O que é uma onda mecânica exemplo?

Perguntado por: onovaes . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.4 / 5 10 votos

Ondas mecânicas: são as ondas que se propagam em meios materiais, como sólidos, líquidos e gasosos. Por exemplo: as ondas marítimas, ondas sonoras, ondas sísmicas. Essas ondas se propagam vibrando as partículas do ambiente.

As ondas mecânicas são todas aquelas que dependem de um meio para se propagar e surgem em consequência da deformação de um meio elástico. As ondas eletromagnéticas se propagam no vácuo e em alguns meios, surgem em consequência de cargas elétricas oscilantes.

Ondas mecânicas: são ondas que só se propagam em meios materiais, como ar e água. Alguns exemplos de ondas mecânicas são as ondas no mar e as ondas sonoras. Ondas eletromagnéticas: são ondas que se propagam em meios materiais ou não materiais, como o vácuo.

São exemplos de ondas: ondas do mar, ondas de rádio, som, luz, raio-x, micro-ondas dentre outras. A parte da Física que estuda as ondas e suas características é chamada de ondulatória.

São geradas por algum tipo de estímulo, que pode ou não ser periódico, isto é, pode ou não se repetir com regularidade. São exemplos de ondas: ondas eletromagnéticas (luz visível, radiação infravermelha, raios ultravioletas, ondas de rádio), som, vibrações e terremotos.

Tipo de ondas
Exemplos incluem as ondas sonoras e as ondas em uma corda vibrante. Ondas eletromagnéticas: são ondas que não requerem um meio material para se propagar e consistem em oscilações de campos elétricos e magnéticos. Exemplos incluem as ondas de rádio, as micro-ondas, a luz e os raios X.

São tipos de ondas eletromagnéticas: ondas de rádio, micro-ondas, infravermelho, luz visível, ultravioleta, raios x e radiação gama.

A luz é um tipo de onda eletromagnética visível, formada pela propagação em conjunto de um campo elétrico e um magnético. Como é característico da radiação eletromagnética, a luz pode propagar-se através de diversos meios e sofrer alterações de velocidade ao passar de um meio de propagação para outro.

O som é uma onda longitudinal, já que ele propaga-se na mesma direção da vibração responsável por produzi-lo. Além disso, o som é uma onda mecânica, pois só é capaz de propagar-se em meios físicos como ar, água, metal etc.

Ondas mecânicas são as ondas produzidas por uma perturbação num meio material, como, por exemplo, uma onda na água do mar, a vibração de uma corda de violão ou a voz de uma pessoa. vibrações que necessitam de um meio qualquer para poderem se propagar são chamadas ondas mecânicas.

A propagação das ondas mecânicas ocorre pela movimentação do meio em que elas se propagam, desse modo, com a passagem dessas ondas, as partículas do meio se movem em torno de uma posição de equilíbrio, para qual retornarão após a passagem da onda.

As ondas mecânicas transportam apenas energia e não matéria. Essa é a teoria aceita e seguida pela física e por todos. Você pode realizar o experimento abaixo para entender melhor o conceito.

As ondas estão presentes na luz que ilumina o dia; no funcionamento do telefone celular, da TV, do rádio, do forno de microondas, na conversa dos seus amigos, na música que você ouve... Elas estão presentes em praticamente todos os lugares.

O som é classificado como uma onda mecânica (precisa de um meio de propagação), longitudinal (possui a propagação paralela à vibração) e tridimensional (propaga-se em todas as dimensões).

São 7 os tipos de ondas eletromagnéticas: ondas de rádio, micro- ondas, infravermelho, luz visível, ultravioleta, raios x e raios gama. O que determina a sua classificação é a frequência e a oscilação com que as ondas são emitidas e também o seu comprimento.

Cada corda de um violão pode vibrar produzindo ondas estacionárias, tendo sempre um nó nas extremidades onde a corda está fixa. O modo de vibração com frequência mais baixa é chamado de modo fundamental ou primeiro harmônico.

Têm relação com a noção de reta, isto é, apenas uma dimensão. Ondas bidimensionais: como as ondas na superfície da água, propagam-se em duas direções, oscilando sobre um plano. Ondas tridimensionais: estão relacionadas com volume, isto é, propagam-se em três direções. Exemplo: luz e som.

As ondas de RF dos celulares são "uma forma de energia eletromagnética que está entre ondas de rádio FM e as microondas. E é uma forma de radiação não-ionizante", explica em seu site a Sociedade Americana Contra o Câncer (ACS, na sigla em inglês).

Classificação das ondas
Quanto à natureza, existem dois tipos: mecânicas e eletromagnéticas. São aquelas que precisam de um meio vibratório (partículas) para se propagar.