O que é uma Metacidade e qual o nome da Metacidade do planeta?

Perguntado por: aoliveira . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 5 votos

No mundo, a maior megacidade é Tóquio, que também é considerada como metacidade, pois possui uma população superior a 30 milhões de habitantes. A área urbana dessa cidade extrapola boa parte dos seus limites municipais, estendendo-se para várias áreas de entorno.

À frente do Brasil no ranking estão China, Índia, Japão e Estados Unidos. De acordo a empresa, seis novas cidades devem ser adicionadas à lista até 2030 por conta de seu ritmo de crescimento, totalizando 39 megacidades - que representarão 15% do PIB global.

Megacidade é uma categoria dos estudos urbanos. As megacidades são áreas urbanas com mais de 10 milhões de habitantes.

A maior megacidade brasileira é a cidade de São Paulo, que reúne em sua região metropolitana uma população superior aos 20 milhões de habitantes, o que a torna a maior do país.

A formação das megacidades e sua proliferação pelo mundo acontecem com base em alguns fatores principais: a intensa urbanização das sociedades, sobretudo durante o século XX, e a acelerada metropolização, ou seja, a concentração das populações urbanas nas grandes metrópoles de seus países.

Megacidade, como o próprio nome sugere, nada mais é do que cidades que cresceram demasiadamente e que passaram a concentrar uma altíssima quantidade de habitantes. Em outras palavras, são enormes centros urbanos que possuem uma alta densidade demográfica — abrigando por volta de 10 milhões de pessoas.

O conceito de megacidade é similar ao de uma cidade global, visto que ambas são cidades que possuem mais de 10 milhões de habitantes e um crescente grau de urbanização e de desenvolvimento. A diferença apontada pela autora Saskia Sassen é referente a hierarquia de importância geopolítica das cidades.

Sem surpresa, Nova York fica no topo da lista das cidades mais influentes do mundo, sede das Nações Unidas e de Wall Street.

Lista

  • Tóquio tem uma população de 39 milhões (área urbana)
  • Jacarta tem uma população de 35 milhões (área urbana)
  • Xunquim tem uma população de 32 milhões (delitimação administrativa)
  • Déli tem uma população de 31,87 milhões (área urbana)
  • Seul tem uma população de 25,51 milhões (região metropolitana)

Essa megalópole envolve diferentes centros metropolitanos localizados na região Sudeste do Brasil. Possuindo área de 82.616 km² (o que corresponde à 0,97% do território brasileiro), a megalópole Rio-São Paulo é composta por cerca de 232 municípios de três estados distintos: São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.

São Paulo

O único município que possui mais de 10 milhões habitantes, ou seja, uma megacidade, localizado na América do Sul é São Paulo, que possui 12.325.232 habitantes dentro dos seus limites municipais.

São Paulo é a grande metrópole nacional ocupando, isoladamente, a posição de maior hierarquia urbana do país com uma rede de influência que concentra 49 milhões de habitantes em 2018 e mais de R$ 2 trilhões anuais de PIB, o que corresponde a 23,6% da população e 33,3% da renda total do país.

uma megacidade trata-se de uma cidade sede de uma aglomeração urbana que totalizada mais de dez milhões de habitantes e que possua um processo eficiente de urbanização. Por sua vez, uma cidade global trata-se de uma cidade considerada importante no sistema econômico global.

São dotadas de infraestrutura necessária para a realização de negócios nacionais e internacionais, aeroportos, bolsa de valores e sistemas de telecomunicações, além de uma ampla rede de hotéis, centros de convenções e eventos, museus e bancos.

Megacidade é o termo utilizado para se definir uma cidade que sedia uma aglomeração urbana com mais de dez milhões de habitantes e que esteja dotada de um rápido processo de urbanização. Cidades globais são cidades que possuem um razoável grau de influência em nível mundial.

Diferença entre Metrópole e Megalópole
Enquanto a metrópole é uma grande cidade, a megalópole é a aglomeração de várias metrópoles. E essa aglomeração ocorre a partir do fenômeno da conurbação.

Ao levar em consideração as cidades pequenas para uma soma total, o número de cidades no planeta é de aproximadamente 2,5 milhões.

Até existem cidades que são, ao mesmo tempo, classificadas como globais e megacidades. No entanto, registram-se megacidades que não são cidades globais, a exemplo de Lagos (Nigéria) e Daca (Bangladesh), e cidades globais que não são megacidades, como Zurique (Suíça) e Londres (Inglaterra).

A poluição do ar, da água e dos solos, as deficiências nos abastecimentos de água e de energia, o congestionamento do tráfego, os problemas de saúde ambiental, a exiguidade dos espaços verdes, a pobreza e a má nutrição, a segurança social e os problemas de segurança pública e social resultam em várias preocupações e ...

Correspondem assim, aos centros mundiais urbanos, culturais, financeiros, econômicos, políticos e industriais de maior desenvolvimento do mundo. Além disso, geralmente apresentam elevada densidade populacional e qualidade de vida, por exemplo, Nova Iorque, Londres, Paris e Tóquio.