O que é uma Pangastrite Enantematosa moderada?

Perguntado por: isalgado2 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.7 / 5 11 votos

O que é gastrite enantematosa? Também conhecida como pangastrite enantematosa, a gastrite enantematosa é uma inflamação que afeta a mucosa que recobre o estômago.

A pessoa com pangastrite deve evitar condimentos, como pimentas de um modo geral, molho inglês, picles, noz moscada, páprica, cravo da índia e mostarda, além de molho de tomate. Os alimentos devem ter consistência mais macia e em temperaturas não elevadas, para evitar a congestão da mucosa gástrica.

Na grande maioria das vezes, a gastrite mais frequente é a de antro que se localiza na parte final de saída onde os alimentos ficam por mais tempo. Basicamente, as gastrites são mais limitadas ao antro, mas pode existir a pangastrite. A doença é a mesma, os cuidados e a forma de tratamento são os mesmo.

Pangastrite é uma inflamação na parede do estômago que pode ser causada por uma infecção pela bactéria H. pylori, doenças autoimunes, consumo excessivo de álcool ou pelo uso frequente de medicamentos como aspirinas e outros remédios anti-inflamatórios ou corticoides.

A gastrite enantematosa tem cura e seu tratamento envolve o uso de medicamentos para controlar a acidez do estômago. Se durante o exame for detectada a presença da bactéria H. pylori no estômago do paciente, é necessário fazer o uso de medicamentos antibióticos para que as bactérias sejam eliminadas.

A duração do tratamento vai depender de qual a gravidade da inflamação e também de quais as causas da gastrite, mas normalmente em quase todos os casos a cura da doença é alcançada dentro de algumas semanas ou meses de tratamento.

“Também devem ser consumidos alimentos ricos em fibras, como pães integrais, torradas integrais, aveia, chia e granolas. Esses alimentos são indicados pelo fato de diminuírem a secreção do suco gástrico, reduzindo os sintomas da inflamação”, destaca.

A gastrite enantematosa atinge uma camada mais profunda da parede estomacal. Essa inflamação pode ser ocasionada por bactérias, alcoolismo, doenças autoimunes e também pelo uso excessivo de medicamentos. Os sintomas são iguais aos dos outros tipos de gastrite.

Em outras palavras, as proteínas e o cálcio do leite estimulam a secreção de ácido clorídrico no estômago, o que piora os sintomas. Mas o leite não deve ser abolido da alimentação de quem sofre de gastrite.

A resposta para essa pergunta é sim. O ovo pode ser incluído na dieta de quem tem gastrite, mas desde que seja cozido (ou mexido) e servido apenas com um pouco de sal. O uso de temperos (como pimentas e ervas), azeite ou manteiga - alimentos mais agressivos para o estômago - deve ser cortado nesse período.

Evitar todos os tipos de alimentos refinados, principalmente pães e massas. Frutas, legumes, verduras e fontes de gorduras boas, como azeite e oleaginosas, favorecem o funcionamento do trato gastrointestinal.

Gastrite causa emagrecimento? (
A gastrite não causa emagrecimento. O problema é que as pessoas passam a comer regularmente, e substâncias menos calóricas, mas não devem passar fome – pelo contrário, é para comer mais vezes, mas se alimentar corretamente. E por isso tem pessoas que emagrecem.

A gastrite pode ser crônica, aguda, atrófica, antral ou pangastrite. A gastrite aguda acontece de forma repentina e geralmente está associada ao uso de medicamentos anti-inflamatórios, antibióticos e corticoides ou infecções. Ela se manifesta com dores estomacais, azia e queimação.

Ela pode dar origem a uma inflamação mais intensa, com destruição do tecido do estômago, chamada de gastrite erosiva ou até evoluir com úlceras.

Preferir: Alimentos de fácil digestão. Carnes brancas e grelhadas, frutas como mamão, maçã, melão, banana. Alimentos com lactobacilos, suco verde, legumes e verduras. cozidos, caldo de feijão, batata amassada, arroz.

É recomendado fazer alimentações mais leves e de fácil digestão para não encher muito o estômago. Além disso, é importante comer a quantidade de proteína e de carboidrato adequada para conseguir fracionar as alimentações a fim de esvaziar o estômago e produzir menos ácido.

Os primeiros efeitos do omeprazol começam com cerca de 1 hora, mas a sua ação plena de inibição das células parietais e o aumento do pH estomacal só atingem o seu ponto máximo após 4 dias.

A Helicobacterpylori (H. Pylori) é uma bactéria que se aloja no estômago, podendo causar infecções, inflamações gástricas (gastrite), úlceras e até acelerar alguns tipos de câncer de estômago.

Como se pega Helicobacter pylori? A contaminação ocorre principalmente através do contato com água e alimentos contaminados e vômitos e fezes de pessoas contaminadas. As condições sanitárias precárias também podem facilitar a propagação da bactéria, sendo ainda mais comum em países subdesenvolvidos.