O que é uma parede portante?

Perguntado por: aramos . Última atualização: 16 de maio de 2023
4.4 / 5 4 votos

Por outro lado, a alvenaria estrutural, também chamada de alvenaria/parede portante, exige planejamento e profissionais qualificados. Isso acontece porque esse método de construção tem função estrutural em um projeto, e é indispensável para a sua estabilidade.

A alvenaria autoportante ou alvenaria estrutural é um método de construção que não precisa de sustentações, como vigas e pilares. Na alvenaria autoportante, as paredes são construídas com blocos estruturais, que sustentam o próprio peso.

Conheça os principais tipos de paredes e que tinta aplicar em cada uma

  • Alvenaria de vedação. As alvenarias de vedação são compostas por tijolos cerâmicos ou blocos de concreto comum. ...
  • Alvenaria estrutural. ...
  • Paredes Drywall. ...
  • Paredes wood frame. ...
  • Já escolhi minha parede! ...
  • Material de construção online é na C&C.

Também conhecida como alvenaria estrutural, a alvenaria autoportante é uma técnica de construção que, como o próprio nome sugere, se auto sustenta. Ao contrário de como é feito na alvenaria tradicional, projetos com alvenaria autoportante não necessitam de vigas e pilares para sua fundação.

A alvenaria de vedação é um sistema construtivo que tem a função de vedar as paredes. Ou seja, aqui, os blocos cerâmicos são utilizados somente para suportar o peso das paredes (o próprio peso) e de cargas como janelas e portas.

Como saber se a é parede estrutural? A parede estrutural (ou parede de suporte) é aquela parede de uma edificação que tem função estrutural. São paredes que trabalham de maneira conjunta com outros elementos estruturais para dar suporte à construção: arcos, abóbadas, vigas, lajes ou coberturas.

Especialistas em alvenaria estrutural não recomendam a construção de prédios com mais de 25 pavimentos.

Ao demolir algumas paredes após 1 ou 2 anos da construção ter sido realizada é que podem aparecer algumas trincas em paredes, ou lajes, que perderam algum apoio ao qual estavam acomodadas. Estas trincas são apenas os materiais empregados se movimentando e se adequando a nova “realidade” da edificação.

Por outro lado, a alvenaria estrutural, também chamada de alvenaria/parede portante, exige planejamento e profissionais qualificados. Isso acontece porque esse método de construção tem função estrutural em um projeto, e é indispensável para a sua estabilidade.

Que suporta o peso da estrutura; que se apoia nas extremidades, sem necessidade de asnas ou outras estruturas de apoio (ex.: estrutura autoportante, paredes autoportantes).

Paredes estruturais são basicamente paredes com função estrutural, ou seja, que sustentam a laje ou o telhado. Em um sistema de vigas e pilares, as paredes servem apenas para fechamento, por isso não são estruturais. Nesse caso, elas podem ser retiradas por completo, contanto que os pilares e vigas sejam mantidos.

Dessa forma, o uso do sistema drywall permite uma construção muito mais limpa em relação à execução de paredes convencionais, já que não demanda a utilização de argamassa ou outro material e gera menos entulho que a alvenaria convencional, sendo que os resíduos são recicláveis.

Uma parede falsa é uma estrutura construída à parte da planta da casa. A parede falsa pode ser provisória ou definitiva, conforme as necessidades dos moradores. Esse tipo de parede é utilizada, principalmente, para divisar ambientes, mas também é uma ótima alternativa para ocupar a TV em um studio, por exemplo.

O poliestireno expandido (EPS), o popular isopor, é um material muito leve, fácil de transportar e também isolante. O sistema construtivo com isopor utiliza painéis compostos por duas grelhas aramadas recheadas com chapas de isopor (EPS) para substituir as paredes de tijolos tradicionais.

Esse tipo de parede é composto por tijolos cerâmicos ou blocos de concreto comum. Essas paredes não possuem funções estruturais, sendo usadas principalmente para fazer a separação dos ambientes porque suportam apenas o seu peso próprio. Figura 1 – Alvenaria de vedação.

O que é alvenaria autoportante? A alvenaria autoportante é um tipo de construção com uma estrutura que sustenta o próprio peso, sem precisar recorrer às sustentações complementares. Pense em uma mesa ou cadeira, são móveis que sustentam o próprio peso sem o uso de bases de apoio, assim como na alvenaria autoportante.

Desvantagens da Alvenaria Estrutural

  • Arquitetura e design restringidos pelo tamanho e forma dos blocos estruturais.
  • Se sua edificação foi construída com alvenaria estrutural e deseja derrubar uma parede, solicite uma avaliação de um engenheiro. A estrutura pode cair se uma parede for retirada sem os devidos cuidados.

A alvenaria de vedação é projetada para resistir basicamente a seu próprio peso. Já a alvenaria estrutural vai além, devendo resistir a outras cargas e ações. Os dois sistemas, no entanto, podem utilizar blocos de concreto ou cerâmicos.

Pode, desde que a construção esteja submetida a alinhamento, que se comunique previamente ao vizinho, que se verifique se o muro suportará a sua construção e, a depender da situação, que se pague proporcionalmente o valor do muro e do chão ao vizinho.