O que e uma operação de fração?

Perguntado por: rfurtado . Última atualização: 16 de fevereiro de 2023
4 / 5 6 votos

Ela determina a divisão de partes iguais sendo que cada parte é uma fração do inteiro. Como exemplo podemos pensar numa pizza dividida em 8 partes iguais, sendo que cada fatia corresponde a 1/8 (um oitavo) de seu total. Se eu como 3 fatias, posso dizer que comi 3/8 (três oitavos) da pizza.

Uma fração é a representação de uma ou mais partes de algo que foi dividido em partes iguais. Uma fração representa uma divisão, em que o numerador equivale ao dividendo e o denominador equivale ao divisor. Uma fração é um número racional.

As Operações Aritméticas Fundamentais são: adição, subtração, multiplicação e divi- são, mas juntaremos a elas outras três: potenciação, radiciação e logaritmação. Podemos classificar as operações aritméticas em diretas e inversas.

Uma fração é considerada própria quando o numerador é menor que o denominador e imprópria quando o numerador é maior que o denominador.
...
Tipos de fração

  • fração própria;
  • fração imprópria;
  • fração aparente;
  • fração irredutível;
  • fração mista.

As frações são números que indicam uma divisão. Usamos esses números quando queremos mostrar que o todo foi repartido em partes iguais. Para escrever uma fração usamos um traço horizontal.

A adição e a subtração de frações são divididas em dois casos. O primeiro envolve apenas frações com denominadores iguais e o segundo envolve frações com denominadores diferentes. Os cálculos no primeiro caso são fáceis, bastando somar os numeradores e repetir o numerador no resultado.

Conhecemos como multiplicação a soma sucessiva de um número por ele mesmo. Para fazer a representação da multiplicação entre dois números, utilizamos o símbolo “×” ou o símbolo “·”. O resultado da multiplicação é conhecido como produto, e os números que serão multiplicados são chamados de fatores.

Uma fração é um número usado para representar parcelas de um valor inteiro que foi dividido em partes iguais, ou seja, se um objeto qualquer for dividido, o número que representará cada uma das partes obtidas nessa divisão será chamado de fração.

Objetivos de aprendizagem
Identificar, calcular e representar as frações unitárias mais usuais de quantidades discretas e contínuas.

Um dos primeiros contatos em sala de aula dos alunos com as frações deve ser o de contextualizar situações problema vivenciados por eles. Como exemplo, pede-se que os alunos representem situações como dividir uma 6 balas para 10 crianças, ou uma pizza cortada em 4 partes dividida em 3 crianças.

1º Parêntesis; 2º Expoentes; 3º Multiplicações e Divisões; (da esquerda para a direita) 4º Somas e Subtrações.

Significado de operação
Conjunto de meios que se combinam para obter-se um resultado. Matemática Combinação efetuada nos objetos matemáticos, segundo regras estabelecidas, e que admite um resultado matemático bem determinado.

As operações matemáticas básicas são adição, subtração, multiplicação e divisão e representam as relações de números diferentes entre si. As operações matemáticas básicas são adição, subtração, multiplicação e divisão.

Na matemática, as frações correspondem a uma representação das partes de um todo. Ela determina a divisão de partes iguais sendo que cada parte é uma fração do inteiro. Como exemplo podemos pensar numa pizza dividida em 8 partes iguais, sendo que cada fatia corresponde a 1/8 (um oitavo) de seu total.

Toda fração na forma de expressão matemática é representada de acordo com uma regra geral, seus termos recebem nomes: numerador e denominador. O numerador tem o objetivo de representar determinada parte do inteiro. O denominador representa a quantidade de partes que o inteiro foi dividido.

Para fazer a divisão entre frações, basta manter a primeira fração e multiplicá-la pelo inverso da segunda. Exemplo: a) Vamos dividir a fração 2/3 pela fração 5/6: b) Determine o quociente entre os números um centésimo e um milésimo.

1º passo: multiplicar os denominadores, formando o novo denominador. 2º passo: multiplicar o numerador da primeira pelo denominador da segunda e multiplicar o numerador da segunda pelo numerador da primeira. 3º passo: efetuar as operações indicadas entre os numeradores.