O que é uma narrativa literária?

Perguntado por: iescobar . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.6 / 5 14 votos

Uma narrativa é o ato de contar uma sucessão de fatos ligados entre si, geralmente com começo, meio e fim. Na literatura, vimos no blog que existem diversos formatos para criar uma história. São os gêneros literários, como crônica, conto e romance. Na escrita literária, a matéria-prima da narrativa é a linguagem.

Uma narrativa é um tipo de texto descritivo de histórias fictícias ou reais, com personagens inseridos em determinados tempo e espaço. São exemplos: conto, fábula, romance e novela.

Ele se apresenta desencadeando todos os acontecimentos, em que o leitor, com sua imaginação e lógica deve interpretá-los de forma a entender toda a trama e ação. Na narrativa literária usamos os recursos de expressão como a narração, a dissertação, a descrição, o diálogo e o monólogo.

A narrativa apresenta como elementos básicos de sua composição: o fato (o que será narrado); o tempo (podendo ser cronológico ou psicológico); o cenário (o local onde o fato se deu); o enredo (a sequência de eventos); e o foco narrativo (a perspectiva da narração, o ponto de vista do narrador).

Os tipos de narrador são o narrador personagem (em primeira pessoa), que participa da história; o narrador observador (em terceira pessoa), que apenas narra o que vê; e o narrador onisciente (também em terceira pessoa), que tem total conhecimento de personagens e fatos.

Alguns exemplos de textos literários são: peças teatrais, romances, crônicas, contos fábulas, poemas, etc. Uma das características distintivas dos textos literários é a sua função poética, onde é possível constatar ritmo e musicalidade, organização específica das palavras e um elevado nível de criatividade.

A estrutura básica de um texto narrativo é formada pela introdução, pelo desenvolvimento e pela conclusão, ou seja, ele tem começo, meio e fim. Ao longo de uma estrutura narrativa são apresentados os principais elementos da narração: espaço, tempo, personagem, enredo e narrador.

Elementos da narrativa

  • personagens;
  • narrador ou foco narrativo;
  • acontecimento;
  • tempo;
  • espaço;
  • modo;
  • causa;

O texto narrativo é aquele em que se conta uma história, seja ela real ou fictícia. Seus elementos básicos são espaço, tempo e personagem. Outra característica importante da narrativa é a presença de uma voz que conta a história: o narrador. O romance, o conto, a crônica e a fábula são exemplos de gêneros narrativos.

Os textos narrativos se caracterizam pela narração de acontecimentos. Os acontecimentos narrados podem ser verídicos ou fictícios e narrados em ordem cronológica ou psicológica. Como elementos narrativos, destacam-se: espaço, tempo, enredo, personagens, narrador, modo, motivo e resultado.

Como começar uma redação narrativa? Uma narração se inicia após a definição de quem será o personagem (ou personagens), em qual tempo e espaço acontecerá a história, quem será o narrador e qual será a trama da narração.

Elementos da Narrativa
A narrativa é uma sequência de fatos interligados que ocorrem ao longo de certo tempo e possui elementos básicos na sua composição: Fato — corresponde à ação que vai ser narrada (o que) Tempo — em que linha temporal aconteceu o fato (quando) Lugar — descrição de onde aconteceu o fato (onde)

Os Elementos da Narrativa são: enredo, narrador (que pode ser personagem, observador ou onisciente), personagens (protagonista e os demais), tempo e espaço. Com esses elementos, toda a ação, conflito e história são construídos.

O tempo narrativo é um dos elementos mais importantes na criação de um texto, principalmente, para um escritor independente. Ele se divide em três partes: Tempo Cronológico, Tempo Psicológico e Tempo Metafísico.

A estrutura da narrativa é dividida em: apresentação, desenvolvimento, clímax e desfecho.

8 principais elementos da narrativa

  • 1 – Enredo.
  • 2 – Tempo.
  • 3 – Espaço.
  • 4 – Ação.
  • 5 – Narrador.
  • 6 – Personagens.
  • 7 – Modo.
  • 8 – Causa.

Clímax: é o ponto da narrativa em que a ação atinge seu momento crítico, tornando o desfecho inevitável. Desfecho: é a solução do conflito produzido pelas ações dos personagens. Os personagens têm muita importância na construção de um texto narrativo, são elementos vitais.

A literatura pode ser narrativa, poética ou teatral. Os gêneros literários são três: narrativo ou épico, lírico e dramático.

Sendo por muito tempo dividido em três categorias: épico, lírico e dramático. Tal divisão foi proposta na Grécia antiga (384 - 322 a.C.) pelo filósofo grego Aristóteles. Atualmente, os estudiosos optam por classificá-los em: narrativo, dramático e lírico, visto que não se prioriza mais o gênero épico.

Características dos textos literários
Possui uma função estética, tendo como principal objetivo o entretenimento do leitor. Recorre à função poética e emotiva da linguagem, visando criar expressividade e despertar sentimentos e emoções no leitor.