O que é uma jornada do cliente?

Perguntado por: asouzas2 . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
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O que é jornada do cliente? Cada ponto de contato com a empresa conta na hora de gerar uma experiência excepcional para os clientes. A jornada do cliente é essa experiência que os consumidores têm com a sua marca por toda a vida - seu caminho desde o primeiro contato com a empresa até a compra e também no pós-venda.

Quais são as etapas da jornada do cliente? As etapas-chave da jornada do cliente são: aprendizado e descoberta, reconhecimento do problema, consideração da solução e decisão de compra.

A jornada do cliente é o caminho percorrido pelo consumidor durante todo o seu relacionamento com uma empresa. É a história do seu cliente com a sua marca, desde o primeiro contato (visita, atendimento, material impresso ou conteúdo online) até o fechamento e o pós-venda.

As 5 etapas da jornada do cliente

  • Aprendizado e descoberta. Aqui o cliente ainda não sabe muito bem sobre seu problema e como resolvê-lo, estando em busca de uma solução. ...
  • Consideração da solução. ...
  • Decisão de compra. ...
  • Fidelização. ...
  • Defesa da Marca.

Essa jornada envolve o reconhecimento do problema, a busca por informações, a avaliação das alternativas, a decisão de compra e a avaliação pós-compra.

Dificuldade de envolver os consumidores
A personalização é uma das iniciativas mais importantes para vencer os desafios da jornada do cliente. Um dos motivos é que ela proporciona um relacionamento mais próximo com o consumidor, o que é essencial para compreendê-lo.

A primeira etapa da jornada do cliente é, também, seu primeiro contato com a marca. Neste momento, o potencial comprador ainda não tem consciência de seu problema, mas começa a entender que, possivelmente, a solução oferecida pela sua empresa pode lhe ajudar de alguma forma.

O mapa da jornada do cliente é um documento que contém todos os passos que o seu target percorre até efetuar a compra do seu produto ou serviço. Ele é feito sob a perspectiva da buyer persona e representa os diferentes pontos de contato entre o usuário e a marca.

Jornada do cliente é um conceito que explica o caminho que uma pessoa percorre desde o primeiro contato com uma empresa até a concretização de uma compra. Essa expressão (que originalmente se chama The Consumer Decision Journey) foi registrada em 2009. Isso se deu pela McKinsey, uma consultoria americana.

Outros benefícios do mapeamento da jornada do cliente
A empresa passa a compreender melhor o contexto e a intenção do cliente. O que permite aperfeiçoar os pontos de contato de acordo com dados reais e que realmente têm potencial para atingir o público alvo.

Ele é formado por cinco estágios: alcance, aquisição, conversão, retenção e lealdade. Conhecendo os passos dados pelos consumidores, as empresas podem preparar suas equipes para encantá-los e fidelizá-los em todas as fases. Ter um negócio lucrativo exige mais do que a aquisição constante de novos clientes.

Leads são oportunidades de negócio que forneceram suas informações de contato, como nome e email, em troca de uma oferta da empresa (um conteúdo educativo, por exemplo). Como um Lead demonstrou interesse no seu segmento, provavelmente gostaria de ouvir mais, inclusive sobre o produto/serviço, em um momento adequado.

Na última etapa da jornada do cliente, ele vai decidir o que é melhor para ele. Ou seja, está mais propenso a fechar a compra. Então, deixe bem claro as vantagens que seu produto oferece e qual o diferencial dele em relação aos concorrentes, você pode fazer isso mostrando depoimentos e cases de antigos clientes.

Ou seja, a fidelização de clientes consiste em fazer com que clientes atuais não troquem a sua empresa por nenhuma outra concorrente e que ainda recomendem suas soluções para outros potenciais clientes. Fidelizar clientes significa conquistar a preferência deles.

Conhecida também como Buyer's Journey, a Jornada de Compra geralmente possui 4 etapas: “aprendizado e descoberta”, “reconhecimento do problema”, “consideração da solução” e “decisão de compra”.

Cada estágio tem seu próprio conjunto de desafios e oportunidades para os profissionais de marketing.

  1. Conscientização. ...
  2. Consideração. ...
  3. Decisão. ...
  4. Lealdade. ...
  5. Configure sua análise de jornada do cliente. ...
  6. Elabore um formulário de inscrição excelente. ...
  7. Forneça uma experiência personalizada.

Para conquistar os clientes é preciso investir em três pilares da excelência no atendimento: personificação, contratação de pessoas e ter processos de qualidade. Além disso, é recomendável contar com uma tecnologia que ofereça o melhor suporte ao cliente e aos seus funcionários.

Por isso, existem três tipos de atendimento ao cliente que podem ser implementados em qualquer empresa de qualquer porte e segmento, de acordo com suas necessidades é claro, que são eles: o atendimento robotizado, básico e humanizado.

O novo atendimento ao cliente tem três dimensões: relacionamento, experiência e iniciativa. Mais do que tirar dúvidas e atender solicitações, é preciso manter uma relação próxima com os clientes, garantir sua satisfação e antecipar necessidades.

A área de Sucesso do Cliente é responsável por garantir que os seus clientes utilizem o seu produto ou serviço da maneira correta. Além disso, devem zelar para que os clientes tenham uma boa experiência com ele. Devem estar aptos a conceder um suporte completo para os clientes, mas também devem ir além.

Eles são estímulos dados ao cérebro humano com o intuito de despertar sensações que contribuam para a decisão de compra. Existem inúmeros tipos de gatilhos de vendas, e cada um deles trabalha de uma forma diferente a relação do cliente com o produto ou serviço oferecido.