O que é uma gravidez química?

Perguntado por: lpadilha . Última atualização: 19 de janeiro de 2023
4.4 / 5 18 votos

Para facilitar a compreensão, o raciocínio é o seguinte: o termo gravidez química quer dizer que foi encontrado o hormônio da gestação (beta-hCG) no organismo da mulher (por exame de sangue ou urina).

Normalmente, uma gravidez química não causa nenhum sintoma. A paciente pode ou não ter discreto atraso menstrual. O único indicativo é a mudança do teste de positivo para negativo em algumas semanas ou dias.

Sintomas da gravidez química

  1. Atraso da menstruação por um curto período de tempo;
  2. Pouco hormônio hCG no sangue;
  3. Teste de gravidez com resultado positivo e beta com negativo;
  4. Menstruação acontecendo pouco tempo depois.

A gravidez química é um acontecimento muito comum. A maioria das mulheres não percebe quando acontece esse evento com elas, pois nem sempre haverá um atraso menstrual – ou haverá um atraso tão curto, que não levará a mulher a fazer um exame. Dessa forma, não haverá o diagnóstico.

Falso positivo no teste de farmácia e gravidez recente
Conforme já pontuamos, o hormônio HCG demora de 3 a 4 ciclos menstruais para desaparecer do organismo feminino. Dessa forma, caso você tenha dado à luz recentemente, existe uma grande possibilidade de obter um resultado falso positivo no teste de farmácia.

O BHCG pode ficar positivo antes mesmo do atraso menstrual. Mas algumas mulheres menstruam normalmente. O embrião não chega a nidar ou fixar no útero.

A gravidez química não traz problemas para a fertilidade e você pode tentar engravidar no próximo ciclo.

A depender do local onde ocorre a implantação do embrião, a gravidez pode se classificada em:

  • Gravidez tópica: a implantação do embrião ocorre na cavidade uterina;
  • Gravidez ectópica: também é conhecida como gravidez extrauterina. Essa implantação embrionária se dá fora do útero (trompas ou outros locais).

A gravidez anembrionária acontece quando o óvulo fertilizado se implanta no útero da mulher, mas não desenvolve um embrião, gerando um saco gestacional vazio. É considerada uma das principais causas de aborto espontâneo durante o primeiro trimestre, porém não é comum de acontecer.

O Beta hCG pode ser detectado no sangue de uma mulher grávida entre o 8º e o 11º dia após a concepção. Seus níveis aumentam rapidamente ao passar dos dias, atingindo um pico entre 9 a 12 semanas (em torno de 90 dias).

Normalmente, após as 9-10 semanas de gravidez, os níveis de hCG diminuem. Esta é a razão pela qual pode haver uma melhoria geral no bem-estar da mãe nesta fase da gravidez.

Sim, existem doenças com sintomas parecidos com gravidez, como câncer de ovário e mioma. Eles podem distender o abdômen, causar inchaço e aumentar a frequência urinária, podendo ser confundidos com uma gestação. Porém, nenhuma dessas doenças provoca atraso menstrual, que é o principal sintoma de gravidez.

O importante é saber que após dez minutos de feito o teste de gravidez, qualquer alteração do resultado deve ser levado como inconclusivo. Seguro mesmo, só até dez minutos, ok?

Nos testes de gravidez, a primeira linha que aparece indica que ele está funcionando. Já a segunda indica o resultado. Ou seja: se aparecer 1 linha, o teste funcionou e você não está grávida. Se houveram 2 linhas, significa que você está grávida.

Algumas mulheres podem sentir algum enjoo durante o ciclo menstrual, mas ele passa com o fim da menstruação. Nas grávidas, a náusea e o vômito são bastante comuns, e, embora nem toda mulher necessariamente sofra com isso, a “náusea matinal” é um dos sintomas clássicos da gravidez.

A cólica na gravidez é normal e pode ocorrer durante todo o período gestacional. É mais comum nas primeiras semanas devido ao crescimento do bebê e adaptação do útero a este desenvolvimento. Está presente também no final da gestação, dando indícios do início do trabalho de parto.

Em algumas situações a mulher pode ter sangramentos na gestação que são confundidos com a menstruação. Isso ocorre mais comumente nos primeiros meses de gravidez e recebe o nome de gravidez silenciosa.

Dá-se quando o embrião ou feto morre ou deixa de se desenvolver, mas fica retido, juntamente com os produtos da conceção (feto, placenta e saco amniótico), no útero materno, durante semanas e até meses. É mais frequente suceder no primeiro trimestre da gravidez, ou seja, até à 12ª semana.

Em um ultrassom nesta fase, é possível ver os batimentos cardíacos, acompanhados de alguns movimentos bastante suaves do bebê. Então, podemos dizer que o bebê se mexe desde muito cedo, logo no primeiro mês de gravidez1.

Jornal Saúde - Gestação de menino dá mais fome. De acordo com uma pesquisa da Escola de Saúde Pública da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, a gestação de um menino, dá mais fome na grávida do que a gestação de uma menina.

Cólicas ou dor abdominal
Além de um sangramento leve, a gravidez inicial também pode causar algum desconforto na parte inferior do abdômen (pé da barriga) ou uma sensação de inchaço abdominal, parecendo-se muito com os sintomas pré-menstruais.