O que é uma linha longitudinal?

Perguntado por: dcosta . Última atualização: 17 de maio de 2023
4 / 5 12 votos

As marcas longitudinais são linhas apostas na faixa de rodagem, separando sentidos ou vias de trânsito.

O perfil longitudinal de uma área ou figura, mais comum para a 1ª, é a representação gráfica da interseção do terreno com um plano vertical que contém o eixo longitudinal, com isto obtemos a forma altimetria (alturas) do terreno ao longo da linha de nivelação.

Segundo a geometria, transversal é a linha que é oblíqua em relação à referente. A palavra transversal é um adjetivo de dois gêneros, sendo o mesmo no masculino - "um muro transversal foi construído" - ou no feminino - "deve seguir por esta rua transversal".

O principal e mais extenso deles é a Linha do Equador, que corresponde ao paralelo de 0° de latitude e divide a Terra em hemisférios norte e sul.

Longitude: é a distância em graus medida entre qualquer ponto da superfície terrestre e o Meridiano de Greenwich, estabelecido como o meridiano de 0º. As longitudes variam até 180º, tanto em direção leste quanto em direção oeste, adquirindo sinal negativo para indicar o hemisfério ocidental.

A investigação longitudinal é um estudo observacional que coleta dados qualitativos e quantitativos e é responsável pelo uso de medidas contínuas ou repetidas para rastrear indivíduos por um período prolongado de tempo, geralmente anos ou décadas.

O desenho longitudinal permite que tendências e relações sejam encontradas nos dados coletados em tempo real. Os pesquisadores têm uma flexibilidade que não é possível com outros formatos de pesquisa.

longitudinal | Dicionário Infopédia da Língua Portuguesa.

Retas paralelas são aquelas que não se interceptam em nenhum ponto. Uma reta é transversal à outra se ambas apresentam apenas um ponto em comum.

As retas paralelas são, basicamente, duas linhas retas que não apresentam um ponto em comum. Em outras palavras, são duas retas que não se encontram, mas que, necessariamente, tem o mesmo sentido. Outra característica que as definem é que elas mantêm a mesma medida de inclinação, chamado de coeficiente angular.

Faixa seccionada (ou tracejada): permitido a ultrapassagem; Faixa contínua: proibido ultrapassar; Cor amarela: separa pistas com sentidos opostos; Cor branca: separa vias de mesmo sentido.

Os meridianos representam as linhas imaginárias traçadas verticalmente sobre o globo terrestre. Eles são utilizados para medir as longitudes, que variam de -180º a 0º a oeste e de 0º a 180º a leste. Latitude e longitude são descrições locacionais, ou coordenadas geográficas de um determinado lugar no Planeta.

Ver as coordenadas de um lugar

  1. No computador, abra o Google Maps.
  2. Clique com o botão direito do mouse no lugar ou na área no mapa. Uma janela pop-up será aberta. A latitude e a longitude vão aparecer no formato decimal na parte superior.
  3. Para copiar as coordenadas automaticamente, clique na latitude e longitude.

Os paralelos formam círculos concêntricos, enquanto os meridianos formam semicírculos.

A principal função da longitude é conhecer a localização de uma região, um lugar ou um objeto na Terra. No caso, se eles estão no Hemisfério Ocidental (Oeste) ou Oriental (Leste).

A latitude é a distância em graus medida entre qualquer ponto na superfície terrestre e a linha do equador, que corresponde ao paralelo de 0°. As latitudes variam de 0 a 90° ao norte e de 0 a -90° ao sul. O sinal de negativo é apenas uma forma de indicar o hemisfério ao qual a medida faz referência.

Por exemplo: existe um ponto que fica na linha de latitude 15°N e na de longitude 30°L. Quando você for escrever as duas informações, anote primeiro a latitude, seguida de uma vírgula e, por fim, da longitude. Por exemplo: as linhas de latitude e longitude acima ficariam como "15°N, 30°L".