O que é uma mãe narcisista?

Perguntado por: rbelchior . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.2 / 5 4 votos

Uma mãe narcisista sempre tem razão e, por não admitir culpa nem responsabilidade, atribui o erro ao outro. Assim, ela acaba se colocando sempre como dona da razão.

Pessoas altamente narcisistas odeiam ver os outros felizes. É porque eles mesmos são incapazes de sentir felicidade genuína. Eles usarão muitas ilusões e justificativas para explicar por que sua felicidade é, em muitas palavras, um ato de agressão contra eles.

Os filhos de mães narcisistas não são sujeitos com muita autonomia. Crescem num contexto familiar de agressividade, desamparo, manipulação e culpa pelas emoções dessas mães que se sentem em posse permanente desses filhos. É uma relação comprometida por atitudes perversas, frias e cruéis.

Os narcisistas fogem da gratidão por acreditarem que é um sinal de fraqueza. Isso significa que eles estão abrindo mão do controle sobre o outro no momento em que expressam uma gratidão. Ele acredita que ficará devendo algo a alguém por obrigação, se agradecer.

Estudo de 2.200 pessoas diz que apenas uma pergunta pode revelar o verdadeiro egomaníaco. Como você pode facilmente identificar um narcisista? A resposta é: basta perguntar a ele. Até agora, os psicólogos geralmente usaram um questionário com 40 itens chamados Narcissistic Personality Inventory.

O narcisista parece fazer tudo certo quando você chora: ele ouve e consola você, não tenta mudar seus pensamentos ou sentimentos, e está presente e sintonizado. E então, quando a poeira baixa, ele diz coisas como: “Acho que não devíamos mais ficar juntos.

A mãe narcisista é, portanto, a mulher que apresenta narcisimo materno patológico. O perfil se caracteriza por ter opinião elevada sobre si, exigir admiração constante e crer que outras pessoas são inferiores. Por isso, gera comportamentos abusivos que prejudicam a saúde mental dos jovens que convivem com ela.

Uma forma de evitar que o narcisista manipulador destrua a sua autoestima é dizer para que não compare você com ninguém. Você pode falar “entendo e respeito o seu ponto de vista, mas conheço as minhas qualidades, sei quem sou e não vou perder meu tempo com esse tipo de comparação. Não faça mais isso.”

Um narcisista detesta se sentir inferior aos outros.
Para irritá-lo, destaque as conquistas dos outros e crie uma comparação negativa com ele, a fim de mostrar que há gente melhor. Esse será um golpe e tanto no ego do narcisista.

O maior medo de um narcisista é a rejeição. Isso explicaria a conduta dele. Espero que ele tenha esse reality como um aprendizado para evoluir como pessoa, reveja suas atitudes para nunca mais atacar ou expor uma mulher.

O narcisista tem como objetivo humilhar e destruir o outro em prol da valorização do seu status pessoal ou social.

As características principais são:

  1. Culpam seus filhos por suas frustrações;
  2. Não valorizam os filhos e seus esforços;
  3. Criticam os filhos de maneira severa e impiedosa;
  4. Fazem chantagem emocional;
  5. Não aceitam ser contrariadas.

Se a sua mãe só te critica por coisas que você não pode mudar, ou se faz críticas exageradas sobre temas muito sensíveis, talvez ela seja tóxica. Por exemplo: Não respeita sua identidade de gênero ou orientação sexual. Faz pouco caso das suas vitórias.

Os narcisistas são capazes de amar e agir de maneira amorosa, mas isso tende a ser condicional, pois as demonstrações de amor dependem do que você pode dar a eles em troca. Para pessoas com transtorno de personalidade narcisista, os relacionamentos tendem a ser transacionais.

Causas do transtorno de personalidade narcisista
Fatores genéticos e ambientais podem contribuir para o desenvolvimento do transtorno de personalidade narcisista. Uma teoria sugere que os cuidadores podem ter agido com a criança de maneira que não a ajudou a desenvolver um senso do eu estável.

Uma equipe internacional de pesquisadores diz que os narcisistas tendem a se destacar em educação, trabalho e vida sentimental. Seu "elevado senso de autoestima", dizem, lhes garante uma grande autoconfiança.

Este tipo de mãe tóxica é a mãe que se caracteriza por querer saber tudo sobre os seus filhos, o que fazem, onde vão, quem são os seus amigos, etc. Além disso, controla os seus filhos a um nível tão alto que não deixa que eles tomem as suas próprias decisões nem escolham o que querem ou o que devem fazer.