O que é uma gosma que sai no final da gravidez?

Perguntado por: aflores . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.8 / 5 16 votos

Normalmente, o tampão mucoso é expelido quando a gestação está a termo (ou seja, entre 37 e 42 semanas), e sua saída pode indicar que o colo do útero está se preparando para o trabalho de parto.

No momento em que é liberado, apresenta uma secreção muito espessa e um pouco de sangue. Isso pode representar que ocorreu dilatação do colo do útero e indicar a proximidade do parto”. Em grande parte dos casos, a saída do tampão mucoso pode ser um sinal de que a mulher entrará em trabalho de parto em breve.

O corrimento branco na gravidez acontece normalmente devido às alterações hormonais típicas desse período, não sendo motivo de preocupação para a mulher. Além disso, é normal que à medida que o útero é pressionado de acordo com o desenvolvimento da gestação a mulher note maior volume de corrimento.

O método mais eficaz para verificar a dilatação de uma gestante é o exame de toque vaginal, realizado por uma médico obstetra com experiência nesse tipo de exame. Porém, é possível verificar alguns sinais que podem indicar a dilatação: Tampão mucoso. A linha púrpura.

Diminuição dos movimento do bebê; Mudança na cor ou no cheiro do líquido amniótico; Presença de sangue; Presença de febre, mesmo que baixa.

O grande sinal de que você está em trabalho de parto é o início das contrações uterinas regulares. No início, as contrações parecem cólicas menstruais ou uma dor nas costas que vai e vem em intervalos de 20 a 30 minutos. Aos poucos, a dor se torna mais forte e dura mais tempo.

A perda do tampão mucoso e líquido pode significar que você não está mais protegida contra os agentes infecciosos. Portanto, no momento em que o tampão sair, é importante visitar seu médico obstetra para obter um parecer clínico de um especialista.

O tampão é uma forma simples de você saber que seu parto está evoluindo e que está tudo bem. Pouco muco e marrom: Provável que o colo tenha trabalhado um pouco, através de contrações de treino ou mesmo pelo peso do bebê. Nada com o que se preocupar.

Os médicos definem que um bebê está encaixado quando a cabecinha (ou o bumbum) entra dentro da bacia óssea da mãe e fica fixo na pelve da mulher, sem ficar mais se movendo com tanta liberdade.

Saída do tampão mucoso
Normalmente, o tampão mucoso é expelido quando a gestação está a termo (ou seja, entre 37 e 42 semanas), e sua saída pode indicar que o colo do útero está se preparando para o trabalho de parto.

Pode ser normal, porém nem sempre. Depende de suas características. O corrimento fisiológico é fundamental durante a gravidez. Como descrito, é ele quem forma o tampão mucoso, conferindo mais proteção ao útero contra infecções.

O sexo durante a gestação é permitido, desde que não haja contraindicação do médico obstetra, e a mulher se sinta confortável para ter relações sexuais. O contato íntimo não machuca o bebê, que está abrigado dentro do útero.

O bebê tende a se mexer menos perto da data de nascimento. É como se entendesse que não há mais tanto espaço para 'brincar' dentro do útero da mãe.

Muitas vezes, a sensação vem combinada com pontadas na vagina e dor irradiada para a lombar, os ossos do púbis e até a parte interna da coxa. As contrações são respostas das mudanças no colo do útero, que se prepara para o nascimento do bebê, provocadas pelo estiramento do músculo e por estímulos hormonais.

As contrações, percebidas por algumas mulheres como endurecimento da barriga, são sentidas no abdome – na parte inferior – ou nas costas. Elas ocorrem porque o útero está se contraindo e relaxando ao mesmo tempo, movimento que vai ajudar a abrir o colo e empurrar o bebê para o canal de nascimento.

Alongamento dos músculos do abdômen
Com o crescimento do útero e o desenvolvimento do bebê, a barriga pode começar a ficar dura logo no início da gravidez, principalmente devido ao alongamento excessivo dos músculos do abdômen.

Quantas vezes o tampão mucoso sai? Ele pode sair de uma vez só vez, em um grande pedaço, ou pode sair em partes dentro de um período de tempo. Se essa não é a sua primeira vez grávida, seu colo de útero é mais elástico, o que é muito mais provável que o tampão mucoso saia em uma parte só, com pouco sangue.

A partir dessa semana, você pode começar a perder o seu tampão mucoso, uma secreção gelatinosa que funciona como uma rolha no colo do útero. Ele serve para proteger o útero de agentes externos, reduzindo os riscos de infecções que poderiam colocar a gravidez em risco.