O que é uma nutrição Autotrófica?

Perguntado por: agois . Última atualização: 21 de maio de 2023
4.4 / 5 8 votos

A nutrição autotrófica (auto = próprio; trofo= alimento) é aquela em que o ser vivo produz seu próprio alimento, ou seja, ele é capaz de produzir moléculas orgânicas que lhe servem de alimento a partir de substâncias inorgânicas que ele retira do meio em que vive.

Na cadeia alimentar, os autótrofos apresentam características de seres produtores, enquanto os heterótrofos são chamados de consumidores ou decompositores, dependendo do papel que desempenham no ecossistema.

Organismos autotróficos são seres capazes de sintetizar a matéria orgânica necessária para a sua sobrevivência. Dois processos merecem destaque quando o assunto é nutrição autotrófica: a fotossíntese e a quimiossíntese.

A diferença entre um ser vivo autotrófico e um heterotrófico está no fato de que o primeiro é capaz de sintetizar seu alimento, enquanto o outro não. Os seres vivos podem ser agrupados a partir de diversas características, sendo a nutrição uma delas.

Seres Heterotróficos
Seres heterótrofos são os seres vivos que obtêm nutrientes e energia, consumindo outros seres vivos. Os heterotróficos aproveitam fontes de carbono que fazem parte de outros organismos. Nas cadeias alimentares atuam como consumidores, dependendo direta ou indiretamente dos seres autotróficos.

Os seres heterotróficos (do grego heteros, “outro”, e trophos, “alimentador”) são aqueles que não são capazes de produzir seu próprio alimento, necessitando de matéria orgânica já previamente produzida.

[ Biologia ] Organismo que não produz o seu próprio alimento e se alimenta de outros seres vivos.

A hipótese heterotrófica é a linha de pensamento mais aceita para explicar a origem da vida.

Os autótrofos produzem seu próprio alimento ou nutrientes por meio da fotossíntese ou então da quimiossíntese. Como exemplo de organismos autótrofos podemos citar as algas, plantas, cianobactérias e alguns protistas (Euglena).

ESSES ORGANISMOS SÃO TAMBÉM CHAMADOS DE HETERÓTROFOS. COMO POR EXEMPLO: OS CARAMUJOS, AS BACTÉRIAS E FUNGOS. ESSES SERES SÃO MUITO IMPORTANTES PARA MANTER O CICLO DA NATUREZA, POIS RECICLAM OS NUTRIENTES DOS ANIMAIS E DAS PLANTAS QUE JÁ MORRERAM.

seres autotróficos

No primeiro nível trófico estão os organismos produtores, aqueles que ocupam a base da cadeia alimentar e que iniciam todo o ciclo. Eles são seres autotróficos, ou seja, capazes de produzir o próprio alimento.

Bactérias autotróficas – Podem produzir seu próprio alimento através de fotossíntese (usando a luz solar, o dióxido de carbono e a água) ou da quimiossíntese (usando água, dióxido de carbono e produtos químicos como a amônia).

as plantas pois seres autotróficos são eres que são capazes de sintetizar seu próprio alimento.

Seres autótrofos são organismos capazes de produzir seu próprio alimento a partir de material inorgânico, como água, dióxido de carbono e sais minerais, utilizando a energia da luz solar ou de reações químicas. A palavra “autótrofo” vem dos termos gregos autos = próprio e trophos = alimentar.

As bactérias autotróficas classificam-se em quimiossintetizantes (retiram energia de compostos inorgânicos do ambiente) e fotossintetizantes (usam a energia da luz). Quanto à necessidade de gás oxigênio nos processos de obtenção de energia a partir de compostos orgânicos, as bactérias podem ser aeróbias ou anaeróbias.

Produtores são organismos autótrofos capazes de produzir matéria orgânica a partir de moléculas inorgânicas simples. Os organismos fotossintetizantes são autótrofos e os organismos quimiossintetizantes são considerados heterótrofos.

O termo ''bactérias heterotróficas'' inclui todas as bactérias que usam nutrientes orgânicos para o crescimento. Essas bactérias estão presentes em diversos tipos de ambientes, inclusive na água. Dentro dessa definição, está incluso o grupo dos coliformes (Escherichia, Klebsiella,Enterobacter, Citrobacter, Serratia).

Seres unicelulares também podem ser: Autótrofos: quando tem a capacidade de produzir seu próprio alimento, seja por fotossíntese ou quimiossíntese. Heterótrofos: quando precisam obter o alimento na natureza.

Os produtores são os seres vivos que fabricam o seu próprio alimento através da fotossíntese, ou seja, são seres autótrofos. Eles representam o primeiro nível trófico da cadeia alimentar e não precisam se alimentar de outros organismos. São exemplos de produtores as plantas e o fitoplâncton.

OS SERES DECOMPOSITORES
Existem, no ambiente, certos fungos e bactérias que se alimentam dos restos ou do cadáver dos seres produtores e consumidores. Esses fungos e bactérias realizam a decomposição dos seres mortos e são chamados de decompositores.