O que é uma parotidite?
O que é: É uma doença viral aguda, também conhecida como papeira, causada pelo paramyxovirus. É caracterizada por febre e aumento de volume de uma ou mais glândulas salivares, geralmente a parótida e, às vezes, glândulas sublinguais ou submandibulares.
Qual remédio tomar para parotidite?
A recomendação médica no caso da parotidite é repouso e hidratação. Os sintomas costumam desaparecer sozinhos após 10 dias; por isso que não existe um tratamento especial; Em casos particulares, e com prévia avaliação médica, indica-se tratamento anti-inflamatório.
Como tratar inflamação na parótida?
Medicamentos como anti-inflamatórios e analgésicos costumam ser utilizados para controlar os sintomas e reduzir o edema. Em casos de infecção bacteriana, o uso de antibióticos deve ser aventado. Caso o problema seja provocado pela sialolitíase, pode ser necessário fazer a retirada do cálculo.
Quais vírus causam parotidite?
O que é: É uma doença viral aguda, também conhecida como papeira, causada pelo paramyxovirus.
Qual a diferença entre parotidite e caxumba?
A caxumba, também chamada de papeira ou parotidite, tem um período de incubação de duas ou três semanas. Seus primeiros sintomas são febre, calafrios, dores de cabeça, musculares e ao mastigar ou engolir, além de fraqueza.
Como a parotidite é transmitida?
A transmissão ocorre por via aérea, por meio da disseminação de gotículas, ou por contato direto com saliva de pessoas infectadas. Já a transmissão indireta é menos frequente, mas pode ocorrer pelo contato com objetos e/ou utensílios contaminados com secreção do nariz e/ou boca.
Como diagnosticar parotidite?
A parotidite geralmente é bilateral, mas pode ser unilateral, especialmente no início. Dor ao mastigar ou engolir, em especial líquidos ácidos como vinagre ou sucos cítricos, é o sintoma inicial. Em seguida, produz edema além da parótida, na frente e abaixo da orelha.
Quais os sintomas de câncer na parótida?
Os sintomas do câncer de parótida podem incluir um nódulo ou massa na região da parótida, dor, fraqueza facial, dificuldade para falar ou engolir e perda de peso inexplicável. Quanto mais precoce for o diagnóstico de câncer, melhor será o tratamento e o controle dessa condição.
Quem cuida da parótida?
qual a especialidade médica para tratar glandula parótida na face? Você pode procurar por um cirurgião bucomaxilofacial, especialidade da Odontologia.
O que fazer quando a glândula parótida inchada?
No caso de inchaço nas glândulas parótidas a recomendação é procurar um cirurgião de cabeça e pescoço. Somente após a realização de exames clínicos e laboratoriais o médico poderá fazer um diagnóstico do paciente e encaminhar para o tratamento adequado.
Como desentupir glândula parótida?
O tratamento tradicional das obstruções de ductos de glândulas salivares inclui massagens glandulares, uso de antibióticos, ligação ductal ou parotidectomia. Outro método descrito na literatura consiste em injeções de violeta genciana (metil-violeta 1%) a fim de dilatar o ducto e controlar a infecção.
Quais são os sintomas do câncer nas glândulas salivares?
Entenda o que são as glândulas salivares e outros possíveis sintomas ligados a um câncer
- Dor, perda sensorial ou dificuldade para abrir a boca (trismo);
- Aumento rápido do inchaço ou nódulo;
- Fraqueza do nervo facial (levando a perda de movimentos do mesmo lado da face);
- Aumento do linfonodo cervical.
Quais os tipos de parotidite?
A inflamação das glândulas pode ser unilateral ou bilateral e também pode seraguda, crônica ou recorrente.
Qual o exame de sangue que detecta caxumba?
O diagnóstico da caxumba é basicamente clínico, mas há exames de sangue que ajudam na identificação da presença de anticorpos contra o vírus da caxumba, que são realizados quando há necessidade de estabelecer um diagnóstico de certeza. São conhecidos como Anticorpos Anti Caxumba IgG e IgM.
O que não pode comer quando está com caxumba?
Comer alimentos leves e fáceis de mastigar (sopa, iogurte etc.) Evitar alimentos ácidos que possam causar mais dor nas glândulas salivares.
Qual o tempo de isolamento para quem está com caxumba?
A recomendação de isolamento social com afastamento das atividades habituais é de 5 dias após o início do edema da parótida. Outrossim, o vírus foi isolado na saliva 7 dias antes até 8 dias após o início da inflamação (1,3).