O que é uma licenciatura curta em Pedagogia?

Perguntado por: acosta . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.3 / 5 8 votos

Refere-se aos cursos que habilitavam professores para o ensino infantil e fundamental (1º grau) de duração menor que as chamadas licenciaturas plenas.

A segunda licenciatura é uma modalidade de curso para pessoas que já concluíram outra licenciatura. Essa nova formação é mais simples e rápida que o primeiro curso, uma vez que foca nos conteúdos específicos da nova licenciatura.

1996

Art. 1º Os cursos de licenciatura de curta duração previstos na Lei 5.692, de 1971, estão extintos pela Lei 9.394, de 1996, assegurados os direitos dos alunos.

De acordo com o Ministério da Educação (MEC), a resposta é: sim.

A licenciatura curta foi extinta, era uma modalidade que previa uma formação mais rápida, que preparava educadores para atuar na educação infantil. A licenciatura plena é o tipo de curso de graduação oferecido, atualmente, em áreas diversas da educação: ciências da natureza, exatas etc.

Licenciatura plena nada mais é do que um curso de graduação com titulação de Licenciatura. Assim, o profissional formado em Licenciatura está apto a lecionar para ensino fundamental, médio e profissionalizante sobre a área de conhecimento em que se formou.

Existe curso superior com apenas 1 ano de estudo? Não! Infelizmente nenhum curso superior tem o prazo tão curto para o aluno concluir, pois o estudante precisa cumprir uma carga horária mínima exigida pelo Ministério da Educação (MEC).

Não há diferença entre licenciatura e licenciatura plena, devido à extinção das licenciaturas curtas, através da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) em 1996. Todas as pessoas que se graduam nessa modalidade atualmente são plenos, mesmo que não esteja no diploma o termo impresso.

O curso de Pedagogia consegue oferecer todos os conhecimentos necessários para essa faixa etária e os conhecimentos aprendidos pelas crianças nessa fase têm grande importância para o futuro. Além disso, o profissional também pode assumir aulas da Educação Primária, como Ciências e Matemática básica.

A Pedagogia de Licenciatura ou Bacharelado é um curso voltado para estudar os processos de educação e aprendizado: métodos de ensino, gestão educacional, Psicopedagogia etc. No primeiro caso, o foco é habilitar professores para as escolas, enquanto o segundo busca o mercado da educação de maneira ampla.

A Segunda Licenciatura, assim como a primeira, é considerada pelo MEC como sendo uma formação especial como um título oficial e formal, ou seja, seu diploma é sim válido e será devidamente aceito no momento da prova de títulos ou da comprovação da formação exigida para determinado concurso, caso consiga a aprovação.

Os cursos superiores de tecnologia ou tecnológicos são uma opção para quem deseja se formar em menos tempo. Isso porque têm uma duração média de 2 anos, e são indicados para quem deseja fazer uma segunda graduação ou ingressar no mercado de forma rápida.

A licenciatura é um curso superior voltado para quem deseja ministrar aulas na educação básica: ensino fundamental e ensino médio. O licenciado ensina a área que se especializou. Por exemplo: o profissional licenciado em Artes Visuais pode ministrar aulas de artes.

A principal diferença entre formação pedagógica e Licenciatura está no público-alvo, já que o objetivo é oferecer a formação pedagógica para não licenciados. Como você já tem o conhecimento técnico da área, o curso prepara o profissional para lidar com as questões educacionais e didáticas.

Licenciaturas: os cursos de licenciatura habilitam o profissional a atuar como professor na Educação Infantil, no Ensino Fundamental e Médio. São cursos superiores de graduação que formam profissionais licenciados em Química, Física, Letras, Matemática, Geografia, Ciências Biológicas e Pedagogia.

O que distingue as duas formações é basicamente sua área de atuação, enquanto um bacharel irá atuar nos diversos segmentos existentes no mercado de trabalho, a licenciatura tem o foco no ensino e forma profissionais capazes de repassar conhecimentos para os demais indivíduos.

Nesse caso, para atuar na docência, é necessário realizar um curso de complementação, como a formação pedagógica. Caso o interesse seja dar aulas no ensino superior, o requisito mínimo é uma pós-graduação lato sensu. Entretanto, as principais vagas são destinadas aos profissionais que possuem ao menos um mestrado.

Engenharias ocupam o pódio
O Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa lidera o ranking das licenciaturas em que é mais difícil entrar, com os cursos em engenharia física e em engenharia aeroespacial.

quatro anos

Mas, desde 20 de dezembro de 2019, o curso de pedagogia, assim como todas as outras licenciaturas, devem possuir, no mínimo, quatro anos de estudo. Sendo assim, o Ministério da Educação (MEC) não permite mais que as instituições de ensino ofereçam cursos de licenciatura com duração de três anos.

Sim, existe faculdade de 2 anos, são os chamados cursos tecnólogos. Essa também é uma graduação superior, que confere ao formado as mesmas oportunidades daqueles que fazem bacharelado, inclusive, o direito de fazer especializações, como a pós-graduação.