O que é uma imagem translúcida?

Perguntado por: mguedes . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.6 / 5 17 votos

Diferentemente dos meios transparentes, os meios translúcidos apresentam índices de refração variados em seu interior. Quando a luz passa através deles, sua trajetória é irregular, desse modo, quando tentamos enxergar algum objeto posicionado atrás de um meio translúcido, vemos uma imagem bastante distorcida.

Foi uma conclusão válida, né? Transparente = que deixa passar a luz e ver nitidamente o que está por trás. Translúcido = diz-se de qualquer corpo que deixa passar a luz, mas que não permite que se perceba objetos colocados por detrás dele; diáfano. Opaco = que não permite a passagem de luz; que não é transparente.

Os meios transparentes são aqueles que possibilitam a passagem de luz sem que ocorra dispersão. Os meios translúcidos, por sua vez, são aqueles que permitem a passagem da luz, no entanto, de forma irregular, de modo que não conseguimos enxergar com nitidez através deles.

O pó translúcido não tem cor, então ele pode ser utilizado por qualquer cor de pele, além disso a falta de pigmentação faz com que ele não altere a cor da base do rosto. Outra vantagem do pó translúcido é que ele também pode ser usado como truque de maquiagem, para matificar o batom, a sombra ou o blush.

Tornar uma imagem transparente

  1. Insira uma imagem em seu documento.
  2. Na guia Formatar Ferramentas de Imagem, selecione Transparência. ...
  3. Selecione uma opção predefinida. ...
  4. Como alternativa, você pode escolher Opções de Transparência de Imagem para personalizar o nível de transparência.

Os corpos transparentes permitem a passagem de luz. Os corpos translúcidos deixam passar parte da luz que recebem. Os corpos opacos não permitem a passagem de luz.

28 sinônimos de translúcido para 4 sentidos da palavra translúcido: Que permite a passagem da luz: 1 claro, branco, aerófano, cristalino, diáfano, especular, hialino, límpido, transluzente, transparente.

Materiais translúcidos permitem que a luz passe através deles apenas difusamente, e então não permitem uma visão completa. Exemplos de materiais translúcidos incluem o vidro fosco, papel, minerais como o quartzo rosa e alguns tipos de âmbar.

Transparente: meios que permitem totalmente a passagem de luz sem obstruir e desviar seu cami- nho, ou seja, não há atenuação nem distorção (fi- gura 2). O único meio que de fato pode ser consi- derado transparente é o vácuo, uma vez que qual- quer outro material absorve e reflete frequências ca- racterísticas.

Para a investigação: material transparente (exemplo: copo de vidro), translúcido (exemplo: copo descartável fosco), opaco (exemplo: caneca de alumínio ou xícara de barro) e laser.

O material opaco se refere a materiais comuns que não são metálicos (reflexões fortes) nem transparentes (refrativos). Pedra, madeira, plástico, cerâmica são exemplos comuns de materiais opacos, e eles são o tipo mais comum de material.

O invisível (um espelho) diferencia-se do transparente (um vidro) porque, precisamente, não se deixa atravessar pela luz – cria uma barreira intransponível, um corpo altivo mas sem imagem própria; no vidro, por exemplo, os reflexos que por vezes o tornam quase opaco são encarados como empecilhos à franca transparência; ...

Significado de Opaco
adjetivo Escuro; sem claridade; que não admite a passagem da luz, não reflete luz, não é transparente. [Por Extensão] Incompreensível; de difícil compreensão; sem clareza ou precisão. Denso; que é compacto; cujas partes são muito unidas.

NO CASO DE OBJETOS OPACOS COMO ÁRVORES, TIJOLOS OU MESMO UMA PESSOA, A LUZ É ABSORVIDA, NÃO CONSEGUINDO ATRAVESSÁ-LOS. EM OBJETOS TRANSPARENTES, COMO COPOS, LENTES, JANELAS DE VIDRO E OUTROS, A LUZ PASSA POR ELES EM UMA TRAJETÓRIA BEM DEFINIDA, NOS PERMITINDO VISUALIZAR UMA IMAGEM ATRAVÉS DELES.