O que é uma mancha amarela no corpo?

Perguntado por: arosa8 . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.8 / 5 14 votos

Pele e olhos amarelados podem indicar doenças como hepatite, insuficiência hepática, pedra na vesícula, icterícia em recém-nascidos, câncer de pâncreas e talassemia. É importante ter atenção e buscar ajuda médica, para diagnosticar e tratar as causas do problema de saúde.

A mancha-aureolada da soja, também chamada de mancha-laranja, é uma anormalidade que vem sendo observada há cerca de 15 anos em muitas lavouras de soja no Brasil. Em decorrência de suas características iniciais pode ser facilmente confundida com a mancha-alvo, causada pelo fungo Corynespora cassiicola.

A icterícia é um dos problemas mais comuns nos recém-nascidos, sendo caracterizada pela coloração amarelada da pele, olhos e mucosa. Seu tratamento, se iniciado já nos primeiros sintomas, é eficaz.

Quando há a presença de manchas que mudam de cor, formato e tamanho, é necessário buscar auxílio médico para investigar se é um caso de melanoma, o tipo mais grave de câncer de pele. Em caso de suspeita de melanoma, o médico poderá solicitar uma biópsia.

A dermatologista Meire Gonzaga, membro da SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia), explica que as manchas cancerígenas apresentam alguns padrões que podem ser observados no dia a dia. No geral, essas lesões costumam ser assimétricas, ter bordas irregulares, apresentar mais de uma cor e tendem a aumentar de tamanho.

“As mais comuns são acantose (manchas escuras nas áreas de dobras que pode estar associado a doenças metabólicas como diabetes), micose (pano branco – manchas que descamam, geralmente no tronco), vitiligo e, menos frequentemente, o melanoma, um tipo mais agressivo de câncer de pele”.

Como sintomas, podemos citar desconfortos gastrointestinais, diarreia ou constipação, queda de cabelo, cansaço, falta de ar, pele amarelada, dificuldade de concentração, irritabilidade e surgimento de feridas na boca.

O que é Ferrugem na Pele
A ferrugem na pele é caracterizada por pequenas manchas escuras que surgem no rosto, pescoço, ombros, busto, braços e mãos. Aparecem normalmente em pessoas de pele clara e ruivas, que têm predisposição genética para desenvolvê-las.

Quais os tipos de manchas na pele? Conheça 5 tipos de manchas que você precisa ter atenção

  • 1) Melanose solar. Essas manchas são desencadeadas pelo excesso de exposição solar. ...
  • 2) Efélides. Também conhecidas como sardas, são manchas de características genéticas. ...
  • 3) Melasma. ...
  • 4) Cloasma. ...
  • 5) Hiperpigmentação pós-inflamatória.

As manchas se formam por conta de um desequilíbrio. Um dos fatores mais comuns é a exposição solar, mas elas também podem surgir por conta de irritações, inflamações, alterações hormonais e até a genética (como as sardas, por exemplo). Também há diferentes tipos e formações de manchas, como você já sabe.

“Os sintomas mais comuns do quadro de amarelão incluem diarreia crônica, anemia crônica – causando palidez que dá à pele uma coloração amarelada – indisposição e fraqueza. Também podem ocorrer sintomas respiratórios devido à fase pulmonar do ciclo de vida do parasita”, informa a infectologista Diana Ventura.

Sintomas do excesso de bilirrubina no sangue
Pele e olhos amarelados são o principal sinal de que pode haver grandes quantidades de bilirrubina no organismo. Entretanto, se você sentir cansaço excessivo, náuseas frequentes, vômitos, dor constante na barriga e a urina estiver escura, deve buscar ajuda médica.

Os principais sintomas do câncer de pele são:

  • Manchas pruriginosas (que coçam), descamativas ou que sangram;
  • Sinais ou pintas que mudam de tamanho, forma ou cor;
  • Feridas que não cicatrizam em 4 semanas.

Como as manchas se caracterizam? “Em geral se formam nos braços e pernas e causam muito prurido (coceira). No caso das dermatites em geral, aparecem no centro da face, ao redor do nariz ou na fronte e atrás das orelhas. Nesse segundo caso não há prurido”, explica Aribi.

O aparecimento de manchas escuras com textura aveludada também está vinculado ao transtorno. Essa alteração na pele é conhecida como acantose nigricans, doença dermatológica caracterizada por lesões de cor cinza e engrossadas.

Pintas com uma única cor costumam ser benignas, enquanto aquelas com duas ou mais cores ou que mudaram de cor devem ser investigadas por suspeita de malignidade. Pintas de tons escuros, variando entre preto e castanho, chamam mais atenção porque podem ser um sinal de melanoma.