O que é uma oração de circunstância?

Perguntado por: ralves . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.4 / 5 5 votos

São orações que começam com as conjunções subordinativas consecutivas e sinalizam semanticamente uma circunstância de consequência em relação ao que está sendo expresso na oração principal.

Expressam uma circunstância de condição (real ou hipotética) em relação ao predicado da oração principal. São introduzidas pelas conjunções subordinativas se, caso e pelas locuções conjuntivas desde que, contanto que, salvo se, exceto se, a menos que, uma vez que (seguida de verbo no subjuntivo).

Adjunto adverbial de finalidade
Os adjuntos adverbiais de finalidade fornecem à oração a ideia de finalidade, tal como: a fim de, para, por. Exemplos de orações com adjunto adverbial de finalidade: Eu me esforcei para a prova. Estudei a fim de ser alguém na vida.

Conjunções Causais
São aquelas que indicam uma oração subordinada que denota causa: Porque, pois, porquanto, como (no sentido de porque), pois que, por isso que, á que, uma vez que, visto que, visto como, que. Exemplos: A casa incendiou porque esqueceram o gás ligado.

Tipos de orações subordinadas

  • Oração subordinada substantiva subjetiva. ...
  • Oração subordinada substantiva predicativa. ...
  • Oração subordinada substantiva completiva nominal. ...
  • Oração subordinada substantiva objetiva direta. ...
  • Oração subordinada substantiva objetiva indireta. ...
  • Oração subordinada substantiva apositiva.

RESUMINDO: Se a oração iniciada pela conjunção indicar a causa da oração anterior (ou se a oração principal for a consequência da subordinada), a conjunção é causal. Caso contrário, é uma explicativa.

A conjunção como com valor causal usa-se habitualmente com o modo indicativo. A oração causal introduzida pela conjunção como apresenta uma causa verdadeira e conhecida de todos, devendo ser colocada à cabeça da frase: (1) «Como o prazo de entrega do trabalho termina hoje, ficamos em casa.»

Uma causa exprime a origem, o motivo, a razão pela qual algo acontece. Então, a conjunção porque é causal nos contextos em que introduz o motivo pelo qual sucede a ação expressa na oração anterior. Por exemplo na frase seguinte: Ela sente-se feliz, porque está de férias.

Advérbio de modo
Acresce à lista a maior parte das palavras terminadas em -mente: alegremente, bondosamente, calmamente, discretamente, elegantemente. Exemplos: Faço assim. Fique à vontade.

A gramática apresenta apenas sete circunstâncias adverbiais: afirmação, negação, modo, tempo, lugar, dúvida e intensidade.

2. “Adjunto adverbial é o termo que exprime uma circunstância (de tempo, lugar, modo, etc.)

Significado de Circunstâncias
substantivo feminino plural O que caracteriza o estado atual das coisas; conjuntura, contexto: rendeu-se às circunstâncias. Ocasião específica: estava esperando que as circunstâncias melhorassem.

Explicação: "Quando" é circunstância de tempo.

Que, porque, como, pois, visto que, já que, uma vez que. As conjunções causais introduzem orações subordinadas que dão ideia de causa, por exemplo: Não fui à aula, porque choveu. Como fiquei doente, não pude ir à aula.

IMPORTANTE: A vírgula antes da conjunção “porque” causal é opcional. A vírgula antes da conjunção “porque” explicativa é obrigatória.

Essas conjunções podem ser classificadas em cinco tipos diferentes: aditivas, adversativas, alternativas, explicativas e conclusivas.

Ela pode ser subdividida em: oração absoluta; oração coordenada; oração subordinada. Quando absoluta, a oração sempre será de período simples. Quando coordenada ou subordinada, trata-se de período composto, isto é, há uma oração e, por isso, mais de um verbo ou locução verbal na estrutura sintática.