O que é uma massinha branca que sai do couro cabeludo?

Perguntado por: anogueira6 . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.8 / 5 12 votos

Essas casquinhas (massinhas) são uma espécie de caspa no couro cabeludo, uma seborreia leve. Elas são mais comuns no inverno, em cabelos oleosos ou após alguma química feita. Também podem surgir após usar algum produto que o cabelo não adaptou bem.

A causa não é totalmente conhecida, e a inflamação pode ter origem genética ou ser desencadeada por agentes externos, como alergias, situações de fadiga ou estresse emocional, baixa temperatura, álcool, medicamentos e excesso de oleosidade. A presença do fungo Pityrosporum ovale também pode provocar a doença.

Para tratar a dermatite seborreica no couro cabeludo, passe primeiro um shampoo antifúngico, como o cetoconazol, para aliviar a coceira. Em seguida, para a limpeza, use um shampoo superleve especialmente formulado para couros cabeludos sensíveis.

A substância branca (substantia alba em Latim), matéria branca ou ainda massa branca se refere a um conjunto de células com funções de apoio, sustentação, isolamento elétrico ou nutrição dos neurônios e gânglios. Consiste principalmente de células gliais e axônios mielíticos.

A raspagem ou o corte do cabelo bem curto é uma opção para eliminar o fungo, mas a maioria dos pacientes, principalmente as mulheres, preferem o tratamento farmacológico. O esquema mais utilizado para tratar a piedra branca é: Xampu de cetoconazol 2%, três vezes por semana por dois meses.

Junte partes iguais de água filtrada e de vinagre de maçã, pode ser meio copo de cada; Passe a mistura no couro cabeludo com a ajuda de um algodão; Massageie delicadamente o couro cabeludo com as pontas dos dedos por alguns minutos; Deixe a misturinha agir de 20 a 30 minutos e lave a cabeça normalmente.

A piedra branca é uma enfermidade fúngica superficial causada pelo crescimento de Trichosporon spp. nos anexos dérmicos de seres humanos.

O tratamento clássico e mais efetivo para piedra branca é cortar o pelo da área acometida, sendo os antifúngicos tópicos comumente indicados devido a frequente recorrência do quadro. Quando o acometimento se dá em pelos que não sejam os do couro cabeludo, tal tratamento se torna viável e aceito por parte do paciente.

A micose do couro cabeludo (também conhecida como tínea capilar ou pitiríase) é uma infecção fúngica que causa coceira e descamação. O fungo existe normalmente no couro cabeludo e pode ser ativado por fatores como estresse, sudorese excessiva, alteração do pH do couro cabeludo, etc.

Alguns exemplos do surto do demodex são descamação, perda de cabelo, vermelhidão na pele, sensação de olho seco, pterígio, prurido, rosácea, escamas ao redor dos folículos pilosos, pele sensível, além de complicações em condições preexistentes como alopecia e agravamento de surtos de acne.

Para que serve o Cetoconazol Shampoo? O cetoconazol shampoo é indicado para tratamento da dermatite seborreica (seborreia) do couro cabeludo em adultos.

Na verdade, esse hábito não é muito recomendado, já que pode piorar o problema - não só por aumentar a descamação por conta do ressecamento como ainda por causar o efeito rebote da oleosidade, agravando a dermatite.

Falta de tratamento pode causar queda de cabelo
Além disso, os pacientes com dermatite seborreica também podem apresentar uma queda de cabelo difusa e crônica, quadro que recebe o nome de eflúvio telógeno.

“Não há cura definitiva no que se refere à nutrição, mas sabe-se que alimentos alergênicos, como leite, glúten, aditivos alimentares, trigo, soja, frutos do mar (camarão, ostra), ovos, amendoim, e carne de porco são responsáveis pelos sinais da dermatite atópica.

A dermatite seborreica não pode ser transmitida de uma pessoa a outra, não é contagiosa. Na verdade, é uma doença da pele que em alguns casos pode ficar muito visível e afetar consideravelmente a qualidade de vida de do paciente.

Enquanto a seborreia é uma inflamação dermatológica no couro cabeludo, a caspa é um dos seus sintomas. Ou seja, a caspa nada mais é do que uma manifestação da seborreia.

Couro cabeludo
Xampus antifúngicos: cetoconazol 2%, piritionato de zinco 2%, ciclopirox olamina 1% – podem ser usados diariamente ou em lavagens alternadas conforme a atividade da doença. Deve-se orientar o paciente a aplicar o produto no couro cabeludo, massagear, deixar agir por 3 a 5 minutos e enxaguar.

Farinha de arroz
É a principal substituta para a farinha de trigo em diversas receitas, como pães, massas, biscoitos e bolos. Quem não pode consumir glúten a elege como substituta ideal pelo preço acessível e por ser encontrada com facilidade. É vendida nas versões branca ou integral.

A substância branca não contém corpos de neurônios (pericário). A substância cinzenta é formada principalmente de corpos de neurônios (pericário), axônios amielinizados e células da glia. Os corpos celulares é a parte do neurônio que contém o núcleo e o citoplasma que envolve o mesmo.