O que é uma oração independente?

Perguntado por: tveloso . Última atualização: 24 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 4 votos

As orações são classificadas como coordenadas quando são independentes entre si, ou seja, quando não precisam de outra oração para serem completamente compreensíveis. Mesmo que apareçam junto de outra oração, podem ser entendidas sem ela. Veja: Comi o almoço e descansei depois.

A oração se define como uma unidade sintática em que há verbos ou locuções verbais. Ela pode ser subdividida em: oração absoluta; oração coordenada; oração subordinada.

As orações coordenadas sindéticas alternativas estabelecem entre si uma ideia de alternância, de escolha, cujo conteúdo de uma exclui o conteúdo da outra. Exemplos: Ou você gosta, ou não gosta. Ora você quer dormir, ora quer brincar.

Orações coordenadas são independentes entre si, podendo ser entendidas mesmo quando aparecem isoladas no enunciado. Podem ser classificadas em sindéticas, ao serem introduzidas por conjunções, ou assindéticas, caso contrário.

Nas orações coordenadas, por exemplo, não há relação sintática entre elas e, por isso, são orações independentes. Já as orações subordinadas recebem esse nome pois uma está subordinada à outra. Desse modo, elas dependem umas das outras para ter sentido completo e, portanto, possuem uma relação sintática.

Orações independentes são aquelas que têm sentido, mesmo estando fora do texto. Exs: Fez a compra, pagou ao caixa, pediu a Nota Fiscal e sentiu a sensação do dever cumprido. Nesse exemplo, cada vírgula separa uma oração independente.

A oração é o enunciado que se organiza em torno de um verbo ou de uma locução verbal. Elas podem ou não ter sentido completo. Exemplos de oração: Acabamos, finalmente!

Os tipos são: oração coordenada sindética aditiva, adversativa, alternativa, explicativa e conclusiva.

Como você ora?

  • 1- Oração de ADORAÇÃO: Salmos 113.1-6.
  • 2- Oração de CONFISSÃO: Salmos 32.1-5.
  • 3- Oração de INTERCESSÃO: Salmos 20.1-4.
  • 4- Oração de PETIÇÃO: Salmos 54.1-4.
  • 5- Oração de AÇÃO de GRAÇAS: Sl 92.1-5.

O Catecismo da Igreja Católica, em seus números 2626 a 2649, nos explica as 5 formas da oração cristã:

  • A oração de bênção e adoração. ...
  • A oração de petição. ...
  • A oração de intercessão. ...
  • A oração de ação de graças. ...
  • A oração de louvor.

Conheça as 7 orações mais poderosas:

  • Pai Nosso. Pai nosso que estais nos céus, ...
  • Ave-Maria. Ave-Maria, ...
  • Oração do Credo. Creio em um só Deus, ...
  • Glória ao Pai. Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. ...
  • Salve Rainha. ...
  • Oração dos filhos. ...
  • Oração do Terço.

b) adversativas: são aquelas que se opõem àquilo que se declara na primeira oração. Elas são articuladas por meio de uma conjunção adversativa (porém, mas, todavia, contudo, no entanto, entretanto, não obstante). Eu queria ficar em casa, porém preciso ir ao banco.

A conclusiva, por sua vez, transmite a conclusão de uma ideia expressa na oração anterior. A oração coordenada sindética alternativa transmite ideia de alternância em relação à oração anterior.

Oração e frase distinguem-se pelo fato de que a oração nem sempre apresenta sentido completo e sempre apresenta verbo, enquanto a frase sempre apresenta sentido completo e nem sempre contém verbo. Exemplo de oração: Você está falando sério?

Por exemplo: “Socorro, eu preciso de ajuda!”. Nesta frase, temos uma oração: “Eu preciso de ajuda.” Ou seja, todas as vezes que tivermos um verbo dentro da frase, temos uma oração.

A oração independente sintaticamente, normalmente, tem sentido e constitui-se em um texto. Leia e perceba essa ideia na oração abaixo: O sol brilhou. Então, a oração “O sol brilhou” tem sentido próprio e, logo, é independente.

Trata-se de um ato religioso no qual o homem procura manter uma ligação com seres divinos através da súplica, da ação de graças, do louvor, da adoração, entre outros propósitos. A oração pode ser feita de forma individual ou em grupo, em um meio público ou privado.

Como fortalecer a oração pessoal? Descubra aqui

  1. #Inspire-se em Jesus. Os Evangelhos descrevem Jesus, frequentemente, tirando algum tempo sozinho para rezar. ...
  2. #Regularidade. ...
  3. #Encontre um lugar adequado. ...
  4. #Agradeça. ...
  5. #Reze o Pai Nosso. ...
  6. #Leia a Bíblia. ...
  7. #Participe de retiros.

6 orações contidas na Bíblia.

Quando não devemos usar a vírgula? A ordem canônica de uma frase em língua portuguesa é sujeito, verbo e complementos. Quando essa sequência é respeitada, não se coloca vírgula alguma. Então, resumidamente, não se separa por vírgula sujeito e predicado, nem verbo e complementos.