O que é uma mãe chata?

Perguntado por: lmartins . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.5 / 5 11 votos

A mãe chata não mede esforços, fará tudo o que puder para educar um bom filho para o mundo. A mãe chata não está nem aí se vai ser chamada de chata, afinal alguém tem que fazer o trabalho sujo. Ela arregaça as mangas e vai à luta, ela olha para os detalhes e não deixa passar o que é importante.

A mãe narcísica ou narcisista costuma ser identificada como uma mãe tóxica, abusiva, aquela que não se responsabiliza por nada e não admite seus erros.

Como bloquear as relações tóxicas em família?

  1. ter empatia.
  2. respeitar a intimidade e o espaço de cada um na relação familiar.
  3. pensar sempre antes de opinar ou comentar, para evitar falar algo do que você pode se arrepender.
  4. ter paciência.
  5. evitar agir de forma impulsiva.
  6. ser assertivo.

Para contrabalançar os efeitos negativos de ter uma mãe tóxica, tente construir laços mais fortes com outros membros da família, a começar pelos mais próximos. Converse com eles sobre como se sente em relação à sua genitora. Pergunte se eles sentem o mesmo e como lidam com a situação.

Sentir-se incompetente perante a mãe narcisista: por ser responsável pelo bem-estar da própria mãe, a filha de mãe narcisista deve emanar uma aura de incompetência, inferioridade e inexperiência quando estiver ao lado dela, para que esta se sinta em paz e contente consigo mesma.

As mães narcisistas se tornam incapazes de estabelecer vínculos e de criar conexões nas relações. Se elas sentirem que não tiveram atenção e suporte tratarão seus filhos sem a menor empatia, contradizendo e rebaixando-os para se sentirem melhores.

Transtorno de personalidade narcisista
A pessoa com esse transtorno é muito egoica e autocentrada. Se pensarmos numa mãe com esse transtorno, ela não possui empatia com seus filhos, pelo contrário, eles são apenas objetos dela. Essa mãe quer que eles sejam iguais a ela ou aquilo que ela não conseguiu ser.

Deixe com humildade as dores deles com eles. Faça esse afastamento sem arrogância, sem julgamento, sem raiva... sem apontar o dedo em direção aos pais cobrando que eles deveriam ser diferentes... Com humildade, você reconhece que eles tem as questões deles, e os respeita por isso!

Uma mãe controladora sempre gera um apego inseguro. Um vínculo em que a criança não foi validada emocionalmente e no qual, muitas vezes, pode-se evidenciar comportamentos agressivos ou hostis. Essa é uma característica que geralmente marca uma clara diferença (em média) entre as filhas de mães controladoras.

3. Mãe absorvente e possessiva É a mãe que precisa passar o máximo de tempo possível com os seus filhos e também não lhes deixa espaço, mas não por medo de que aconteça alguma coisa, mas porque precisa estar com eles e absorver o tempo o quanto puder.

Uma mãe narcisista apresenta traços de egocentrismo e grandiosidade, acreditando ser superior aos demais e necessitando de atenção e bajulação — o que leva à negligência ou ao destrato dos filhos.

Abaixo estão algumas qualidades e atitudes de uma boa mãe que você pode usar como orientação em sua jornada para se tornar uma boa mãe:

  1. É Forte. ...
  2. Ama de forma incondicional. ...
  3. Ora pelos filhos. ...
  4. Abre a boca com sabedoria. ...
  5. Demonstra afeto e carinho. ...
  6. Ensina. ...
  7. Cria tempo de qualidade.

Mãe Coruja : na cultura popular diz respeito às mães que cuidam e se orgulham de seus filhos ( Monteiro Lobato, La Fontaine ); Símbolo clássico da Filosofia, pois tem a capacidade de se movimentar em 360º, olhar em todos os ângulos.

Uma mãe perfeccionista coloca antes de tudo a ordem. Os filhos devem estar arrumados, a casa limpa o trabalho em dia. Essa mulher sente dificuldade em relaxar, acaba se sobrecarregando e pode até adoecer. Mas ninguém é 100% em tudo.

“É normal não amar a própria mãe?”, você pergunta. A resposta, é claro, é um grande, rotundo “SIM!”. Se necessita de ajuda para registrar a perda da “mãe” no sentido afetivo da palavra, recomendo o meu curso online, “Como fazer o luto da mãe narcisista de forma orgânica”.

Tem várias possíveis razões. Estas são algumas das mais comuns: Ela pensa que está ajudando e não percebe que as críticas machucam. Ela está frustrada com algo da vida dela e desconta inconscientemente em você.

Diante de algum conflito, não estimule agressões, mas, sim, um diálogo saudável e respeitoso. Dessa forma, você evitará um clima negativo, e ambas podem se concentrar no problema real. Se a sua filha sentir que você reconhece a maturidade dela, ficará mais aberta a pensar sobre as escolhas dela e aceitar regras.

Além disso, os narcisistas também não gostam de serem piores do que alguma pessoa em algo. Uma vez que para ele, o único bom, merecedor de afeto e privilégios é ele.

O narcisista tem um ego ferido e o sofrimento que causam é uma projeção do sofrimento interior e das feridas que evitam. Seu maior medo é ser considerado louco, ou seja, fraco, e é por isso que eles sentem prazer em fazer os outros se sentirem assim.