O que é uma multa suspensa temporariamente?

Perguntado por: hsantos . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.9 / 5 2 votos

Multa suspensa quer dizer que sua cobrança não possui vinculação com as taxas do licenciamento anual do veículo, já que é no licenciamento, via de regra, que o órgão de trânsito recebe o débito gerado da multa imposta ao proprietário do veículo.

Existem diversas situações em que uma multa de trânsito pode ser suspensa, sendo a principal o recurso em análise ou deferido. Se o condutor não concordar com a multa, ele pode apresentar um recurso de defesa, alegando que não cometeu a infração ou que a multa foi aplicada de forma irregular.

O efeito suspensivo é um direito que o condutor tem de não pagar pela multa e não tem de lidar com outras punições enquanto seus recursos não se esgotarem. Por isso, é possível adiar a adição de pontos na CNH ou outros efeitos como a cassação do direito de dirigir e suspensão da carteira.

Note que o § 3º deste artigo do CTB diz que poderá ser concedido efeito suspensivo ao recurso que não for julgado no prazo de 30 dias, o quer dizer que a penalidade fica suspensa até a decisão definitiva do mesmo.

1º Passo — Acessar o site do Departamento Estadual de Trânsito do seu estado ou do órgão responsável em sua cidade e abrir a página referente a INFRAÇÕES e depois em ACOMPANHAMENTO DE RECURSO DE PENALIDADES.

Se você é motorista e sua CNH (Carteira Nacional de Habilitação) está cassada ou vencida, não é preciso se preocupar, pois basta apenas realizar um processo juntamente com o órgão responsável de trânsito ou uma empresa especializada, e efetivar sua regularização de cnh cassada e vencida.

E todas as multas de trânsito possuem esse efeito suspensivo? Não, apenas as infrações de trânsito que foram protocolados dentro do prazo estipulado na notificação, ou seja, tempestivos, que poderão ter esse efeito.

Significa que foi recebido um recurso e a decisão dada anteriormente não terá efeito até que ocorra o novo julgamento.

Qual o prazo para uma multa prescrever? O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) não estabelece oficialmente a prescrição de um prazo para a cobrança de infrações, porém, o artigo 33 da Resolução Contran nº 619/2016, determina que a multa de trânsito pode prescrever em cinco anos a partir da data de registro da infração.

O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) não prevê um prazo determinado para a prescrição de uma multa de trânsito, ainda que o Conselho Nacional de Trânsito (Contran), em sua Resolução n° 619/2016, estabeleça o prazo de 5 anos, para os 3 tipos de prescrições existentes.

O efeito suspensivo, resumidamente, é o que suspende a eficácia da sentença expressa. Isto significa que após proferida a sentença e intermédio recurso, será concedido a ele tal efeito. A decisão que foi recorrida não poderá surtir efeitos até que ocorra um novo julgamento.

Existem três formas: a primeira é recorrendo a uma defesa prévia num período de 15 a 30 dias antes da definição da multa. Caso não obtenha sucesso, deve-se entrar com um recurso em 1ª instância ao JARI. Em segunda instância, pode-se recorrer ao CETRAN (apenas se já tiver sido feita uma defesa preliminar ao JARI).

No entanto, todo processo de transferência necessita de um novo CRV para ser válido e, para isso, é preciso que seja apresentado um comprovante de quitação de débitos, atestando que o carro não possui dívidas vinculadas, incluindo multas. Sem o documento, a transferência não pode ser concluída.

3. Não pode renovar a habilitação. Outro problema para quem tem a multa em aberto é a impossibilidade de renovar sua carteira de motorista. Enquanto não quitar a dívida, você terá essa restrição relacionada à habilitação.

A notificação pode ser enviada por meio dos Correios ou por meios tecnológicos. Para saber se a CNH está suspensa, basta acessar o site do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) de seu estado, ir na opção “Consulta CNH” e fazer o login.

Para reincidentes na suspensão por pontos, o prazo é de 8 a 18 meses. Já para a reincidência em infração autossuspensiva, uma nova ocorrência em 12 meses aumenta o prazo para 8 a 18 meses. Muitas pessoas, e esse pode ser o seu caso, ficam com dúvidas quanto ao conceito de reincidência usado pelos órgãos de trânsito.

A suspensão da CNH pode ocorrer pelo número de pontos na carteira de habilitação ou nos casos em que o motorista comete infrações gravíssimas.

No caso das multas de trânsito, o Efeito Suspensivo é uma possibilidade jurídica para que o cidadão não sofra os efeitos da infração que está sendo recorrida, e assim não precisar pagar a multa, e os pontos não são computados em sua CNH até não esgotarem os Recursos que o cidadão tem direito.