O que é uma Pangastrite?

Perguntado por: ubelchior . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.9 / 5 15 votos

Também conhecida como pangastrite enantematosa, a gastrite enantematosa é uma inflamação que afeta a mucosa que recobre o estômago.

Você sabe o que é pangastrite? Diferentemente de outras síndromes estomacais, a pangastrite atinge toda a parede do estômago e costuma promover dores e desconfortos intensos. Os sintomas mais comuns são azia, enjoo, refluxo, dor de cabeça e mal-estar.

A pangastrite enantematosa leve é uma inflamação de toda a mucosa do estômago que provoca sintomas como dor no estômago, sensação de queimação, náuseas e vômitos. Pode ser provocada pelo consumo excessivo de bebidas alcoólicas, medicamentos anti-inflamatórios como ibuprofeno, por infecção da bactéria H.

Tem cura ? Não, não é câncer. É uma inflamação da mucosa de todo o estômago, sendo que há tratamento disponível. Procure o seu médico e relate o problema, a fim de decidir em conjunto se a medicação deverá ser mantida ou modificada.

No caso da pangastrite, os sintomas tendem a ser mais agressivos, pois toda a mucosa é afetada. Assim, o paciente pode apresentar dor ou desconforto na parte superior do abdômen, náuseas, vômitos e sensação de infarto após as refeições. No entanto, em boa parte dos casos, não há a manifestação de qualquer sintoma.

Este necessita de cirurgia de fundoplicatura laparoscópica para a correção. Isso porque existe uma zona de alta pressão normalmente encontrada no esôfago e que não funciona corretamente e daí precisa recriar de novo essa zona de alta pressão com a fundoplicatura para impedir que o ácido suba ao esôfago.

Não existe um tempo determinado. Depende da intensidade da pangastrite, da adesão ao tratamento e dieta.

Os sintomas de pangastrite leve costumam surgir pouco tempo após as refeições e durar em torno de duas horas.

Basicamente, as gastrites são mais limitadas ao antro, mas pode existir a pangastrite. A doença é a mesma, os cuidados e a forma de tratamento são os mesmo.

Como aliviar a Gastrite?

  1. Passe longe de vícios. Fumar causa problemas de saúde, inclusive gastrite. ...
  2. Moderar no café O café exerce uma ação irritante se a mucosa do estômago estiver inflamada. ...
  3. Alimentação balanceada. ...
  4. Comer de três em três horas. ...
  5. Controlar o estresse e a ansiedade.

A infecção pela bactéria Helicobacter pylori (H. pylori) é a principal causa de gastrite crônica não erosiva. Essa bactéria afeta a parede do estômago e pode ser transmitida de pessoa para pessoa e através de alimentos ou água contaminados.

Gastrite é fator de risco para o desenvolvimento de câncer
A maioria dos diagnósticos de gastrite não tem relação com o desenvolvimento de tumores, exceto a gastrite atrófica, que ocorre quando os anticorpos atacam o revestimento do estômago. Essa doença é encontrada facilmente durante um exame endoscópico.

Assim como o leite, também acredita-se que tomar água ameniza a queimação, mas não existe nenhuma relação nisso. Há quem costume tomar muita água logo depois de comer para tentar evitar esses sintomas, mas, na verdade, esta atitude pode até piorar o quadro, prejudicando a digestão.

Em primeiro lugar, essas condições se diferem pela extensão da inflamação. Enquanto a pangastrite refere-se à inflamação de toda a mucosa do estômago, a gastrite pode ocorrer na parte inicial, final ou no meio do órgão. De modo geral, estamos falando da mesma doença que exige os mesmos cuidados e formas de tratamento.

A gastrite não compromete a camada muscular da mucosa, que é a camada mais profunda da mucosa, diferentemente das úlceras”, afirma a médica. Já a úlcera é a lesão que surge no revestimento do estômago e que é mais profunda que as erosões causadas pela gastrite.

A presença de gastrite não contraindica o levantamento de peso na academia. Porém, caso você também apresente doença do refluxo gastroesofágico, o levantamento de peso e outros exercícios que aumentam a pressão abdominal podem piorar seus sintomas.

Uma vez que a causa da gastrite sai de cena, seja ela qual for, a pessoa fica curada em no máximo três semanas. Esse é o prazo necessário para o estômago recuperar suas rugosidades naturais, destruídas pela agressão.

Continuar lendo