O que é uma ideia de conformidade?

Perguntado por: ncamilo . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.1 / 5 16 votos

As orações subordinadas adverbiais conformativas indicam ideia de conformidade, ou seja, exprimem uma regra, um modelo adotado para a execução do que se declara na oração principal. Outras conjunções conformativas: como, consoante e segundo (todas com o mesmo valor de conforme).

g) Consecutivas (ideia de consequência): de forma que, de sorte que, que, etc. h) Finais (ideia de finalidade): a fim de que, para que, que, porque. i) Proporcionais (ideia de proporção): à proporção que, ao passo que, à medida que, quanto mais, quanto menos.

Os adjuntos adverbiais de conformidade fornecem à oração a ideia de conformidade, concordância, tal como: conforme, segundo, de acordo. Exemplos de orações com adjunto adverbial de conformidade: Fizemos conforme a receita. Ligue a aparelho segundo as instruções.

Conformidade significa assegurar a aderência aos procedimentos, às normas, aos contratos e a outros pertinentes.

Também conhecido pelo termo em inglês compliance, estamos falando do movimento de implementação de mecanismos para garantir que a empresa cumpra as normas a ela impostas. Assim, ela se previne de riscos, conflitos judiciais e outras sanções que possam prejudicar as relações trabalhistas.

É fazer o que é certo, do jeito certo, pelos motivos certos.

Outras conjunções conformativas: como, consoante e segundo (todas com o mesmo valor de conforme). Exemplos: Fiz o bolo conforme ensina a receita. Consoante reza a Constituição, todos os cidadãos têm direitos iguais.

Conformativas: indicam conformidade de um fato com outro. São elas: como, conforme, segundo, consoante. Exemplos: As coisas não são como (= conforme) dizem.

A ideia de causa está diretamente ligada àquilo que provoca um determinado fato, ao motivo do que se declara na oração principal. "É aquilo ou aquele que determina um acontecimento".

Exprimem concessão, ou seja, traduzem algo inesperado em determinadas circunstâncias. São introduzidas pelas conjunções subordinativas embora, conquanto e as locuções ainda que, se bem que, mesmo que, apesar de que, ainda quanto, posto que. Exemplo: Ainda que não merecesse, recebi vários prêmios.

Conjunções adversativas exprimem a ideia de oposição: mas, porém, contudo, entretanto, no entanto, todavia, não obstante. Exemplos de conjunções adversativas: Não foram campeões, todavia exibiram o melhor futebol. Deveria ter estudado para a prova, mas preferi ir à festa.

As conjunções subordinativas conformativas são aquelas que exprimem conformidade. Exemplos: como, conforme, segundo.

Conformativas: indicam conformidade com uma ideia ou acontecimento presente na oração principal. Ocorrem geralmente com o emprego de: “conforme”; “segundo”; “como”; “consoante”. Consecutivas: exprimem consequências de algum acontecimento indicado na oração principal.

São aquelas que estabelecem sentido de condição ou de hipótese em relação à oração principal.