O que é uma incompatibilidade sanguínea?

Perguntado por: ecruz . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.5 / 5 6 votos

A incompatibilidade sanguínea se deve à interação entre proteínas que podem ou não estar presentes no sangue humano. Quando ocorre, provoca doenças que podem ter sintomas leves a graves. O agente Rh é uma proteína sanguínea que pode ou não estar presente no sangue humano.

A incompatibilidade sanguínea na gravidez acontece quando o grupo sanguíneo da mãe tem anticorpos que “atacam” as células que expressam o tipo sanguíneo do bebê. Ou seja, o organismo da mulher, por não reconhecer os marcadores de tipo sanguíneo do bebê, produzem anticorpos contra eles.

A compatibilidade sanguínea corresponde à possibilidade de um tipo sanguíneo receber o outro em uma possível doação de sangue. Para observarmos qual tipo de sangue pode doar ou receber outro tipo, observamos a presença dos antígenos e anticorpos.

Em relação a fertilidade, não existem evidências de que casais com tipos de sangue iguais ou diferentes entre si sejam mais ou menos férteis. Já em relação a gestação, quando a mulher é negativa e o homem é positivo, existe a chance do bebê ser positivo.

A incompatibilidade de Rh pode resultar na destruição de glóbulos vermelhos do feto, por vezes, causando anemia, o que pode ser grave. O feto de uma mulher com sangue Rh negativo e de um homem com sangue Rh positivo é examinado periodicamente para detectar sinais de anemia.

A incompatibilidade ocorre quando o feto herda do pai um fator sanguíneo que não está presente na mãe. Como o organismo materno é incompatível com substâncias presentes no organismo do bebê, produz uma resposta autoimune e ataca a criança. Nos casos mais extremos, a doença pode causar a morte do recém-nascido.

Isso é feito por meio de um exame de tipagem sanguínea a partir da confirmação da gravidez. O grande risco acontece quando a mãe possui Rh negativo e anticorpos irregulares negativos, e o pai é Rh positivo.

Eritroblastose Fetal: A Doença da Incompatibilidade Sanguínea entre Mãe e Feto. A eritroblastose fetal, também conhecida por doença hemolítica perinatal, ocorre quando existe uma incompatibilidade entre o sangue da mãe e do bebê. A incompatibilidade mais comum é a do fator Rh.

Pode um filho nascer com o sangue diferente dos pais? Há uma exceção interessante, que pode estar por trás de casos em que um filho O de fato tenha nascido de pais AB – ou de outras combinações de pais e filhos que pareceriam geneticamente impossíveis a um primeiro olhar.

Há um tipo de sangue tão raro que menos de 50 pessoas no mundo são conhecidas por possuí-lo. Cientificamente conhecido como Rh nulo (Rhesus null), é muitas vezes referido como “sangue dourado” devido à sua extrema raridade — e ao seu valor para os outros. Existem quatro principais grupos sanguíneos: A, B, AB e O.

Se os pais forem A+, existe uma chance de 18,75 a 25% de terem filhos O+.

Wladimir Taborda: A incompatibilidade sanguínea entre a mãe Rh negativo e o bebê Rh positivo pode provocar a produção de anticorpos maternos capazes de causar anemia e outras complicações no filho.

Se é AB, tem antígenos A e B em seus glóbulos vermelhos. Já quem é O não tem nem A nem B e é considerado o doador universal. Por isso é tão importante que esses voluntários mantenham suas doações com regularidade”, explica Denise.

Sangue o+ e -o podem ter filhos.

O que são um doador “universal” e um “receptor universal” de sangue? O tipo considerado “doador universal” é o O-, enquanto o AB+ pode receber de todos os outros tipos. A chamada compatibilidade sanguínea é sempre observada no processo de doação para evitar problemas de coagulação no receptor.

A definição do tipo sanguíneo é herdado dos pais, sendo que cada um deles doa um dos genes ABO para o filho. O gene A e B são dominantes e o gene O é recessivo, ou seja, se forem doados genes O e A, o tipo sanguíneo será A, porque ele é o dominante.

As mulheres com tipo de sangue O podem ter menos probabilidades de engravidar. Estudo concluí que mulheres com sangue O tem óvulos de pior qualidade e em menor quantidade.