O que é uma lesão Osteoblástica?

Perguntado por: ufreitas9 . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.5 / 5 20 votos

Liberando substâncias que se transformam em osteoblastos. Isso leva ao estabelecimento de novo osso sem que o osso velho tenha se reabsorvido. Isso produz uma condição denominada esclerose nas áreas dos ossos. As áreas dos ossos onde isso ocorre são chamadas osteoblásticas ou lesões blásticas.

As lesões líticas no tecido ósseo também são conhecidas como lesões osteolíticas. Elas são manchas de dano ósseo que resultam do acúmulo de células plasmáticas cancerígenas na medula óssea e acontecem porque os ossos não conseguem quebrar e regenerar (um processo chamado remodelação óssea) como deveriam.

Os tumores com metástase óssea única, ainda podem ter cura. Já os tumores com muitas metástases ósseas, as chances de cura são infinitamente baixas, mas pode haver uma série de tratamentos paliativos que podem controlar a doença por anos ou até mesmo décadas.

Os osteoblastos têm localização periférica, dispostos um ao lado do outro na superfície óssea. A forma dos osteoblastos é variável, de acordo com a atividade sintética: são cuboides se a atividade é intensa; se a atividade é baixa, tornam-se pavimentosos.

Osteossarcomas de alto grau
Esse tipo de osteossarcoma tem crescimento rápido, não se parece com o osso normal e tem muitas células em processo de divisão. A maioria dos osteossarcomas que acomete crianças e adolescentes é de alto grau. Existem vários tipos de osteossarcomas alto grau: Osteoblástico.

No exame de cintilografia óssea as regiões danificadas do osso aparecem como pontos escuros na imagem do esqueleto. Esses pequenos pontos escuros podem indicar a presença de metástases, assim como outras doenças como artrites, infecções e fraturas.

Quais os sintomas de câncer nos ossos?

  1. Dor.
  2. Inchaço. O inchaço — geralmente no mesmo local onde a pessoa sente dor — pode ou não ocorrer de imediato. ...
  3. Fraturas. Os tumores ósseos podem enfraquecer o osso. ...
  4. Outros sintomas.

Os principais sinais e sintomas dos tumores ósseos são:

  1. Dor. Dor no osso afetado é a queixa mais frequente dos pacientes com tumores ósseos. ...
  2. Inchaço. O inchaço no local da dor pode não ocorrer de imediato. ...
  3. Fraturas. Os tumores ósseos podem enfraquecer o osso, mas na maioria das vezes, os ossos não chegam a fraturar.

O tratamento da osteólise depende do fator causador. Se a osteólise é causada por uma infecção , então os medicamentos podem ser prescritos para tratar a infecção . Os medicamentos anti-inflamatórios não esteroides também podem ser prescritos para reduzir a dor e a inflamação .

Tumores ósseos metastáticos acabam por causar dor óssea, mas podem não causar nenhum sintoma por algum tempo. A dor pode ser intensa. A dor pode ocorrer em repouso ou durante a noite e tende a se agravar progressivamente. Tumores cancerosos enfraquecem os ossos gradualmente.

Essas lesões são defeitos do desenvolvimento nos quais partes do osso que normalmente se ossificam estão em vez disso preenchidas por tecido fibroso. Comumente afetam as metáfises e os locais mais comumente comprometidos são, nesta ordem, a parte distal do fêmur, a parte distal da tíbia e a parte proximal da tíbia.

Os tumores primários que possuem as maiores chances de formarem metástases ósseas são mama na mulher, próstata no homem, pulmão, rim e tireóide. O trato gastrointestinal, bexiga e outros tipos de tumor podem eventualmente se espalhar para os ossos também.

O câncer de mama é o câncer que mais comumente cria metástases para o osso. Qualquer osso pode ser envolvido com metástases. A doença metastática normalmente não se espalha para o osso abaixo do antebraço ou panturrilha, mas quando ocorre nesses locais, ele resulta de câncer de pulmão e às vezes de rim.

A metástase geralmente é diagnosticada por meio dos exames de acompanhamento do paciente, que são feitos depois do fim do tratamento do câncer. Esses testes também ajudam na escolha do tratamento, que leva em conta a origem, o tamanho e a extensão da metástase.

Osteoblastos são células responsáveis pela síntese da matriz óssea. Essas células são capazes de armazenar fosfato de cálcio, fazendo parta de mineralização da matriz. Quando um osteoblasto é envolvido pela matriz óssea, ele se transforma em osteócito.

Sobre o tecido ósseo é correto afirmar que: Os osteoclastos secretam enzimas que atuam sobre a matriz óssea para liberar cálcio. Os osteoblastos produzem e secretam a matriz óssea. O cálcio dos ossos esta em intercambio constante com o cálcio dos líquidos extracelulares.

O diagnóstico precoce e as chances de cura
São realizados exames como Raio X, ultrassonografia, tomografia e ressonância magnética do local seguida de biópsia especializada feita por um médico ortopedista. O diagnóstico precoce da doença aumenta as chances de cura em até 70%, um grande diferencial para paciente.