O que é uma oração conclusiva?

Perguntado por: emartins . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 8 votos

As orações coordenadas sindéticas conclusivas são aquelas que expressam conclusões. Os conectivos que coordenam as orações conclusivas são: logo, portanto, por fim, por conseguinte, pois, então, consequentemente, etc. Exemplos: São adolescentes, logo irão namorar.

As orações coordenadas sindéticas alternativas estabelecem entre si uma ideia de alternância, de escolha, cujo conteúdo de uma exclui o conteúdo da outra. Exemplos: Ou você gosta, ou não gosta. Ora você quer dormir, ora quer brincar.

Conjunções conclusivas
Logo, por isso, pois (quando vem depois do verbo), portanto, por conseguinte, assim. As conjunções conclusivas exprimem conclusão de pensamento, por exemplo: Chove bastante, portanto a colheita está garantida.

Conclusivas: logo, pois, portanto, por isso, por conseguinte, assim.

Conjunções conclusivas exprimem a conclusão de pensamento: logo, portanto, por isso, pois, por conseguinte, assim. Exemplos de conjunções conclusivas: Choveu bastante, portanto a colheita está garantida.

A proposta de intervenção é a conclusão do texto dissertativo-argumentativo no Enem, em que o candidato deve apresentar uma solução para o problema discutido ao longo do texto. Ela deve apresentar cinco elementos válidos. São eles: agente, ação, modo/meio, efeito/finalidade e detalhamento.

É ideal que, ao iniciar a conclusão, você insira um elemento conclusivo, como: em suma, em síntese, enfim, portanto, assim, dessa forma, dessa maneira, desse modo, logo, ou ainda expressões de encerramento de ideias, tais quais: levando em consideração tais aspectos; em virtude dos fatos mencionados; pela observação ...

As principais conjunções conclusivas são: porque, portanto, logo, por isso, pois (após o verbo), então, por conseguinte, consequentemente, de forma que, modo que, de sorte que, de maneira que, daí que, tanto (assim) que, assim, enfim, por fim, conseguintemente, donde, por onde, aí (em seu uso coloquial, por exemplo, "a ...

g) Orações subordinadas adverbiais finais: Expressam finalidade, objetivo ou fim. São introduzidas pelas locuções conjuntivas para que, a fim de que. Exemplo: Preparamos muita comida a fim de que todos possam se alimentar.

Conjunção Coordenativa Conclusiva
As conjunções coordenativas alternativas são responsáveis por fazer a união entre duas ou mais orações com a intenção de exprimir ideia de fechamento. Exemplos: por isso, por isto, logo, portanto, assim, por conseguinte, pois (posposta ao verbo), por consequência, etc.

A oração se define como uma unidade sintática em que há verbos ou locuções verbais. Ela pode ser subdividida em: oração absoluta; oração coordenada; oração subordinada.

Conjunção é a classe de palavras que une elementos ou orações em um mesmo enunciado, deixando o discurso mais fluido e estabelecendo relação de sentido entre esses elementos ou orações conectados. Observe: (i) Ele iria à praia. Estava chovendo.

Conjunções adversativas - expressam oposição. Conjunções alternativas - expressam alternância. Conjunções conclusivas - expressam conclusão.

Na ligação de ORAÇÕES COORDENADAS, se o POIS vier depois do verbo da oração coordenada sindética, ele será CONCLUSIVO e a oração, por sua vez, será uma oração coordenada sindética conclusiva. Esse POIS é equivalente a ENTÃO ou a PORTANTO. Ex.: João está chorando; está, POIS, triste.

São utilizadas conjunções coordenativas conclusivas ou locuções conjuncionais coordenativas conclusivas: logo, pois, portanto, assim, por isso, por consequência, por conseguinte, consequentemente, de modo que, desse modo, então etc. Exemplos: Não fiz os exames solicitados, portanto não devo retornar à consulta médica.

Resposta. as oraçoes coordenadas sindeticas explicativas, explicam as oraçoes e possuem conjuçoes como: porque, porquanto e pois (antes do verbo). Ja as conclusicas concluem a oraçao e possuem conjuncoes como: pois(depois do verbo), logo, portanto, então, por isso, por conseguinte, por isto.

Conjunções Concessivas
São as conjunções que indicam uma oração em que se admite um fato contrário à ação principal, mas incapaz de impedi-la: Embora, conquanto, ainda que, mesmo que, posto que, bem que, se bem que , apesar de que, nem que, que.

3) Em ambas as orações, pois é uma conjunção, porque une duas orações: no primeiro caso, por ter o significado de porque, é uma conjunção coordenativa explicativa; no segundo caso, tendo como sinônimas logo, portanto, por conseguinte, é uma conjunção coordenativa conclusiva.

Como fazer a conclusão de uma redação
Para iniciar uma conclusão, pode-se usar alguma conjunção conclusiva como: logo, portanto, assim, por isso, em vista disso, conseguinte, etc.