O que é uma inflamação crônica?

Perguntado por: haraujo7 . Última atualização: 5 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 20 votos

Ocorre devido a infecções persistentes; exposição prolongada a agentes tóxicos, exógenos ou endógenos; e a auto-imunidade. Observa-se morfologicamente infiltrado de células mononucleares, destruição tecidual e tentativas de cicatrização pela substituição do tecido danificado por tecido conjuntivo.

Quando não tratada, ela pode resultar em uma ampla gama de sérios problemas de saúde, como vários tipos de câncer; doença cardíaca e AVC; Alzheimer e comprometimento da capacidade cognitiva; nefrite e doença renal crônica; doença respiratória crônica; distúrbios da próstata; osteoporose; degeneração macular relacionada ...

Surge a inflamação crônica, que não dá sinais a princípio, mas que termina no desenvolvimento de doenças crônicas. As doenças crônicas, por sua vez, são a principal causa de morte atualmente.

A inflamação como causa de doenças
Mas, quando a inflamação ocorre pelos motivos errados ou se torna crônica, o dano causado pode ser perigoso. As alergias, por exemplo, desenvolvem-se quando, por erro, o sistema imunológico reconhece substâncias inócuas — como pólen ou amendoins — como se fossem perigosas.

Algumas doenças inflamatórias imunomediadas evoluem para inflamação crônica muitas vezes, como artrite reumatoide, doença inflamatória intestinal, úlcera péptica crônica, entre outras.

Principais sinais de inflamação
O processo inflamatório leva o organismo a produzir cinco sinais clássicos: calor, rubor (vermelhidão), tumor (inchaço, edema), dor e perda da função. Calor e rubor são causados pela dilatação dos vasos e o aumento de fluxo sanguíneo local leva à coloração avermelhada.

Os sintomas de inflamação aguda duram alguns dias. A inflamação subaguda dura de 2 a 6 semanas. Os sinais de inflamação aguda podem aparecer em horas ou dias, dependendo da causa. Em alguns casos, eles podem se tornar graves rapidamente.

Os exames mais utilizados na prática clínica para mensurar atividade inflamatória são a PCR e a VHS. Ambas têm alta sensibilidade, porém pouca especificidade. A queda dos valores de PCR durante o tratamento de uma infecção bacteriana mostra correlação com boa resposta clínica, pois seus níveis variam rapidamente.

VHS – Velocidade de hemossedimentação. A velocidade de hemossedimentação, mais conhecida como VHS no Brasil ou VS em Portugal, é um exame usado para se avaliar a existência de inflamações no organismo.

Hemograma completo (HC) pode mostrar sinais de inflamação ou infecção por meio da contagem de glóbulos brancos em maior número. Anemia pode ser detectada por meio de medições de glóbulos vermelhos. A função hepática e renal pode ser avaliada.

Inflamação Crônica
Ocorre devido a infecções persistentes; exposição prolongada a agentes tóxicos, exógenos ou endógenos; e a auto-imunidade. Observa-se morfologicamente infiltrado de células mononucleares, destruição tecidual e tentativas de cicatrização pela substituição do tecido danificado por tecido conjuntivo.

Hidratação:

  1. Vegetais. Frutas, legumes e verduras auxiliam no processo para desinflamar o corpo. ...
  2. Ômega-3. Salmão, sardinha, atum fresco e outras espécies de peixes são ricos nesse tipo de gordura. ...
  3. Oleaginosas e sementes. ...
  4. Ervas frescas. ...
  5. Cúrcuma e gengibre.

“Uma inflamação mais intensa, especialmente em indivíduos imunocomprometidos, pode levar a quadros inflamatórios generalizados com repercussões em múltiplos órgãos e sistemas”, explica a médica. Em alguns pacientes, a inflamação pode se tornar um problema crônico, como é o caso da artrite e da psoríase.

Principais causas
Exposição à radiação ou ao calor; Doenças alérgicas; Doenças agudas como dermatite, cistite e bronquite; Doenças crônicas como lúpus, diabetes, artrite reumatoide, psoríase e colite ulcerativa, por exemplo.

O que é inflamação
A inflamação é uma resposta do sistema imunológico a diversas situações que impactam nosso corpo. Ela pode acontecer quando o organismo sofre algum trauma ou quando é exposto a quadros de infecção, alergias, câncer, doenças autoimunes e outros casos que geram alguma espécie de agressão ao corpo.

5 alimentos que inflamam o corpo e que devem ser evitados

  1. Açúcar. Nosso organismo não consegue processar o açúcar com rapidez. ...
  2. Alimentos ricos em gorduras saturadas ou gordura trans. ...
  3. Carboidratos refinados. ...
  4. Álcool. ...
  5. Alimentos ultraprocessados à base de carne.

A dor na área inflamada é provocada basicamente por dois desses mediadores, disparados pelas células do corpo que foram danificadas: a chamada interleucina 1 e a prostaglandina irritam os nervos locais.

O sentimento frequente de cansaço ou aquele desânimo para encarar as tarefas comuns do dia a dia podem ser sinais de um corpo inflamado, sabia? Insônia, mal-estar, espinhas e falta de apetite também estão entre os principais sintomas.

Não, definitivamente o leite “não é” um alimento pró-inflamatório. Estudos já compararam diferentes composições de leite (integral, desnatado etc) com leite de soja, proteínas isoladas do leite (whey protein) e em diferentes grupos, desde indivíduos saudáveis até pacientes diabéticos e com síndrome metabólica.

A infecção, como dito anteriormente, diz respeito à penetração, multiplicação e/ou desenvolvimento de um agente infeccioso no organismo humano ou de outro animal. A inflamação já diz respeito à reação do organismo aos danos causados por agentes químicos, físicos ou biológicos.