade: ter menos bens reduz o número de preocupações.

Como estilo de vida, o minimalismo pode ser aplicado às mais diversas áreas: na decoração da casa, no vestuário, na alimentação, nos equipamentos eletrônicos, no lazer, entre outras. Dessa forma, seus adeptos procuram viver com mais simplicidade e liberdade.

Simplicidade, objetividade e ausência de narrativa: essas são as características que norteiam a arte minimalista. Popularizado pelos artistas norte-americanos nos anos 60, esse movimento se espalhou pelo mundo e conquistou adeptos fora do universo da arte.

O minimalismo é um estilo de vida que busca ajudar você a colocar sua atenção naquilo que realmente importa. Dessa forma, você consome apenas o que precisa, gasta somente o necessário e vive de uma forma mais simples. Um dos motivos de porque ser minimalista ajuda as pessoas está em investir tempo no que vale a pena.

O que é arte minimalista? Nas artes plásticas, o minimalismo busca uma expressão da “verdade”, sem qualquer tipo de representação figurativa ou metafórica. As peças, portanto, deveriam se bastar em significado simplesmente pela sua existência física no mundo, as figurações são deixadas completamente de lado.

Leia também

  • Minimalismo Estético. O fenômeno se dá quando a busca pelo estilo é única e exclusiva pelo seu apelo visual leve e moderno. ...
  • Minimalista Mindfullness. Você é da galera da gratidão. ...
  • Minimalista por acidente. Você vive com o mínimo, porque gosta de economizar. ...
  • Minimalista ecológico.