O que é uma motivação pessoal?

Perguntado por: erocha . Última atualização: 2 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 5 votos

A motivação pessoal é um elemento que dá energia ao indivíduo para cumprir com suas tarefas, perseguir seus objetivos e transformar ideias em ação. Só por essa breve descrição, podemos notar que ela é essencial, não apenas para no âmbito profissional, mas para nossas vidas de maneira geral.

Aprenda 6 técnicas poderosas para aumentar a motivação

  1. Defina as suas metas.
  2. Acredite no seu potencial.
  3. Analise os seus hábitos.
  4. Comemore mesmo as pequenas vitórias.
  5. Aprenda com os erros.
  6. Comece hoje.

Para motivar pessoas é preciso, antes, ouvir suas opiniões e impressões. “O líder precisa ouvir sua equipe no que tange a dificuldades encontradas ou sugestões de melhorias e estar disposto a encontrar soluções. Isso deixa as pessoas mais seguras e mais livres para realizarem seu trabalho”, afirma o psicólogo.

Lembrar do que te faz feliz, daquilo que gosta, das pessoas que você ama e das que também te amam, das suas conquistas, momentos únicos e tantas outras coisas que te motivam são importantes em momentos difíceis e te darão força para seguir em frente!

As personalidades das pessoas podem variar de acordo com o tipo de motivação que é mais eficaz em inspirar a sua conduta.

  • Confira a seguir quais são os 6 tipos de motivação:
  • INCENTIVO. Uma forma de motivação que envolve recompensa, monetária ou não. ...
  • MEDO. ...
  • CONQUISTA. ...
  • CRESCIMENTO. ...
  • PODER. ...
  • SOCIAL.

Trata-se da junção de motivo + ação, ou seja, o motivo que nos leva a agir. Cada pessoa tem as suas próprias motivações, afinal, somos seres únicos, com nossos próprios desejos, sonhos e convicções. Mas e você, o que te motiva e te impulsiona a se dedicar a ir além? Já parou para pensar a respeito disso?

A motivação verdadeira nasce das necessidades intrínsecas onde encontram sua fonte de energia, nas necessidades e ações do ser humano. Assim também é nas organizações, a motivação verdadeira é a fisiológica, instintiva e psicológicas-emoções.

Em sua base, está justamente aquilo que é mais importante para o ser humano, que consiste no atendimento às suas exigências de saúde e de bem-estar. Através do modelo de pirâmide, Maslow propõe que a motivação humana vem da busca ao atendimento dessas necessidades.

A importância da motivação pessoal no cotidiano das pessoas
Além de ser uma forma de se inspirar a perseguir novas conquistas, a motivação pessoal pode ser um ótimo escudo para proteger a autoestima e os sentimentos pessoais do stress que a dura rotina diária acaba por causar.

Seja metas de venda, rotatividade, de gerar mais receita ou até desafios de horários, as pessoas querem um motivo maior para se sentirem desafiadas, o que leva à motivação. Aumento de salário, promoções e materiais também são considerados fatores básicos na motivação.

Fontes de motivação: motivos internos e instrumentais
Um estudo recente sugere que alguns tipos de motivos por vezes competem e são contraproducentes. Neste estudo categorizam em duas categorias os motivos que nos fazem realizar uma atividade: internos e instrumentais.

A resposta é simples: autoconhecimento. Conhecimento de si próprio, das suas características, qualidades, imperfeições e sentimentos serão perfeitos para você autoanalisar e manter-se vivo, a motivação anda junta com o autoconhecimento quanto mais se conhece maior é a chance de morar a motivação dentro de você.

Os três elementos-chave em nossa definição são intensidade, direção e persistência. Intensidade se refere a quanto esforço a pessoa despende. Este é o elemento a que mais nos referimos quando falamos de motivação.

Na Bíblia, Paulo ensinou que a motivação que o espírito de Deus promove é de extrema importância para vencer as lutas diárias. O apóstolo afirma, em Filipenses 2: 11-13, que “quando motivados pelo Espírito, nos sentimos cheios de força para fazer de tudo o que for preciso”.

10 formas de acabar com a ansiedade e o estresse em 2020

  1. Dopamina: coloque-se uma meta. A dopamina é um hormônio que dá a sensação de energia quando você consegue o que procurava ou almejava. ...
  2. Endorfina: faça um intervalo para se alongar. ...
  3. Oxitocina: tenha relações de confiança. ...
  4. Serotonina: conheça seu “mamífero” interior.

A Síndrome do Pensamento Acelerado é uma alteração, identificada por Augusto Cury, onde a mente fica repleta de pensamentos, estando completamente cheia durante todo o tempo em que a pessoa está acordada, o que dificulta a concentração, aumenta a ansiedade e desgasta a saúde física e mental.

A motivação leva as pessoas a agirem e a executarem determinada tarefa e a empenharem-se com dedicação, esforço e energia em tudo aquilo que fazem. A natureza e intensidade motivacional, varia de pessoa para pessoa, dependem ainda das motivações internas e externas ao indivíduo.

Motivação é um conceito utilizado na área de Recursos Humanos e em outras áreas do conhecimento, como a Psicologia. Define um conjunto de processos internos de um indivíduo que o capacitam e assim, estimulam a realizar determinadas tarefas ou alcançar as metas que almeja.

A motivação é algo bastante particular, pois esta se baseia nos motivos que levam os indivíduos a realizarem (ou não) determinadas ações. Enquanto o incentivo empodera o colaborador para realizar suas atividades, a motivação traz o significado que aquele colaborador tem sobre aquela tarefa.