O que é uma licença gratuita?

Perguntado por: nmarques . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 8 votos

Conhecido como freeware, esse é um programa cuja utilização não exige o pagamento de licenças. O utilizador, ainda assim, deve aceitar um contrato, em que podem ser impostas limitações, como restrições do ambiente de uso. Ser freeware não significa que a aplicação possa ser utilizada indiscriminadamente.

Software Gratuitos são aqueles que estão sob uma licença livre e que seu uso e distribuição são permitidos a todos. A escolha do software é uma decisão de cada empresa ou indivíduo. O suporte e produtividade são alguns pontos que devem ser considerados, principalmente se tratando de um ambiente corporativo.

O licenciamento de software funciona como um tipo de contrato entre as pessoas desenvolvedoras e as pessoas usuárias do programa digital. Nesse caso, os usuários finais podem ser uma empresa, uma entidade pública ou uma pessoa física.

No Brasil, existem três tipos de licenças ambientais, são elas: licença prévia, a licença de instalação e a licença de operação.

O irrevogável, limitante e intransferível.

Uma licença é a autorização (ou restrição) de determinadas ações de uso, definidas pelo desenvolvedor do sistema. As licenças podem ser gratuitas, mas, quando falamos em recursos digitais para empresas, normalmente são disponibilizadas ao usuário mediante pagamento.

A licença permanente é de sua propriedade, você pode fazer o que quiser com ela. Sempre estará ativa, independentemente se estiver atualizada, das suas condições financeiras, ou das condições de internet. Já a licença alugada não.

O licenciamento aberto acontece quando o detentor de direito autoral compartilha com a sociedade parte de seus direitos patrimoniais de autor como os direitos de cópia, reprodução, redistribuição, criação de obras derivadas, recombinação ou outras formas.

Enquanto o software livre permite pode ser utilizado sem a necessidade do pagamento de licenças ao desenvolvedor, além de permitir disponibilizar, estudar e editar o código-fonte do sistema.

Assim, o software livre é aquele cujo usuário possui liberdade para alterar e executar o programa como ele bem quiser; a pessoa é livre para usá-lo em qualquer tipo de situação. O GNU Linux, o Libre Office, o Gimp, o Mozilla Firefox, entre outros, são exemplos de software livres.

Os Softwares Pagos são aqueles que têm um dono e o seu uso se dá mediante a uma licença comercial. Os Softwares Pagos não são diferentes comercialmente de qualquer outro produto. Software Gratuitos são aqueles que estão sob uma licença livre e que seu uso e distribuição são permitidos a todos.

Cessão é a transferência definitiva dos direitos autorais para outra pessoa, enquanto o licenciamento é um acordo que permite o uso da obra por terceiros, mas o titular dos direitos autorais mantém a propriedade e o controle sobre a obra.

A licença para o uso temporário, pelo seu próprio significado, possui um caráter provisório, isso porque possui um marco final previsto no próprio contrato. Isso garante que o uso do software poderá ser suspenso em caso de descumprimento contratual, tendo em vista a limitação do uso.

Alicença de instalação confirma que as obras podem ser iniciadas, e a licença de operação permite o início das atividades. Na produção rural, é a licença de instalação que permite a abertura de novas áreas para o plantio, para o beneficiamento de grãos, construção de galpões e usinas.

Licença sanitária: Obtida em órgãos Municipais, Estaduais e Federais de vigilância sanitária. É exigida principalmente de empresas que atuam no setor de alimentação, medicamentos e cosméticos.

O Creative Commons se notabilizou mundialmente pelas suas licenças de direito autoral, que ajudam: 1) aqueles que buscam incentivar a reutilização de suas obras, oferecendo-as para uso público sob condições generosas e padronizadas; aqueles que querem fazer usos criativos de obras alheias; e 2) aqueles que desejam se ...

Continuar lendo Tem vacina V10 gratuita?