O que é uma mancha preta entre os seios?

Perguntado por: lxavier2 . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.5 / 5 3 votos

Doença de pele que provoca manchas escuras nas áreas de dobras, como a parte de trás do pescoço, axilas ou debaixo das mamas, e é mais frequente em obesos ou em pacientes com doenças metabólicas, como o Diabetes Mellitus.

Mais de uma cor na mesma pinta ou tons de preto em pintas de outras cores podem ser sinais de melanoma, um dos tipos de câncer de pele. D de Diâmetro. Se as pintas tiverem mais que 5 mm, é importante a análise de um profissional de saúde. E de Evolução.

Doença de pele caracterizada por manchas escuras resultantes de uma hiperceratose (aumento da camada mais superficial da pele) e hiperpigmentação (lesões de cor cinza e engrossadas que dão aspecto verrucoso), podendo afetar pessoas saudáveis ou estar associada a outras doenças como diabetes, obesidade, doenças ...

Manchas roxas no corpo: alerta
Entre os sintomas de leucemia que mais chamam a atenção estão as manchas roxas no corpo, que devem ser investigadas quando surgem sem motivo aparente. Estas manchas são provocadas pela queda na produção das plaquetas, que são responsáveis pelo processo inicial da coagulação do sangue.

Hiperpigmentação localizada
Pessoas com um distúrbio chamado acantose nigricans desenvolvem pele escura e engrossada nas axilas, na nuca e nas dobras de pele. Acantose nigricans pode ser um sintoma de diabetes.

A dermatologista Meire Gonzaga, membro da SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia), explica que as manchas cancerígenas apresentam alguns padrões que podem ser observados no dia a dia. No geral, essas lesões costumam ser assimétricas, ter bordas irregulares, apresentar mais de uma cor e tendem a aumentar de tamanho.

Uma pinta que apresente alguma das características a seguir deve ser avaliada pelo médico dermatologista: A- assimetria (formato irregular); B- bordas irregulares (limites externos da lesão mal definidos, irregulares); C- cores variadas na mesma lesão (diferentes tonalidades); D – diâmetro maior que 6 milímetros”, ...

A de assimetria: “Se eu observar uma lesão, dividi-la mentalmente em quatro partes como se fosse uma pizza e perceber que cada parte é diferente uma da outra, é um sinal de alerta”, afirma a dra. Sheila.

Como as manchas se caracterizam? “Em geral se formam nos braços e pernas e causam muito prurido (coceira). No caso das dermatites em geral, aparecem no centro da face, ao redor do nariz ou na fronte e atrás das orelhas. Nesse segundo caso não há prurido”, explica Aribi.

Como acabar com as manchas escuras no rosto

  1. Utilize cremes antimanchas específicos para o rosto.
  2. Proteja-se do sol: o protetor solar é a melhor defesa contra manchas escuras na pele do rosto. ...
  3. Adapte a sua rotina de cuidado da pele para que esta passe a incluir produtos com ingredientes antimanchas.

Pintas com uma única cor costumam ser benignas, enquanto aquelas com duas ou mais cores ou que mudaram de cor devem ser investigadas por suspeita de malignidade. Pintas de tons escuros, variando entre preto e castanho, chamam mais atenção porque podem ser um sinal de melanoma.

A acantose nigricans é uma lesão de pele caracterizada por áreas escurecidas, espessas e de textura aveludada, que surge com mais frequência nas regiões de dobras ou vincos do corpo, tais como axilas, virilhas e pescoço.

Quais os tipos de manchas na pele? Conheça 5 tipos de manchas que você precisa ter atenção

  • 1) Melanose solar. Essas manchas são desencadeadas pelo excesso de exposição solar. ...
  • 2) Efélides. Também conhecidas como sardas, são manchas de características genéticas. ...
  • 3) Melasma. ...
  • 4) Cloasma. ...
  • 5) Hiperpigmentação pós-inflamatória.

A acantose nigricans pode ser diferenciada principalmente por manchas mais escuras, mas também há outras formas de identificá-la. A primeira é verificar a simetria da marca. Se não tiver bordas irregulares, é possível que seja AN.

Dores de cabeça frequentes, muitas vezes com vômitos. Alterações na visão ou mudanças repentinas de comportamento. Perda de apetite ou perda de peso não planejada. Aparecimento de pintas novas ou manchas na pele, que mudam de tamanho, forma ou cor.

A leucemia é uma doença silenciosa que pode atingir de crianças a idosos, por isso é necessário manter os exames em dia e buscar um especialista sempre que notar diferenças em seu organismo que apareceram sem nenhuma explicação, como fadiga, perda de peso, sangramentos fáceis e hematomas.