O que é uma luz amarela no painel do HB20?

Perguntado por: sapolinario . Última atualização: 31 de maio de 2023
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Luzes de alerta do painel que se acendem nas cores amarelo ou laranja indicam uma falha moderada, que não impede o carro de continuar funcionando — mas que vai se agravar com o tempo. Assim, se uma luz dessas se acende, o motorista pode seguir até um local seguro e verificar a situação.

Sim. Andar com a luz da injeção eletrônica acesa pode ser arriscado, pois pode indicar um problema nesse sistema. O sistema de injeção eletrônica é responsável por controlar a mistura ar/combustível do motor, e uma falha no sistema pode afetar o desempenho e a eficiência do motor.

Bicos injetores ou TBI sujos são alguns dos motivos comuns que fazem com que a luz da injeção acesa se apague, mas volte a acender após um tempo. Problemas no catalisador ou sensor defeituoso também fazem com que a luz acenda e apague.

Esta luz, com o formato de um motor, indica de forma genérica a existência de um problema no sistema de injeção eletrónica. Este só pode ser diagnosticado corretamente numa oficina. Este sistema, que veio de forma massiva substituir o carburador, é responsável por alimentar, de forma otimizada, o motor do carro.

Sincronismo da Corrente de Distribuição do HB20 1.0 12v
As bobinas de ignição dos motores costumam dar muitos problemas comprometendo o restante do sistema de ignição, e quanto maior a temperatura do motor, mais eminente fica o problema.

Luzes vermelhas e laranjas: indicam que algo não está funcionando bem. Caso alguma luz vermelha acenda, a recomendação é chamar a assistência da seguradora imediatamente. Luzes amarelas: indicam uma advertência. Nesse caso, a recomendação é procurar um mecânico próximo da sua localização.

O signo da luz do óleo, mostrado com claridade avermelhada, possui mais de um sentido, variando de acordo com o momento e forma que é exibido.

Como dito anteriormente, as luzes amarela, laranjas e vermelhas geralmente indicam falhas no funcionamento do automóvel ou situações que comprometem a segurança dos passageiros. Além disso, luzes verdes, brancas ou azuis indicam o acionamento e utilização de mecanismos dos carros como faróis.

O serviço de inspeção e limpeza de injeção custa entre R$ 100 e R$ 190, dependendo do tipo de equipamento utilizado para a retirada das impurezas do bico (descarbonização ou ultrassom, que é mais caro).

Isso não significa que há algum problema, mas sim que a verificação padrão do sistema está sendo feita. Se, após isso, a luz da injeção eletrônica acender e apagar significa que foi registrado algum problema no sistema de injeção eletrônica. Às vezes, pode ser até mesmo o combustível adulterado, como já falamos.

Mas se a luz da injeção acende no painel logo depois do abastecimento do tanque do carro, pode ser indicativo de combustível adulterado. A melhor opção é eliminar esse combustível e depois reabastecer o carro em um posto de extrema confiança.

luzes vermelhas: indicam problemas graves que devem ser verificados imediatamente. É o caso da luz do óleo, por exemplo. Caso alguma dessas lâmpadas se acenda, você deve desligar o carro imediatamente e chamar um guincho. Insistir poderá levar até mesmo à perda do motor.

O motivo também é simples: o combustível. No caso de gasolina ou álcool adulterados, é exatamente o combustível que leva sujeira ao bico injetor, o que causa entupimento. Por isso, é necessária a "limpeza". Logo, se o combustível for sempre de boa procedência, ele mesmo limpa os bicos.

Uma das luzes de alerta do painel, quando se acende, ilumina a imagem de um pequeno motor e significa problema na injeção de combustível. Ela é amarela, o que significa que não há urgência, mas o carro tem que ser levado à oficina para verificação.

Se essa luz acender, a primeira coisa a se fazer é desligar o carro e religá-lo. Dessa forma, se a luz permanecer acesa, você já descarta uma falha no sistema de verificação da lâmpada.

Nesse caso, pode indicar que há um problema grave na lubrificação do motor. Pode ser um problema na bomba de óleo. Pode ter aumentado a folga entre componentes. Pode ter borra de óleo acumulada no fundo do cárter.

Os ruídos e a trepidação do sistema de freio e do pedal, respectivamente, são alvos recorrentes de reclamações dos proprietários do HB20.

Os principais problemas mecânicos do HB20

  • Suspensão traseira ruim. Problema: A suspensão traseira é campeã de reclamações sobre o HB20. ...
  • Defeito no sensor de combustível. ...
  • Bobina de ignição defeituosa. ...
  • Falha no ar-condicionado. ...
  • Motor falhando e com dificuldade de dar partida. ...
  • Pintura frágil.