O que é uma luxação no osso?

Perguntado por: ealves . Última atualização: 18 de janeiro de 2023
4.8 / 5 6 votos

A luxação se refere à perda da congruência articular entre dois ossos. Em outras palavras, a articulação perde sua anatomia habitual porque um dos ossos se desarticula do outro movendo-se em outra direção. Os termos populares mais comuns para esta lesão são que a articulação “deslocou” ou “saiu do lugar”.

No entanto, até que o atendimento médico ocorra, é importante ter alguns cuidados, como:

  1. Não forçar o membro afetado. ...
  2. Imobilizar o membro afetado. ...
  3. Elevar o membro. ...
  4. Aplicar compressas frias. ...
  5. Não tentar colocar a articulação no lugar. ...
  6. Lavar o membro afetado. ...
  7. Não movimentar a pessoa com luxação.

Luxação é o deslocamento repentino, parcial ou completo, das extremidades dos ossos que compõem uma articulação. Isso quer dizer que um osso se separa do outro e desaparecem os pontos de contato entre eles, o que pode provocar lesões nas estruturas próximas (ligamentos, vasos sanguíneos, etc.).

Se o paciente apresentar dor de forte intensidade, inchaço importante, incapacidade de deambular ou mover a articulação, alterações de sensibilidade ou motricidade é importante procurar atendimento médico.

Luxação: perda da congruência articular
Enquanto as quebras podem acontecer no começo, final de um osso, em uma articulação ou em algum outro lugar, as luxações podem ocorrer apenas nas articulações. Uma luxação é uma lesão que faz com que as extremidades dos seus ossos não se posicionem dentro de uma articulação.

Se a luxação é grave ou não é tratada a tempo, pode haver problemas permanentes, como dor persistente ou a morte celular de partes do osso ao redor da articulação.

Existem dois tipos de luxações: a completa e a incompleta. A completa ocorre quando os ossos que constituem uma articulação se desunem por completo e a incompleta ou subluxação, quando o deslocamento dos ossos ocorre de forma reduzida.

A luxação é tratada por meio da recolocação da articulação em sua posição correta. Isso pode ser bastante doloroso e deve somente ser feito por um médico ortopedista, que saberá indicar o melhor método e inclusive se deve ser feito com anestesia.

A torção, ou entorse, é a perda parcial da congruência articular. E a luxação é perda completa da congruência articular, seja ela de forma repentina ou duradoura”, resume o ortopedista Vinícius Magno.

No caso da luxação, o ideal é ir diretamente a um hospital ou pronto-socorro. O tratamento inicial consiste em manter o local mobilizado, pois a movimentação pode causar danos ainda maiores. Além disso, indica-se a aplicação de gelo para diminuir as dores e inchaços.

Muitas vezes as luxações podem ser mais graves que as fraturas, necessitando de intervenção imediata do ortopedista com tratamento cirúrgico”. – Contusão é o mecanismo do impacto. Uma pancada. “Um trauma direto no qual não ocorre lesão da pele nem fraturas.

Geralmente são tiradas radiografias para confirmar o diagnóstico e detectar qualquer fratura que possa ter ocorrido ao mesmo tempo no momento da luxação.

Como ocorre o diagnóstico de luxação no ombro?

  1. Dor aguda no ombro;
  2. Hematomas;
  3. Perda da capacidade funcional do ombro;
  4. Fraqueza;
  5. Dormência no membro afetado;
  6. Edema;
  7. Deslocamento visível do ombro sob a pele e/ou deformidade.

Dor aguda: é a sensação intensa e profunda de dor que costuma se manifestar logo depois da quebra do osso. Se a dor for extrema, pode ser um sinal de fratura. Dor subaguda: tal tipo de dor se manifesta durante as primeiras semanas seguintes à fratura, particularmente durante a recuperação.