O que é uma leitura fluente?

Perguntado por: mesteves . Última atualização: 2 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 9 votos

Um leitor fluente é aquele que consegue “deslizar” pelo texto, ou seja, aquele que não precisa dar grandes pausas na leitura para poder decifrar o que está escrito e nem retroceder a palavras já lidas para corrigir algum erro cometido.

Ler bem é sinta o que o narrador sente ou o que o personagem vive em cada página, em cada capítulo ... Ler bem é poder transmitir ao seu filho, à sua filha, ao seu paixão pela leitura... Ler bem é fazer com que um não leitor se torne viciado em livros graças a seu exemplo.

Estratégias de Leitura

  1. Ler com atenção. Para compreender melhor um texto é importante ressaltar que temos que ler com calma cada parágrafo. ...
  2. Sintetizar as principais ideias do texto. ...
  3. Ler nas entrelinhas. ...
  4. Manter o hábito da leitura. ...
  5. Praticar a leitura em voz alta. ...
  6. Variar a leitura dos textos. ...
  7. Produzir textos.

Segundo Coelho (2000) existem cinco categorias que norteiam as fases do desenvolvimento psicológico da criança: o pré-leitor, o leitor iniciante, o leitor em processo, o leitor fluente e o leitor crítico.

O processo de leitura é dividido em 4 fases: decodificação, compreensão, interpretação e retenção.

São quatro as etapas do processo de leitura: decodificação, compreensão, interpretação e retenção.

No caso da formação de leitores, quatro critérios possíveis seriam:

  1. fluência de leitura em voz alta;
  2. quantidade de páginas lidas por semana;
  3. variedade das leituras escolhidas;
  4. compreensão de texto.

O padrão de leitura poderia ser identificado como silabado (Ex: O me-ni-no sa-iu de ca-sa), pausado (com prolongamentos entre as palavras) ou fluente (sem pausas grandes, com contorno prosódico).

Ler destacando intencionalmente as sílabas.

A leitura silenciosa é muito mais efetiva do que ler o texto em voz baixa. Isso se deve ao fato de que, quando você está lendo em voz alta, faz com que o seu cérebro gaste um tempo maior para assimilar a informação.

Popularmente, denominamos de "bibliófilo" aquele que costumar ler com muita frequência.

Os alunos que se saíram bem na avaliação de escrita, possuíam rendimento acima do esperado na prova de leitura. Esses dados comprovam o que a grande maioria dos professores já sabe há muito tempo: alunos que possuem a leitura como um hábito, escrevem melhor sim!

6 maneiras de incentivar a leitura em sua escola

  1. Inclua tempo para a leitura durante as aulas. ...
  2. Ofereça diferentes gêneros literários. ...
  3. Estimule visitas e atividades na biblioteca. ...
  4. Faça uso da tecnologia. ...
  5. Tenha auxílio da família. ...
  6. Seja um educador-leitor.

Confira quais são:

  1. O que o autor está tentando dizer? ...
  2. Como o autor transmite sua mensagem? ...
  3. 3 . ...
  4. Você concorda com o ponto de vista do autor ou não? ...
  5. Como esse trabalho se complementa com outras publicações? ...
  6. Qual o contexto social da obra?

São eles:

  1. O leitor contemplativo, meditativo. ...
  2. O leitor movente, fragmentado. ...
  3. O leitor imersivo, virtual.

Silábica: Nessa fase a escrita já representa uma relação entre os termos, entre a grafia e a parte falada. Para cada parte falada (sílaba oral) a criança atribui uma grafia, ou seja, uma letra escrita.

Quanto tempo devemos ler por dia? - Quora. Em algumas pesquisas recentes, indicam 30 minutos ou 20 páginas por dia, para que se possa "criar o hábito" da leitura. Isso varia muito de cada pessoa, pois se o livro estiver muito bom, pare de ler quando quiser, e também tem outros que pra finalizar um capítulo é um desafio ...

Existe uma variedade de métodos de ensino da leitura como os métodos fónicos e método global (sintéticos ou analíticos). O método fónico destaca a aprendizagem da leitura através da decodificação, relacionando as letras aos sons, é o método de alfabetização que prioriza o ensino dos sons das letras.

Uma bem interessante e diferente é pedir que cada aluno leia um trecho de algum texto para uma gravação da turma. Pode ser uma coletânea de adivinhas por exemplo. Ao mesmo tempo você avalia a leitura individual de cada aluno.