O que é uma gravidez silenciosa?

Perguntado por: axavier . Última atualização: 8 de maio de 2023
4.2 / 5 13 votos

Segundo a médica, é realmente uma falta de evidências físicas ou sintomas que indiquem a gravidez. “Isso pode levar a um grande choque e surpresa quando a mulher descobre a gestação, muitas vezes por meio de um exame médico ou sinais que aparecem mais tarde, como movimentos fetais”, finaliza.

Apesar de ser algo incomum, isso de fato acontece. Assim como existe a pseudociese (gravidez psicológica), também existe a gravidez silenciosa aonde a gestante não percebe que está grávida antes do terceiro trimestre. Ou seja, a gravidez só é percebida um pouco antes de dar a luz ou até mesmo no momento parto.

Você, provavelmente, já ouviu relatos de mulheres que descobrem estar grávidas na hora do parto – talvez tenha até assistido a um programa de televisão sobre isso. Embora para muitas pessoas possa parecer um exagero, existe, sim, uma gravidez sem sintomas, também chamada de gravidez silenciosa.

A gravidez silenciosa é a gestação que só é descoberta próximo ao momento do parto. Mesmo que não exista a ausência total de sintomas, ainda é difícil de ser observada por parte da gestante. Em alguns casos, a mulher continua tendo períodos de menstruação e não apresenta saliência aparente na região da barriga.

A barriga de grávida começa a “crescer” abaixo do umbigo, que é a região onde fica localizado o útero, e este emerge da pélvis. Ela também vai ficando mais dura e o umbigo se sobressai. Com isso é possível notar uma leve saliência ou “inchaço” neste local.

A pseudociese, conhecida popularmente como gravidez psicológica ou falsa gravidez, é uma síndrome rara na qual uma mulher, que não está grávida, não só acredita piamente que está esperando um bebê, como passa a apresentar sintomas típicos de uma gravidez, incluindo ausência de menstruação e aumento do volume abdominal.

Náuseas: Essas são as mais frequentes queixas de mulheres que desconfiam de uma gravidez, mas como todo sintoma, pode também enganar. O problema das náuseas é que ela também pode aparecer por outros motivos. Às vezes alguma coisa que comeu, por exemplo, ou mesmo por algum problema estomacal como refluxo ou gastrite.

Um teste de gravidez, que detecta a presença do hormônio hCG, é a única maneira de saber com certeza se você está grávida ou não.

Bom, é comum a mulher ter sangramentos na gestação que são confundidos com a menstruação. E, isso é chamado de gravidez silenciosa e ela acontece nos primeiros meses da gestação.

Os sintomas da gravidez psicológica

  1. Ausência de menstruação.
  2. Situações de enjoo.
  3. Aumento dos seios.
  4. Aumento do volume abdominal, sem o típico apagamento do umbigo observado na gravidez (mais comum)
  5. Produção de leite.
  6. Ganho de peso.
  7. Sensação de movimentos fetais.

Corrimento rosa – Esse é um indício característico do começo da gravidez.

Patricia esclarece ser muito comum a barriga de grávida ficar mole devido à retenção de líquido que ocorre no início da gravidez. “Essa retenção de líquido acontece para que a grávida possa aumentar o seu volume sanguíneo e se adaptar à gravidez”, completa.

A mudança de cor e a produção de espuma são resultados dessa reação. Não tem nada a ver com a presença do hormônio hCG na urina.

4 A barriga inchada se torna sintoma de gravidez quando a parte inferior do abdômen começa a apresentar mudanças e a mulher começa a sentir desconfortos nos movimentos. 5Só se deve relacionar o inchaço da barriga com gravidez quando constatado o atraso menstrual e confirmado com um teste de gravidez.

A resposta é sim. Embora os exames de gravidez sejam cada vez mais precisos, uma série de motivos pode alterar o resultado. Além disso, o ideal é esperar o atraso menstrual para realizar o exame.

Eles geralmente se manifestam a partir da 5ª e 6ª semana de gestação. Mas isso varia de organismo para organismo.

O exame de gravidez pode ser feito no primeiro dia de atraso na menstruação ou 10 dias após a fecundação. O hCG pode começar a ser produzido já no 5º dia da gestação.

Quando você engravida, os hormônios da gravidez podem alterar o odor da urina. Um forte odor de urina também pode indicar uma infecção do trato urinário. Por outro lado, as mulheres podem estar mais conscientes do cheiro natural de urina, semelhante à amônia, durante a gravidez, devido ao alto senso de olfato.