O que significa uma gravidez de alto risco?

Perguntado por: tdantas . Última atualização: 21 de janeiro de 2023
4.5 / 5 9 votos

O relatório do Ministério da Saúde sobre gestação de alto risco usa a seguinte definição: “gestação de alto risco é aquela na qual a vida ou a saúde da mãe e/ou do feto e/ou do recém-nascido têm maiores chances de serem atingidas que as da média da população considerada”.

Não necessariamente. A hipertensão gestacional e a pré eclampsia não contraindicam o parto normal. Converse com seu obstetra e tire suas dúvidas.

Gravidez de alto risco é um dos maiores receios da mulher quando está grávida.
...
Existem alguns cuidados que gestante de alto risco precisa ter:

  • Visitar o obstetra.
  • Alimentação saudável.
  • Não consumir bebida alcoólicas.
  • Descansar.
  • Não fumar.

Distúrbios presentes antes da gravidez

  • Hipertensão arterial. Hipertensão gestacional... ...
  • Diabetes. leia mais.
  • Doenças renais. Geralmente, as doenças renais apenas pioram em gestantes com hipertensão arterial mal controlada. ...
  • Infecções renais. ...
  • Insuficiência cardíaca. ...
  • Anemia falciforme. ...
  • Infecções sexualmente transmissíveis.

Primeiro, saiba que toda gravidez tem riscos. Explicamos: nos casos em que mãe e filho não apresentam nenhum problema, ela é classificada como de risco habitual. Mas, se há um sinal de que algo está errado, por menor que seja, a gestação já recebe o rótulo de alto risco.

Suas principais causas são os transtornos congênitos e perinatais, muitas vezes associados a agentes infecciosos deletérios à organogênese fetal, tais como os vírus da rubéola, da imunodeficiência humana (HIV), o vírus Zika, o citomegalovírus; o Treponema pallidum e o Toxoplasma gondii.

Gravidez de risco
Antes do parto, a gestante continuará a ter de retornar ao trabalho presencial nas hipóteses listadas no projeto (imunização, por exemplo), quando o empregador não optar por manter as atividades remotas.

No Brasil, a partir desse momento, o Ministério da Saúde recomenda que sejam realizadas no mínimo seis consultas (uma no primeiro trimestre da gravidez, duas no segundo e três no terceiro), Sendo ideal é que a primeira consulta aconteça no primeiro trimestre e que, até a 34ª semana, sejam realizadas consultas mensais.

Tombos e pancadas são as situações mais comuns que colocam em risco a vida do bebê. No entanto, alguns fatores externos como ondas de radiação e roupas apertadas também podem interferir na saúde e desenvolvimento do bebê durante a gestação.

Quando a gestante se deita em cima do lado direito, pode haver uma compressão na veia cava, causando mal-estar e elevação da pressão arterial. Como isso não acontece ao se deitar dobre o lado esquerdo, essa é a melhor opção durante a gravidez.

Dor abdominal com sangramento vaginal. Dor abdominal causada por contrações uterinas. Dor abdominal com perda de líquido pela vagina. Dor abdominal associada à dor para urinar.

Não há culpados e não há nada que se possa fazer, antes ou durante a gravidez, que possa causar ou prevenir a síndrome de Down. Atualmente, através da fertilização in vitro (FIV) pode-se escolher embriões livres da mutação genética, o processo é chamado de diagnóstico genético pré-implantacional (PGD).

Os hormônios que as mães produzem quando experimentam emoções passam pela placenta. Assim, se a mamãe está muito triste ou deprimida, o bebê consegue sentir. Esse estado emocional afeta o desenvolvimento do bebê durante grande parte da vida.

A probabilidade de alguém ter a síndrome é de aproximadamente 1 para 600 nascimentos. No Brasil, cerca de 300 mil pessoas nascem com Down a cada ano.

Se a gestação é normal (baixo risco), atividades como varrer, limpar e arrumar a casa podem ser feitas até o final da gravidez, evitando-se apenas aquelas que requerem grandes esforços.

Havendo orientação médica para que a gestante permaneça em repouso ou isolamento e isso acarrete, consequentemente, afastamento do trabalho, a mulher poderá solicitar a concessão de auxílio por incapacidade temporária.

Repouso durante gravidez de risco
Portanto, se houver comprovação (com laudo médico) de que a situação da mulher exige repouso absoluto por mais de 15 dias, ela pode ser afastada e receber o auxílio-doença pelo INSS. “A gravidez de alto risco precisa ser comprovada por meio de um laudo médico.

Sangramento intenso, ou sangramento com cólicas ou dor intensa na parte inferior do abdômen. Dor ou ardor ao urinar, dificuldade em urinar ou sangue na urina. Tonturas ou sensação de desmaio. Duas ou três contrações a cada 10 minutos, principalmente se isto ocorrer antes de 37 semanas.

São fatores de risco:
Vício em álcool e em drogas ilícitas. Uso de medicamentos, como anti-inflamatórios, caso ingeridos perto do período de concepção. Baixo ou alto peso: Mulheres com o Índice de Massa Corporal (IMC) inferior a 18,5 ou superior a 25 também têm maiores chances de perder o bebê.

Dormir de barriga para cima ou do lado direito não é MITO , pelo peso do bebê e tamanho da barriga , essa posição comprime a VEIA CAVA , dificultando assim o retorno venoso e oxigenação , prejudicando assim a irrigação da Placenta .