O que é uma leitura vacilante?

Perguntado por: obarros . Última atualização: 5 de fevereiro de 2023
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A leitura oral no disléxico é caracterizada por omissões, distorções e substituições de palavras e pela leitura lenta e vacilante, onde a compreensão da leitura também está prejudicada. Essa situação ocorre mesmo quando a compreensão da língua falada for normal.

A leitura silabada nesta fase está associada a esse entendimento, o que representa uma descoberta importante da criança: a de que a palavra é fragmentável, ou seja, constituída por partes sonoras. Para escrever, usa uma letra que tem correspondência com cada sílaba da palavra, geralmente a vogal.

Quando as crianças em fase de alfabetização são solicitadas a ler textos sem saber o que está escrito e o ensino é pautado apenas na memorização das sílabas, de forma descontextualizada, elas acabam identificando as letras, mas não entendem as palavras.

Os 4 níveis de leitura de Mortimer Adler: elementar, inspecional, analítico e sintópico

  • Leitura elementar,
  • Leitura inspecional,
  • Leitura analítica,
  • Leitura sintópica.

O leitor imersivo é o leitor da era atual. Ele Introduz um estereótipo de ler que resulta em habilidades muito diferentes daquelas que são empregadas pelo leitor de leituras impressas que seguem as sequências de um livro página a página, manuseando volumes, isto é, o leitor contemplativo.

Em Coracini (2005), temos novamente uma abordagem das três principais concepções de leitura: tradicional (leitura encarada como decodificação), interacionista (autor-texto-leitor) e discursiva.

Estudar em silêncio e a memória visual
Quando estudamos em silêncio, o ideal é fazer uma primeira leitura na qual fique mais ou menos claro o assunto do texto que estamos lendo. No entanto, não se pode ficar somente nisso.

Níveis de escrita – pré-silábico, silábico, silábico-alfabético e alfabético

  • Nível pré-silábico: desenhos e rabiscos de letras.
  • Nível silábico: correspondência e organização.
  • Nível silábico-alfabético: relacionando sílabas e letras.

Silábico-alfabética:
Nesta fase a criança vê que não é possível escrever apenas com uma letra para cada sílaba. Como essa é uma transição da ”silábica” para a ”alfabética”, a criança começa a escrever algumas vezes representando a sílaba inteira, e em outras usando uma letra para cada sílaba.

Hipótese pré-silábica
Esses alunos ainda não compreendem a correspondência entre o falado e o escrito. Sua leitura é feita de forma global, com o dedo deslizando por toda a escrita, de forma contínua. A escrita do aluno, nessa hipotese, pode ser grafada com letras, desenhos e outros símbolos.

A soletração/deletreação significa dizer o nome das letras ao visualizar sílabas e palavras, com o objetivo de se traduzir em sons uma palavra visualizada. No entanto, a pronúncia do nome da letra afasta o aprendiz do significado da palavra que ele soletra.

São eles: Nível pré-silábico (distinção entre desenho e escrita), Nível silábico (construção de formas de diferenciação das escritas, ou seja, quantas letras, quais as letras e como devem ser organizadas para que possam dizer algo), Nível silábico alfabético e alfabético (fonetização da escrita.

Acentuar consoantes sibilantes ao falar.

Segundo Coelho (2000) existem cinco categorias que norteiam as fases do desenvolvimento psicológico da criança: o pré-leitor, o leitor iniciante, o leitor em processo, o leitor fluente e o leitor crítico.

Silábica:
Nessa fase, a criança já começa a fazer as primeiras associações entre a escrita e a fala – mesmo errando algumas letras. Ela também pode ser dividida em dois níveis: o silábico sem valor sonoro e o silábico com valor sonoro.

No caso da formação de leitores, quatro critérios possíveis seriam:

  1. fluência de leitura em voz alta;
  2. quantidade de páginas lidas por semana;
  3. variedade das leituras escolhidas;
  4. compreensão de texto.

A leitura ativa é uma ferramenta que ajuda a ter um pensamento crítico sobre o texto e torna o processo de leitura mais eficiente. Em resumo, a essa técnica exige que você leia, tenha reflexões críticas e faça diversas atividades que reforcem o seu entendimento.

Já a leitura ativa é uma técnica que lhe dá a oportunidade de interagir e dialogar com o texto e isso irá lhe proporcionar um melhor aprendizado e uma melhor absorção do conteúdo.

Entrar em contato com diferentes tipos de textos, ilustrações e histórias tem um grande papel na formação dos leitores. Isso expõe a criança a maior variedade de palavras, estéticas e estruturas narrativas. É como oferecer alimentos diversificados para que ela possa desenvolver seu paladar!