O que é uma LPP na enfermagem?

Perguntado por: eneves . Última atualização: 27 de maio de 2023
4.5 / 5 4 votos

Lesões por pressão (LPP) causam dano considerável aos pacientes, dificultando o processo de recuperação funcional, frequentemente causando dor e levando ao desenvolvimento de infecções graves, também têm sido associadas a internações prolongadas, sepse e mortalidade.

Mudar de decúbito a cada 2 horas redistribuindo a pressão sobre a pele, e manter a circulação ou pela utilização de superfícies de redistribuição de pressão. Evitar posicionar o paciente diretamente sobre sondas, drenos e sobre proeminências ósseas com hiperemia não reativa.

Entre os sintomas da doença, estão:

  1. Dor;
  2. Vermelhidão;
  3. Calor local;
  4. Edema;
  5. Inchaço;
  6. Febre;
  7. Feridas na pele.
  8. Secreção purulenta.

São apresentados detalhamentos das lesões classificadas em Estágio 1: Eritema não branqueável de pele intacta; Estágio 2: Perda de espessura parcial da pele com derme exposta; Estágio 3: Perda total da espessura da pele; Estágio 4: Perda total da espessura da pele e tecido; Lesão por Pressão não Estadiável: cobertura ...

1 – Posicione a membrana sobre a ferida, cuidando para que ultrapasse 1 cm os bordos da lesão. Se a lesão for muito extensa, utilize mais de uma membrana, sobrepondo a anterior. 2 – Umedeça a membrana com a solução para limpeza acomodando-a com o auxílio de uma gaze.

FERIDA qualquer lesão na integridade da pele e tecidos adjacentes . Classificação da UP pelo comprometimento tecidual: • Estágio I: comprometimento da epiderme; Estágio II: comprometimento até a derme; • Estágio III: comprometimento até o subcutâneo; • Estágio IV: comprometimento do músculo e tecido adjacente.

Manter uma boa higiene intima do paciente, realizar mudança de decúbito a cada duas horas, aliviar a pressão fazendo uso de colchões especiais. Evitar a fricção e cisalhamento, sempre que for movimentar o paciente usar os coxins e sempre manter o paciente confortável no leito.

Dentre elas, estão a escala de Braden e a de Norton, ambas com características de desempenho razoáveis. A escala de Norton é sumarizada no Quadro 2. *Risco alto: 5–9 pontos; risco intermediário: 10–12 pontos; risco baixo: 13–16 pontos; sem risco: >17 pontos.

Se a compressão não for aliviada, uma lesão por pressão pode se desenvolver em 3 a 4 horas. Isso ocorre mais comumente ao longo do sacro, tuberosidades isquiáticas, trocanteres, maléolos e calcanhares, embora as lesões de pressão possam se desenvolver em qualquer local.

A escolha da terapia deve atender o tipo de tecido a ser desbridado e a quantidade de exsudato. Várias coberturas promovem o desbridamento autolítico, como coberturas de gaze, película transparente, hidrocolóide, hidrogel, espumas de poliuretano, alginato de cálcio e coberturas de carvão ativado com prata.

Corte ou incisão: quando é causada por algum tipo de lâmina - faca ou bisturi, por exemplo. Contusão: são as esquimoses, fraturas ou luxações, causadas por objetos que causam trauma ou choque nos tecidos. Perfuração: são as feridas causadas pela perfuração em um ou em vários tecidos, como a causada por armas de fogo.

Nos estágios iniciais, a área afetada costuma ser vermelha e sensível ao toque, além de ligeiramente inchada. Na medida em que a lesão progride, a pele vai se tornando mais escura e forma uma ferida aberta. Nessas áreas, a pele normalmente está úmida e fria ao toque, com a possibilidade de haver um odor desagradável.

O tratamento da pele ressecada com hidratantes tem se mostrado especialmente efetivo na prevenção de LPP. A avaliação de pacientes com possível risco de desenvolvimento de LPP deve incluir a revisão de fatores nutricionais e de hidratação.

CURATIVO OCLUSIVO – realizado na lesão com sua total cobertura,evitando o contato com o meio externo. CURATIVO ÚMIDO – usado para proteger drenos e irrigar a lesão com determinada solução tópica. CURATIVO ABERTO – limpeza da lesão mantendo-a exposta ao meio externo.

Estágio 1 : Pele intacta com vermelhidão e um pouco de ulceração geralmente em área localizada sobre uma proeminência óssea. A pele mais pigmentada pode não ter o branqueamento visível; a cor pode diferir das áreas circundantes.

Exsudato é a matéria resultante de um processo inflamatório, que sai dos vasos sanguíneos e deposita-se em tecidos ou superfícies teciduais. Ele é constituído de líquido, células, fragmentos celulares e proteínas. Figura 4.1: Uma ferida inflamada geralmente produz exsudato.

– Prata: em forma de pomada (sulfadiazina de prata), esse antisséptico é bastante utilizado em lesões infectadas, úlceras varicosas, queimaduras e lesões com grande potencial para sepse, e deve ser aplicada uma vez por dia.