O que é uma opinião com ressalva?

Perguntado por: aconceicao . Última atualização: 19 de maio de 2023
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A opinião com ressalva no relatório de auditoria é uma opinião modificada, que refere-se a algum ponto de atenção em relação as demonstrações financeiras reportados. Para o auditor, algum aspecto relevante divulgado não está em conformidade com aspectos legais ou diverge da forma correta de apresentação da informação.

De acordo com Nunes (2009), a opinião do auditor com ressalva deve ser dada quando há distorções relevantes, mas não generalizadas nas Demonstrações Contábeis, devendo inserir, segundo os NBC TAs, as expressões “exceto por”, “exceto quando” ou “com exceção de pontos” para tratar de assuntos referentes aos ressalvados.

Esta Norma estabelece três tipos de opinião modificada, a saber, opinião com ressalva, opinião adversa e abstenção de opinião.

De acordo com a Instrução CVM nª 38/84, o Auditor Independente deve emitir parecer com ressalva (ou adverso) sempre que as demonstrações financeiras auditadas não estiverem em consonância com os princípios contábeis ou quando deixarem de revelar fatos que possam produzir reflexos significativos sobre as mesmas.

Pode ser dividido em tipos, sendo alguns deles: o parecer jurídico, o parecer técnico-científico e o parecer médico ou psicológico.

A diferença entre o parecer com ressalva e o parecer adverso é que no primeiro o auditor verifica que o efeito das divergências encontradas nas demonstrações contábeis não afeta todo o seu conteúdo, já no segundo o auditor verifica que as demonstrações contábeis Page 7 XIII Congresso Brasileiro de Custos – Belo ...

O auditor deve abster-se de expressar uma opinião quando não consegue obter evidência de auditoria apropriada e suficiente para fundamentar sua opinião e ele conclui que os possíveis efeitos de distorções não detectadas sobre as demonstrações contábeis, se houver, poderiam ser relevantes e generalizados.

O parecer adverso ou negativo é aquele em que o auditor declara expressamente que as demonstrações examinadas não refletem a posição que pretendiam demonstrar. Normalmente, um parecer adverso somente é emitido nos casos em que as ressalvas ou restrições são de tal monta que invalidam as demonstrações, no seu conjunto.

Além da opinião sem ressalva, existem três tipos de opinião modificada: opinião com ressalva, opinião adversa e abstenção de opinião.

De acordo com Almeida (2012) os principais tipos de relatório de auditoria independente são os seguintes: relatório sem ressalva; relatório com ressalva; relatório com opinião adversa; relatório com abstenção de opinião; relatório com parágrafo de ênfase; relatório com parágrafo de outros assuntos.

Uma opinião não modificada é expressa pelo auditor quando este conclui que as demonstrações contábeis são elaboradas, em todos os aspectos relevantes, de acordo com a estrutura de relatório financeiro aplicável.

De fato, no passado, o relatório de auditoria chamava-se coloquialmente como parecer de auditoria. Porém, atualmente, devemos nos referir ao parecer como relatório dos auditores independentes.

Quando o auditor expressa uma opinião com ressalva ou adversa, ele deve alterar a descrição de sua responsabilidade no relatório para especificar que ele acredita que a evidência de auditoria obtida é suficiente e apropriada para fundamentar sua opinião modificada.

8. O auditor deve expressar uma "Opinião adversa" quando, tendo obtido evidência de auditoria apropriada e suficiente, conclui que as distorções, individualmente ou em conjunto, são relevantes e generalizadas para as demonstrações contábeis.

Um parecer com opinião adversa é redigido pelo auditor em casos excepcionais. Esta opinião revela que o auditor adquiriu evidências para relatar que as informações financeiras reportadas pelo fundo não apresentam a correta situação financeira do mesmo.

O relatório de auditoria é um documento emitido após a realização de uma auditoria, seja ela interna ou externa. Nesse documento o auditor precisa divulgar os dados coletados, apontando irregularidades de processos, evidenciando pontos positivos e sugerindo planos de ação para a resolução de problemas encontrados.

O parecer dos auditores Independentes é o documento mediante o qual o auditor expressa sua opinião de forma clara e objetiva, sobre as demonstrações contábeis quanto ao adequado atendimento, ou não, a todos os aspectos relevantes.

Um parecer jurídico deve conter: título, quem solicitou, assunto, ementa, relatório, fundamentação, conclusão e notas de rodapé com referências. É importante, além de possuir conhecimento sobre o tema, ter uma linguagem clara e de fácil entendimento.

Como iniciar um Parecer Descritivo do Aluno

  1. “Percebe-se o progresso de… ...
  2. “Com base nos objetivos trabalhados no trimestre, foi possível observar que o aluno…”
  3. “Observando o desempenho da aluna…, foi constatado que neste trimestre…”
  4. “Com base nas avaliações realizadas, foi possível constatar que a aluna… identifica…”