O que é uma Lua verde?

Perguntado por: lveiga . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 15 votos

A natureza brinda-nos com os mais diversos fenómenos, mas a "Lua Verde" não é um deles. Foi inventado, partilhado nas redes sociais e tornou-se viral. Pintada de verde, a lua ganha cor.

Graças à dispersão da luz nas moléculas da atmosfera, que explicamos acima, podemos ver a Lua em tons de azul, marrom, amarelo, laranja e até vermelho.

A lua cheia muda de cor conforme se eleva no céu. No nascente apresenta-se amarelada e depois, quando já se encontra elevada no céu, é branca. Durante um eclipse total, a Lua pode se apresentar com uma variedade de cores en- tre marrom e amarelo.

Saiba mais sobre o que é a “Blue Moon" e a raridade do evento que só voltará a acontecer em 2024. Este domingo, 22 de agosto de 2021, marca o dia da terceira lua cheia de uma estação que terá quatro delas. Uma lua que, tradicionalmente, é batizada de Lua Azul.

Embora seja geralmente chamada de “Lua de Morango” porque a fruta está na estação no hemisfério norte, a Lua Cheia de junho também é chamada de “Lua Quente”, Lua de Hidromel” e “Lua Rosa”. Uma “superlua” ocorre quando nossa Lua se aproxima da Terra em sua elíptica órbita enquanto em sua fase “cheia”.

Lua de Sangue é a denominação dada para Lua Cheia quando ocorre um Eclipse Lunar Total. O apelido foi criado por causa da coloração avermelhada que a Lua exibe ao ser ocultada pela sombra da Terra.

De qualquer forma, a Lua não deverá ficar realmente azul. Isso ocorre apenas em situações muito raras, quando erupções vulcânicas ou incêndios florestais enviam uma quantidade exagerada de fumaça e poeira fina para a atmosfera, alterando a tonalidade da luz refletida pelo satélite.

O eclipse solar de 20 de abril de 2023 foi um eclipse solar híbrido. A totalidade deste eclipse foi visível na Austrália Ocidental, partes orientais do Timor-Leste, bem como na Ilha Damar e partes da província de Papua na Indonésia.

A lua azul cheia, que acontece cerca de uma vez a cada 2,7 anos em média, não vai realmente parecer azul – isso só acontece ainda mais raramente, quando “erupções vulcânicas ou incêndios florestais enviam muita fumaça e poeira fina para a atmosfera, “de acordo com a Sky & Telescope.

Vamos falar sobre um deles: a Lua de Sangue, também conhecido como Lua Sangrenta. Esse fenômeno, visível a olho nu, tem esse nome devido à cor avermelhada que a Lua ganha. A junção de dois fenômenos, o eclipse lunar e a Super Lua, formam a Lua Sangrenta.

Mas, afinal qual é a cor da lua? Normalmente, quando a lua se encontra baixa no céu, ela se mostra mais amarelada ou avermelhada. Enquanto que, quando está mais alta, se mostra mais branca. Em suma, isso acontece pelo fato da lua ser um satélite sem luz própria.

incolor

Durante muito tempo a água foi considerada uma substância incolor. Mas a ciência já provou que, apesar dessa impressão quase universal, na verdade a água é transparente e possui um tom ligeiramente azulado.

Na fase da Lua cheia, a Terra está entre o Sol e a Lua, e conseguimos observar a totalidade do satélite iluminado integralmente pelo Sol. Nesta fase, a Lua nasce aproximadamente às 18 horas e se põe aproximadamente às 6 horas do dia seguinte.

“A Lua não emite luz, não tem luz própria. Quando olhamos para o céu e a vemos brilhante e imponente, olhamos na verdade o Sol na Lua. O Sol é fonte de luz primária, um corpo luminoso. A Lua é fonte secundária, um corpo iluminado”, comentou o professor Diego Mendonça.

É importante notar que, apesar do nome, a lua não adquire realmente uma cor rosa durante esse fenômeno. A lua pode apresentar variações de cor, como tons alaranjados ou avermelhados, dependendo das condições atmosféricas, mas isso não está relacionado especificamente à Lua Rosa.

Quando a lua cheia se move para a sombra da Terra, ela escurece, mas não desaparece. A luz do sol que passa pela atmosfera da Terra ilumina a lua de forma dramática, tornando-a vermelha — e é por isso que isso é frequentemente chamado de “lua de sangue”.

Quando a parte da Lua voltada para a Terra não é iluminada pelo Sol, há uma lua nova. Então, o astro parece desaparecer completamente da nossa visão. Isso obviamente acontece a cada 29 dias. Mas a cada ano e alguns meses, duas novas luas são observadas no mesmo mês do calendário, e a segunda é conhecida como lua negra.

Conhecido como "Lua de Sangue" por causa do tom avermelhado que a Lua cheia assume, será o útlimo fenômeno deste tipo antes de 13 ou 14 de março de 2025, segundo projeção do Science Alert. A data varia conforme a posição geográfica de quem está assistindo.

Agora pode ser invocada usando o item de invocação Bloody Tear.

O que é Lua de fogo:
Fenômeno raro, no qual ocorre o eclipse lunar, tornando-a mais avermelhada. Também é chamada de lua de sangue.

As previsões para 2023 incluem um eclipse lunar penumbral entre os dias 5 e 6 de maio, porém não será visível no Brasil.