O que é uma guia de depósito judicial?

Perguntado por: evargas . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.3 / 5 15 votos

O depósito judicial é um instrumento utilizado para garantir que o credor receba um valor devido, dando segurança para que o mesmo entre com pedido na justiça para receber a quantia sem medo de “tomar um calote”.

Os depósitos judiciais são valores acolhidos em Instituição Financeira oficial em cumprimento de determinação judicial, em nome das partes processuais ou de terceiros interessados no processo.

O depósito judicial é feito por meio de documento do tipo boleto de compensação bancária (padrão Febraban), pagável em qualquer agência bancária ou correspondente, em caixa eletrônico e pela internet.

No Portal do Tribunal de Justiça, no menu "Consulta de Processos" localizado no canto superior direito da página se estiver com o número do processo. A pesquisa também pode ser feita pelo número do processo ou pelo nome das partes no segmento “Cidadão”, link "Consulta de Processos".

Como saber se tenho um depósito judicial? Como os depósitos judiciais são sempre realizados nos bancos públicos, para saber se existe um em seu nome, você precisa ir até a agência e procurar o gerente. Após isso, você irá solicitar o cadastramento e chave de acesso para esse serviço.

O valor depositado em uma conta judicial poderá ser sacado por meio de alvará de levantamento ou por meio de transferência eletrônica do valor depositado em conta vinculada ao juízo para outra indicada pela Serventia Judicial, por meio de ofício (parágrafo único do art. 906 do CPC).

Você deve ir no forum é pedir para ver o processo qualquer duvida pergunte ao escrevente tecnico, imprime o extrato da consulta do processo que você consegue pela internet e leve.

Resposta: No caso de processo eletrônico, sem sigilo, é possível visualizar a sentença por meio da consulta pública do processo. Caso o processo tramite em meio físico ou esteja protegido por sigilo, entre em contato com a vara ou juizado para ter acesso aos autos ou solicite a texto da sentença a seu advogado.

Portanto, as guias de depósito judicial serão emitidas apenas para o Banco de Brasília (BRB), visto que é a única instituição financeira credenciada a receber depósitos judiciais feitos à ordem do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios.

É sempre bom reforçar que o depósito judicial é uma garantia, não necessariamente ligada ao resultado final do processo. Então, a parte interessada pode ser tanto o autor da ação quanto o próprio depositante, que é o réu (ressalvada a hipótese da ação de consignação em pagamento, que já explicamos anteriormente).

Basicamente, é nessa chamada que é definido o titular dessa conta (pessoa física ou jurídica), além da definição dos dados bancários para realização dos saques. Essa etapa é sistémica, ou seja, enviando todos os campos obrigatórios a subconta já retorna verificada.

O acesso também pode ser feito a partir do site do Banco do Brasil. O passo a passo é o seguinte: www.bb.com.br > Produtos e Serviços > Judiciário > Guia de Depósito Judicial > Comprovante de Resgate de Depósito Judicial > Dados Bancários > Clique aqui > Informe os dados solicitados > continuar.

1. 0 alvará judicial para liberação de depósito junto a instituição bancária é ordem de pagamento que deve ser cumprida no ato da sua apresentação, não havendo amparo legal à fixação do prazo de dois dias para o seu cumprimento, que inclusive, pode ser superado se a apresentação ocorrer na quinta-feira.

Ação que o depositante move contra o depositário com o intuito de obter a restituição do bem depositado, acrescido de juros ou outros frutos.

A conta onde o dinheiro fica armazenado durante o trâmite do processo é tratada como uma conta poupança que fica sob os cuidados do Poder Judiciário.