O que é uma Lua de fogo?

Perguntado por: econceicao . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 20 votos

Fenômeno raro, no qual ocorre o eclipse lunar, tornando-a mais avermelhada. Também é chamada de lua de sangue.

No caso de eclipse total, como o da madrugada, todo o corpo visível da Lua é obscurecido pela sombra da Terra, e nesse momento o satélite adquire uma tonalidade avermelhada, razão pela qual esse fenômeno é popularmente conhecido como “Lua de sangue”.

00h17-1h42 HST na terça-feira, 8 de novembro de 2022 (totalidade máxima às 00h59 HST)

Em 2023, três eclipses vão acontecer, mas só um deles poderá ser visto do Brasil. O primeiro, um eclipse solar parcial, acontece no dia 20 de abril, podendo ser visto em países do sul da Ásia e na Oceania. O segundo ocorre em 14 de outubro – e poderá ser visto do Brasil.

Saiba mais sobre o que é a “Blue Moon" e a raridade do evento que só voltará a acontecer em 2024. Este domingo, 22 de agosto de 2021, marca o dia da terceira lua cheia de uma estação que terá quatro delas. Uma lua que, tradicionalmente, é batizada de Lua Azul.

Quando a lua cheia se move para a sombra da Terra, ela escurece, mas não desaparece. A luz do sol que passa pela atmosfera da Terra ilumina a lua de forma dramática, tornando-a vermelha — e é por isso que isso é frequentemente chamado de “lua de sangue”.

O fenômeno da Lua de Sangue ocorre no eclipse total da Superlua. O nome pode parecer assustador, mas a Lua de Sangue, ou Lua Sangrenta, é um dos fenômenos astronômicos mais belos que podemos observar a olho nu.

É importante notar que, apesar do nome, a lua não adquire realmente uma cor rosa durante esse fenômeno. A lua pode apresentar variações de cor, como tons alaranjados ou avermelhados, dependendo das condições atmosféricas, mas isso não está relacionado especificamente à Lua Rosa.

A natureza brinda-nos com os mais diversos fenómenos, mas a "Lua Verde" não é um deles. Foi inventado, partilhado nas redes sociais e tornou-se viral. Pintada de verde, a lua ganha cor.

De qualquer forma, a Lua não deverá ficar realmente azul. Isso ocorre apenas em situações muito raras, quando erupções vulcânicas ou incêndios florestais enviam uma quantidade exagerada de fumaça e poeira fina para a atmosfera, alterando a tonalidade da luz refletida pelo satélite.

Na Bíblia, há uma profecia sobre o fim do mundo, em Joel 2:31. Essa profecia fala sobre a Lua se tornar sangue: “O Sol se tornará em trevas, e a Lua em sangue, antes que venha o grande e temível dia do Senhor”. Em Apocalipse 6:12, esse acontecimento é mencionado novamente ao retratar o fim do mundo.

As previsões para 2023 incluem um eclipse lunar penumbral entre os dias 5 e 6 de maio, porém não será visível no Brasil.

Dia 31 de agosto, além de Superlua, será uma Lua Azul. Apesar do nome, não se trata de uma mudança de cor ou na aparência do nosso satélite. O apelido serve apenas para a segunda Lua Cheia em um mesmo mês - algo que ocorre a cada dois anos e meio, em média. A próxima Lua Azul será em maio de 2026.

Agora pode ser invocada usando o item de invocação Bloody Tear.

O eclipse solar de 20 de abril de 2023 foi um eclipse solar híbrido. A totalidade deste eclipse foi visível na Austrália Ocidental, partes orientais do Timor-Leste, bem como na Ilha Damar e partes da província de Papua na Indonésia.

O asteroide 2023 EY passará pertinho da Terra na sexta-feira (17). Durante a aproximação máxima, ele ficará a cerca de 239 mil quilômetros do nosso planeta. O asteroide 2023 EY vai passar pertinho da Terra em breve, sem oferecer riscos para nós.

Definitivamente não há motivo para pânico, mas um asteroide enorme está prestes a passar perto da Terra nas próximas horas. Do tamanho de um ônibus, a rocha espacial, conhecida como 2023 BU, passará rapidamente pelo extremo sul da América do Sul logo após as 21h, horário de Brasília, desta quinta-feira (26/1).

Embora seja geralmente chamada de “Lua de Morango” porque a fruta está na estação no hemisfério norte, a Lua Cheia de junho também é chamada de “Lua Quente”, Lua de Hidromel” e “Lua Rosa”. Uma “superlua” ocorre quando nossa Lua se aproxima da Terra em sua elíptica órbita enquanto em sua fase “cheia”.