O que é uma Pansinusopatia?

Perguntado por: lazambuja . Última atualização: 16 de maio de 2023
4.5 / 5 12 votos

A pansinusopatia é uma condição que afeta os seios paranasais da face, que são as cavidades nasais localizadas ao redor do nariz. A pansinusite é uma inflamação aguda ou crônica de todos os seios paranasais, enquanto a sinusite é a inflamação de um ou mais seios paranasais específicos.

Quando a cirurgia de sinusite é recomendada? O procedimento é indicado quando uma pessoa apresenta episódios de sinusite de modo constante. Os sintomas da doença podem ser aliviados, assim como os novos sintomas podem ser prevenidos com a ajuda dos medicamentos – que devem, claro, serem prescritos por um médico.

Apesar de sua raridade, as complicações intracranianas das sinusites sempre devem ser lembradas, principalmente nas sinusopatias de longa duração rebeldes ao tratamento. São, geralmente, pacientes portadores de pansinusite, queixando-se de cefaléia frontal importante, rinorréia purulenta, edema frontal e periorbitário.

No cérebro
O médico acrescenta que a tosse e o sangramento do nariz também sinalizam a sinusite. Rouquidão e tontura são indícios menos óbvios. Complicações da doença podem ainda afetar o globo ocular ou o cérebro. ;O tratamento é indispensável.

Sinusite, ou sinusopatia, é o nome que se damos à inflamação dos seios paranasais, também conhecidos como seios da face. A sinusite pode ser resultado de infecções virais, bacterianas ou fúngicas, alergias ou problemas do sistema imunológico, incluindo as doenças autoimunes.

A sinusite é uma inflamação da mucosa dos seios nasais. Também conhecida como sinusopatia, geralmente é causada por infecções (virais, bacterianas ou fúngicas), alergias ou alterações do sistema imunológico, incluindo as doenças autoimunes.

A cirurgia é feita por dentro do nariz (por via endoscópica nasal) por meio de fibra ótica com o auxílio de vídeo, não sendo realizado incisões externas. O objetivo principal da cirurgia é ampliar a drenagem dos seios paranasais para a cavidade nasal, sendo assim necessário ampliar seus óstios de drenagem.

O tratamento consiste basicamente na eliminação do fator causal, antibioticoterapia e utilização de descongestionantes nasais. Porém, algumas manobras podem ser associadas como a Manobra de Caldwell-Luc e a Cirurgia Endoscópica.

Quando a sinusite é grave? A sinusite pode ser considerada grave quando apresenta sintomas intensos e/ou prolongados, como dor facial ou de cabeça intensa, febre alta, inchaço ou vermelhidão ao redor dos olhos, secreção nasal espessa, persistente e amarelada ou purulenta, ou sintomas neurológicos.

Os seios paranasais são cavidades ou túneis pequenos. Eles são denominados paranasais porque estão localizados em torno ou próximos do nariz. A cavidade nasal se abre para uma rede de seios: Seios maxilares.

A sinusite pode afetar um ou mais seios da face – quando atinge vários, é chamada de pansinusite. Também pode acometer um ou os dois lados do rosto. Existem causas não infecciosas (às vezes ocorrendo juntamente com alergias) e causas infecciosas – decorrentes de vírus, bactérias e fungos.

O antibiótico de primeira linha é amoxicilina/clavulanato, com doxiciclina ou fluoroquinolonas respiratórias como alternativas.

Analgésicos e anti-inflamatórios para sinusite
Analgésicos com paracetamol e anti-inflamatórios como o ibuprofeno auxiliam a aliviar as dores de cabeça e de garganta, comuns durante as crises de sinusite.

(Câncer sinusal)
É geralmente carcinoma de células escamosas, mas também pode ser adenocarcinoma, e ocorre mais frequentemente no seios maxilares e etmoidais. Na maioria da vezes a causa não é conhecida, os sintomas se desenvolvem tarde e a sobrevida geralmente é baixa.

Sinusite pode virar meningite? Em casos raros, quando a doença não é tratada de forma correta, ela pode evoluir para meningite bacteriana, que é uma inflamação nas membranas que recobrem o sistema nervoso central (medula e cérebro).