O que é uma instrução ortográfica eficaz?

Perguntado por: lgaspar . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.6 / 5 16 votos

Selecione a opção mais correta:A instrução ortográfica eficaz é aquela que ensina explicitamente aos alunos os padrões som-grafia. Um ensino da ortografia linguisticamente explícito melhora o desempenho ortográfico em palavras que o aluno já conhece e em palavras novas.

Critérios para avaliação do conhecimento ortográfico
É possível identificar os acertos e dificuldades através da avaliação de sons e padrões ortográficos e, observar os erros cometidos para que se identifique as principais dificuldades dos alunos.

Possui dois tipos de ortografia: fonética e etimológica.
Ortografia etimológica – um mesmo som pode corresponder a diversas letras e cada letra ou grupo pode corresponder a diversos sons, dependendo da história, da gramática e dos usos tradicionais.

A dificuldade na competência ortográfica da criança surge quando esta não consegue incorporar as facetas da linguagem escrita e não consegue interagir com idioma escrito em toda a sua multiplicidade textual, isto é, não consegue aprimorar habilidades que já possui e desenvolver novas capacidades acerca da apropriação ...

– Aplicar provas orais como alternativas às escritas; – Tornar frequente o uso do dicionário durante as atividades; – Realizar correções ortográficas com regularidade; – Quando possível, separar minutos que antecedem ou finalizam as aulas para relembrar conceitos e tarefas.

Regras de ortografia

  • Geralmente, depois dos ditongos: caixa, deixa, peixe.
  • Depois da sílaba -me: mexer, mexido, mexicano.
  • Palavras com origem indígena ou africana: xará, xavante, xingar.
  • Depois da sílaba inicial -en: enxofre, enxada, enxame.

Portanto, continue a leitura e mãos à obra!

  1. Consulte o dicionário diante de qualquer dúvida. ...
  2. Tenha sempre um livro à mão. ...
  3. Sempre escreva ao final do dia. ...
  4. Pratique o português correto mesmo nas redes sociais. ...
  5. Revise seus próprios textos. ...
  6. Não dependa do corretor ortográfico. ...
  7. Pense no leitor.

Para representar adequadamente os fonemas, a ortografia utiliza as notações léxicas, sinais gráficos utilizados em alguns vocábulos que nos indicam a pronúncia ou a escrita exata da palavra. São exemplos de notações léxicas: acento (agudo, grave ou circunflexo), til, apóstrofo, cedilha e hífen.

A verificação ortográfica ajuda a revisar e corrigir a ortografia nos seus dispositivos. Você pode verificar se há erros de ortografia no seu computador ao digitar em campos de entrada na Web. Quando a verificação ortográfica está ativada, é possível escolher entre "Básica" e "Aprimorada".

ORTOGRÁFICA: A criança reconhece a palavra de maneira global, instantaneamente e sem a necessidade de relacionar os sons das letras e sílabas para efetivar a leitura.

Em seus estudos, a ortografia é abordada como um objeto de conhecimento, capaz de estimular o uso de novas estratégias de pensamento que podem ser tranferidas para outras áreas da cognição; e também como um conteúdo que ao ser aprendido serve de ferramenta aos usuários da língua para a ampliação de sua competência ...

Quais são os erros ortográficos mais comuns que cometemos?

  • Confundir as letras, principalmente pelo som. ...
  • Incluir letras. ...
  • Suprimir letras. ...
  • Adicionar (ou esquecer) acentos gráficos. ...
  • Unir palavras separadas. ...
  • Trocar a posição das letras. ...
  • Confundir as regras do hífen. ...
  • Errar por extensão da nasalidade.

Os erros ortográficos

  • Erros de transcrição da fala. ...
  • Erros por supercorreção. ...
  • Erros por desconhecimento das regras contextuais. ...
  • Erros na marcação da nasalização. ...
  • Erros devidos à concorrência. ...
  • Erros nas sílabas complexas. ...
  • Erros por troca de letras. ...
  • Erros de segmentação.

- Não se usa mais o acento dos ditongos abertos éi e ói das palavras paroxítonas. - Nas palavras paroxítonas, não se usa mais o acento no i e no u tônicos quando vierem depois de um ditongo. - O (i) ou (u) tônicos dos hiatos, não antecedidos de ditongos também continuarão acentuados.

7 dicas para desenvolver o hábito da escrita nos alunos

  1. Estabeleça objetivos compatíveis com a série escolar. ...
  2. Promova o gosto pela leitura. ...
  3. Apresente novos vocabulários. ...
  4. O ensino da gramática é importante. ...
  5. Incentive a escrita colaborativa. ...
  6. Mostre a importância da revisão. ...
  7. Recorra ao auxílio da tecnologia.

Escolha um dos aprendizes para escrever uma palavra por baixo da cartolina sem que ninguém veja. Em seguida, outro aprendiz escreve na parte descoberta uma outra palavra. Passo 2: As duas palavras devem, então, ser reveladas e ligadas por uma preposição, estabelecendo-se uma relação de sentido (ou não) entre elas.

No logográfico, o primeiro estágio, a criança trata a palavra escrita como um desenho; no segundo, o alfabético, ela aprende a decodificação grafo-fonêmica e, no último, o ortográfico, aprende a leitura visual das palavras.