O que é uma moto scooter?

Perguntado por: edias . Última atualização: 18 de janeiro de 2023
4.2 / 5 11 votos

Motoreta, motoneta, "moto", motinha, ou o estrangeirismo scooter, também conhecido pelas marca genéricas lambreta e vespa, é um veículo motorizado de duas rodas no qual o condutor condiciona suas pernas para a frente de seu tronco, sobre uma plataforma, em vez de para os lados, como ocorre nas motocicletas.

E uma das possibilidades mais utilizadas para quem busca fugir dos engarrafamentos são os scooters. Você sabe quais são as suas características? Muita gente pensa que scooters são motos. É verdade que ambas têm duas rodas e conseguem transitar entre os carros, mas cada uma tem suas peculiaridades.

Todos os veículos que se enquadram como motocicletas ou motonetas necessitam de CNH categoria A. Para os ciclomotores há uma autorização para condução de ciclomotor (AAC), mas quem possui CNH A também pode conduzir.

Diferentes. É um erro afirmar que scooters são mais fáceis de pilotar do que uma moto. A única facilidade é não precisar trocar marchas, mas a falta de embreagem e as rodas pequenas dificultam muito manobras em baixa velocidade.

Ideais para rodar nas grandes cidades sem gastar muito com gasolina, scooters partem de R$ 10.170 no Brasil; confira os preços. A Honda lançou nesta semana a nova geração da scooter PCX 2023, que recebeu novo motor de 160 cm³ e teve um reajuste considerável no preço.

Conheça 4 Scooters interessantes e baratas

  • 1 – Shineray JET50. Quem abre a nossa lista é um ciclomotor chinês. ...
  • 2 – Honda Elite 125. Honda Elite 125 (Foto: Divulgação/Honda) ...
  • 3 – Yamaha NMAX 160 UBS. Yamaha NMAX 160 UBS (Foto: Divulgação/Yamaha) ...
  • 4 – Voltz EV1 Sport. Voltz EV1 Sport (Foto: Divulgação/Voltz)

Ou seja, não possuem acessibilidade direta aos lotes lindeiros e sem travessia de pedestres. Portanto, as scooters elétricas devem circular somente nas vias de trânsito local, sempre obedecendo às regras de circulação dos demais veículos.

Então, a resposta é sim. As scooters elétricas podem rodar na rua, desde que tenham emplacamento (isso significa que é veículo autorizado a rodar) e o condutor esteja habilitado. Além disso, é preciso ter uma habilitação compatível para poder rodar.

Neste sentido, uma scooter elétrica, com bateria de lítio, possui vida útil de até 2 mil ciclos completos de carga. Por ela durar cerca de 60 km, podemos perceber que a sua duração total é de 120 mil km. Inclusive, ciclo completo é quando a sua carga vai de 0 a 100%.

É necessário ter habilitação para guiar uma scooter elétrica. Inclusive, existem duas categorias que esse tipo de condutor se encontra: categoria A ou a categoria ACC. Isso porque desde abril do ano passado, passou a vigorar o novo CTB (Código de Trânsito Brasileiro). Por isso, houveram algumas mudanças.

Legislação de trânsito
Portanto, nenhum veículo motorizado com duas ou 3 rodas, que não ultrapasse 50 cc, pode ser pilotado sem o documento. Além disso, é necessário que o veículo esteja emplacado e com a documentação em dia.

Para registrar o veículo ciclomotor, os proprietários deverão procurar o Detran-MS com os seguintes documentos: nota fiscal do veículo, documento de identificação e comprovante de residência do proprietário.

De acordo com o artigo 252 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), é proibido pilotar motos usando chinelo, sandálias que não ficam presas aos calcanhares e salto alto.

“Não existe nenhuma restrição na legislação e na regulamentação a respeito de calçados com salto “alto” para o condutor de veículo automotor.

Para dominar a scooter, é recomendável treinar em um lugar reservado, amplo e sem obstáculos, como um estacionamento fora de horário comercial. A scooter é mais fácil de pilotar porque não tem embreagem, ou seja, não exige o uso dos pés. Assim, é só frear e acelerar.

A velocidade máxima da scooter é de 65 km/h e a autonomia pode chegar a 70 km – segundo a marca, considerando uma velocidade constante de 45 km/h e um piloto de 75 kg.

Embora sejam mais econômicas que um carro, pois uma moto ou scooter roda, em média, 40 km/litro de gasolina, até mesmo os motociclistas estão sentindo no bolso a alta no preço dos combustíveis.

No topo da lista de scooters mais vendidas no Brasil em 2022 está a Honda PCX. Ao longo do primeiro semestre do ano, houve um total de 18.382 emplacamentos deste modelo.