O que é uma lâmpada bivolt?

Perguntado por: evargas . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.5 / 5 17 votos

Bivolt é a capacidade de um equipamento elétrico de ser ligado a circuitos que possuam duas voltagens, geralmente entre 127V e 220V.

Compatibilidade de voltagem
Em algumas regiões do Brasil, a voltagem da rede elétrica é 127V e em outras, 220V. Há lâmpadas de LED bivolt, que se adaptam às duas voltagens. De qualquer forma, verifique essa informação na embalagem do produto antes da aquisição.

Existem construções que não possuem rede elétrica uniforme. Isto é, apresentam tomadas com tensão 220V e 127V. Nesses casos, é indicado que você utilize produtos com tensão bivolt, evitando que, por algum equívoco, o seu aparelho seja queimado, assegurando, também, a sua segurança.

Qual a voltagem bivolt? A voltagem bivolt é um recurso que permite que os equipamentos elétricos e eletrônicos possam ser ligados em duas faixas de tensão: 110V; 220V.

Um aparelho bivolt funciona com um sistema de automatização da troca de voltagem, feita por um transformador interno presente no aparelho. Quando é preciso comprar qualquer tipo de aparelho eletrônico, sempre é necessário se atentar a algo muito importante: a voltagem do aparelho.

Assim como qualquer outro equipamento que vamos ligar na tomada, você precisa comprar a lâmpada que tenha a tensão compatível com a sua rede de tensão. A opção mais indicada, e também mais fácil, é a bivolt, assim você não precisa se preocupar, pois ela vai funcionar em qualquer localidade do país.

Agora, se você ligar um aparelho 220V numa tomada 110V, ele não vai queimar, mas vai funcionar com metade da potência necessária porque a corrente elétrica não será suficiente.

Todos os equipamentos elétricos e eletrônicos de uso doméstico comercializados no Brasil terão que ter tensão bivolt (127 e 220 volts).

Os LEDs (diodos emissores de luz) são dispositivos que emitem luz quando percorridos por uma corrente, mas funciona com tensões muito baixas (1,6 a 2,7 volts tipicamente) podendo queimar com facilidade se ligados diretamente em fontes de tensões maiores.

Caso você não consiga usar a lâmpada 220V diretamente na tomada, basta colocá-la no bocal de um abajur e depois ligá-lo. Se a lâmpada acender fraquinho, a tensão é de 110V. Se acender forte, com a luminosidade normal, a tensão da tomada é 220V.

Se seu aparelho for bivolt automático, não há o que se preocupar, pois existe um circuito eletrônico protetor que detecta e opera na tensão da tomada. Na maioria dos casos, os aparelhos bivolt automáticos funcionam em tensões de 100 a 240 volts.

Observe que na identificação do aparelho indica uma tensão entre 100V a 240V. Nesse caso basta ligar na tomada que o próprio aparelho se configura para a tensão que a tomada fornece, podemos dizer que este aparelho é um “bivolt automático”.

carregadores de celular, pilhas, notebooks e outros itens tecnológicos costumam ter sistema bivolt, alternando a tensão a depender do padrão utilizado na região do usuário.

No autovolt o aparelho irá suportar quaisquer tensões entre 90 e 240V na maioria dos equipamentos, portanto utilizar o termo "bivolt automático” é incorreto, pois a fonte bivolt suporta exclusivamente duas tensões 127V e 220V.

Coloque uma lâmpada 220V nele e ligue-o na tomada. Se a luz for fraca (weak), a tensão é de 110V. Se acender forte (strong), com a luminosidade normal da lâmpada, a tensão da tomada é de 220V.